O BYD Yuan Pro agita o segmento dos utilitários esportivos compactos. Com o modelo 100% elétrico, a montadora chinesa quer atrair jovens de todas as idades. Motor de 177 cv, a autonomia é de 250 quilômetros pelo Inmetro.
O novo veículo chinês, lançado no começo desta semana no país, chega em versão única. O BYD Yuan Plus tem preço de R$ 182.800.
O Yuan, utilitário esportivo 100% elétrico de menor preço da BYD e do país, promete enfrentar não apenas concorrentes eletrificados mas também versões topo de linha dos nacionais a combustão como os Honda HR-V, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross.
O visual despojado do Yuan é inspirado na atitude espontânea da juventude urbana justifica a BYD. O design remete ao irmão Yuan Plus com a frente valorizada pelos faróis afilados em LED ligados por uma barra cromada e outra preta brilhante.
As laterais são marcadas por maçanetas na cor da carroceria, colunas escurecidas, proteções plásticas nos para-lamas e rodas de 18 polegadas com pneus 215/60 R18. O spoiler no teto, as lanternas em LED ligadas e a placa de proteção sob o para-choque completam o conjunto.
Azul Petróleo, rosa Queimado, verde, cinza e branco são as cores disponíveis. O interior tem acabamento premium na cor cinza Areia, e rosa pêssego para a versão Rosa.
Interior e conectividade
Com 4,310 metros de comprimento, 1,675 m de altura e 1,830 m de largura, a distância entre eixos é de 2,62 m. O porta-malas leva 265 litros.
Acesso por aproximação e quadro de instrumentos com tela de LCD de 8,8 polegadas, o multimídia tem tela digital giratória de 12,8 polegadas sensível ao toque e comando por voz. GPS integrado, o sistema é interativo com Android Auto e AppleCaplay sem fio e wi-fi. A tela mostra também imagem da câmera panorâmica 3D de 360º.
Os bancos do condutor e do acompanhante têm ajustes elétricos. O ar-condicionado automático digital é de duas zonas, a recarga do celular por indução e o freio de estacionamento eletrônico. As portas USB são duas tipo A e duas tipo C. O sistema de som conta com seis alto-falantes. A atualização é remota.
Propulsão e apoio à condução
O conjunto propulsor combina o motor elétrico dianteiro de 177 cv e força (torque) de 29,5 kgfm com a bateria Blade de 45,1 kWh. A recarga da bateria pode chegar a 65kW de potência com 180 km de autonomia em 20 minutos.
A BYD informa que em testes feitos no Brasil pelo método Inmetro, o Yuan Pro alcançou autonomia de 390 km no ciclo urbano e 316 km no ciclo estrada. A média combinada foi de 356 km e, com a correção de 30%, o utilitário esportivo atinge 250 km.
O Yuan Pro acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e chega à velocidade máxima é de 160 km/h.
Com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema Isofix e seis airbags – frontais, laterais e de cortina – o utilitário esportivo elétrico conta com o Pacote ADAS 1 de segurança. São recursos como direção assistida elétrica, controles eletrônicos de tração, de estabilidade e de velocidade, freios ABS, distribuição da força de frenagem, assistência de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico, função Autohold, monitoramento de pressão dos pneus.
A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. A da bateria Blade é de oito anos, sem limite de quilometragem.