A venda de veículos retraiu em agosto, a Fiat manteve a liderança por 44 meses e a picape Strada, o carro mais vendido no país, bateu recorde de registros. O menor número de dias úteis em relação a julho comprometeu o desempenho do mês, mas houve significativo crescimento em relação a agosto de 2023 e no resultado acumulado do ano.
O presidente da da Fenabrave (entidade dos concessionários), Andreta Júnior, destaca que o cenário continua favorável para a concessão de credito sustentado pelos bons índices de emprego e renda.
Com 22 dias úteis, um a menos em relação a julho, agosto teve o melhor desempenho de vendas diárias de veículos no ano. Com 237.384 registros, a média diária foi de 10.800 unidades.
Alguns fatores ainda podem movimentar o setor para o presidente da Fenabrave. São fatores que podem influenciar positiva ou negativamente o setor, que caminha para fechar o ano com crescimento conforme previsão da entidade.
O executivo cita as taxas de juros, que se aumentarem podem impactar nos financiamentos de veículos como automóveis e comerciais leves, e a definição das eleições municipais. A compra de ônibus, por meio de programas como o “Caminho da Escola”, está bloqueada até o fim do período eleitoral.
A melhora dos preços das commodities tem impactado no comportamento das vendas de caminhões, implementos rodoviários e máquinas agrícolas.
A Fiat manteve a liderança de 44 meses com 49.433 unidades e participação de 22,1%. Dos 10 carros mais vendidos três foram da montadora de Betim (MG) que manteve a liderança nos segmentos de segmentos de hatchs, picapes e vans, no melhor agosto desde 2015.
A Volkswagen permaneceu na segunda posição com 36.940 registros e 16,55% de participação. A General Motors foi a terceira com 28.011 e 12,55%. A Toyota com 18.873 unidades e participação de 8,46% e a Hyundai com 16.945 e 7,59% completam o ranking das cinco marcas mais vendidas em agosto.
Jeep, Renault, Honda, Nissan e BYD completam a relação das 10 principais marcas. As chinesas continuam avançando no mercado brasileiro. A BYD manteve a décima posição com a venda de 6.708 veículos, quase 1.500 a mais em relação ao mês anterior. Já a GWM manteve a 14ª posição com 2.494 registros e participação de 1,12%.
Automóveis e comerciais
A venda de 237.384 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caiu 1,64% em relação a julho e saltou 14,30% sobre o mesmo mês de 2023. Foram 223.196 automóveis e comerciais leves, menos 1,8% na comparação com junho e 13,38% na comparação com igual mês do ano passado.
Foram 170.995 automóveis, menos 3,96% na comparação com julho e mais 11,42% sobre um ano antes.
Os caminhões e ônibus tiveram 14.188 registros, mais 1,05% sobre julho e o salto de 31,20% na comparação com o mesmo mês de 2023. Foram 11.303 caminhões, mais 2,00% em relação a julho e 26, 383% na comparação com o ano anterior. Os ônibus somaram 2.885 registros, menos 2,53% na relação com julho e salto de 54,28% no comparativo com o mesmo mês de 2023.
A Fiat Strada, a nova queridinha dos brasileiros, manteve a liderança em agosto com 16.423 registros. Foi o maior volume desde o seu lançamento em 1998 e a quarta vez na sua historia que supera 14 mil unidades. Foi seguida pelo Volkswagen Polo com 14.274 emplacamentos, Chevrolet Onix – 9.018, Fiat Argo, com 7.768 e, Volkswagen T-Cross, 7.768.
O Volkswagen T-Cross liderou os utilitários esportivos e ficou na quinta posição geral com 7.118 registros. Foi seguido pelo Chevrolet Tracker – 6.416 e Hyundai Creta – 5.962.
Os chineses dominaram os carros híbridos e elétricos. O BYD Song Pro foi o híbrido mais vendido e 30º na geral com 2.516 unidades.