O Mercedes-AMG SL 63 Performance chega ao Brasil com a tecnologia híbrida plug-in da Fórmula 1. O conjunto propulsor com potência combinada de 816 cv leva o esportivo conversível de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e chega a velocidade máxima de 307 km/h. Com preço público sugerido de R$ 1.689.900, o Mercedes-AMG SL 63 Performance e pode ser encomendado na rede da marca alemã.
O AMG SL 63 utiliza uma nova arquitetura desenvolvida para o modelo conversível de 2+2 lugares. Como o primeiro SL em 1952, a carroceria é toda nova sem componentes do modelo anterior ou de qualquer outro modelo existente, como o AMG GT Roadster.
O conjunto propulsor do SL 63 S E Performance combina o motor V8 4.0 biturbo AMG no eixo dianteiro de 612 cv e força (torque) de 86,67 kgfm com um elétrico no eixo traseiro de 204 cv e 32,63 kgfm, transmissão elétrica de duas velocidades e diferencial mecânico de deslizamento limitado no eixo traseiro. A potência de 816 cv e a força de 144,8 kgfm são distribuídas pela tração integral AMG Performance 4MATIC+.
A Mercedes destaca que a bateria de íons de lítio é inspirada pelas tecnologias comprovadas nos modelos da equipe Mercedes-AMG Petronas F1. A capacidade é de 6,1 kWh e a potência máxima de 204 cv.
A recarga é pelo carregador de bordo de 3,7 kW instalado com corrente alternada em estação de carregamento, wallbox ou tomada doméstica. A bateria é projetada para entrega rápida de potência e não para o maior alcance. A autonomia elétrica é de 13 km (ciclo WLTP).
A potência elétrica pode sempre ser acessada através da alta recuperação e recarga conforme demanda. O esportivo conversível conta com oito programas de condução AMG Dynamic Select que ajustam respostas do motor e transmissão, direção, amortecimento do chassi e som. São os modos Electric, Battery Hold, Comfort, Smoothness, Sport.
Interior e aerodinâmica
O sofisticado interior traz revestimento em materiais premium como couro. Os assentos esportivos AMG têm ajustes elétricos. Direção elétrica e quadro digital de instrumentos de 12,2 polegadas, o multimídia MBUX com tela de 11,9 polegadas traz funções específicas da AMG e do sistema híbrido como o fluxo de energia do sistema de propulsão. Também navegação integrada, head-up display, interatividade com Android Auto e Apple CarPlay, recarga do celular por indução, iluminação ambiente com 64 cores e som Burmester.
A aerodinâmica ativa foi refinada e adaptada à tecnologia de propulsão eletrificada. O elemento aerodinâmico ativo, oculto na parte inferior da carroceria e na frente do motor, contribui para o comportamento de condução equilibrado. O perfil de carbono desenvolvido pela AMG reage à posição dos programas de condução.
O spoiler traseiro extensível integrado de forma contínua na tampa do porta-malas também acompanha a posição de condução. Os parâmetros do programa de controle do SL 63 S E Performance foram aperfeiçoados.
As modificações incluem a velocidade de condução, a aceleração longitudinal e lateral, e a velocidade da direção no cálculo. A partir de velocidades de 80 km/h, o spoiler adota cinco novas posições angulares para otimizar a estabilidade de condução ou reduzir a resistência do ar.
Esportividade e tecnologia
O design do conversível combina dos conceitos da Mercedes-Benz com a esportividade AMG e detalhes exclusivos. As duas saliências no capô remetem à primeira geração do SL que mantém a longa distância entre eixos, o capô alongado, o habitáculo recuado com para-brisa inclinado e as rodas de liga leve de 21 polegadas com pneus 275/35 R21, na frente, e 305/30E21, atrás.
A tampa de carregamento plug-in integrada e o nome do modelo destacado em vermelho, o emblema E Performance no para-lama e as ponteiras de escapamento duplas trapezoidais com ranhuras personalizam o modelo.
A nova capota de tecido elétrica é 21 quilos mais leve. O formato Z economiza espaço e peso e dispensa a cobertura convencional do compartimento da capota. Abrir e fechar a capota leva cerca de 15 segundos e a operação é possível em uma velocidade de até 60 km/h.
A suspensão AMG Active Ride Control com estabilização semiativa de rolagem é equipamento de série. O eixo traseiro esterçante permite que as rodas traseiras giram na direção oposta (até 2,5° em até 100 km/h) ou na mesma direção (até 0,7° acima de 100 km/h) das rodas dianteiras.
O sistema de freios de alto desempenho em cerâmica utiliza pinças fixas de seis pistões na dianteira e pinças flutuantes de um pistão na traseira. Os discos de freio de cerâmica de carbono medem 420 x 40 milímetros no eixo dianteiro e 380 x 32 milímetros no eixo traseiro.
O esportivo conversível conta com sistemas de direção semiautônoma como assistentes ativos de distância DISTRONIC, de frenagem, de manutenção de faixa, de ponto cego e de estacionamento com parktronic de câmera 360º, pre-safe impulse side, proteção de pedestres e suporte de manobras evasivas, entre outros.