O primeiro ônibus 100% elétrico urbano da Scania no Brasil tem autonomia de 250 a 300 quilômetros. Com opções de quatro ou cinco pacotes de baterias, a venda do K 230E B4x2LB começará na Lat.Bus 2024 ou Feira Latino-Americana do Transporte, que ocorrerá de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.
A montadora usará parte do novo ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões que vai até 2028 para a preparação da fábrica e produção do novo ônibus elétrico.
Durante a Lat.Bus, a montadora promete condição especial de preço de lançamento do novo ônibus elétrico. O Scania Banco também oferecerá um financiamento via funding verde, o mesmo usado para o modelo a gás, com taxa de juros referencial de 0,79%.
— A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma — afirma o diretor de vendas de soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci.
O novo ônibus elétrico reforça o portfólio e não substitui outra matriz energética atualmente comercializada pela Scania.
O diretor também esclarece que a parceria entre a Scania, Eletra, Caio (carroceria) e Weg (motor e bateria), em um outro produto elétrico, firmada em 2022, segue normalmente.
— Neste formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. São veículos completamente diferentes — destaca Nucci.
Tecnologia propulsora
Com opções de quatro ou cinco pacotes de baterias, o K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300 quilômetros já dimensionado numa condição severa com ar-condicionado ligado e topografia irregular. Para aplicação urbana, tem tração 4x2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal.
A Scania considera o lançamento do veículo com potência de 230 kw e tração 4x2 como um ciclo normal de aprendizagem de mercado. Analisará as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil.
O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado para receber o motor e a bateria. O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados.
O conjunto propulsor tem motor elétrico de 230kW (equivalente a 310 cavalos) e força (torque) de 224,34 kgfm combinado com o câmbio de duas marchas e tração traseira. A potência de pico é de 300 kW. O ônibus tem um carregador de 130 kW e capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos.
As baterias serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga com menos peso total do veículo e capacidade para transportar mais passageiros.
As baterias serão modulares, o que facilitará a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. Serão três ou quatro pacotes no teto e uma ou duas na traseira.
As baterias serão importadas da Suécia em parceria da Scania com a Northvolt. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.