O BYD King, sedã médio híbrido plug-in, chega ao Brasil com duas configurações. A autonomia elétrica é de até 80 quilômetros e combinada com motor a combustão de até 1.200 quilômetros. A potência do motor elétrico, a bateria e a recarga diferenciam as versões. O BYD King DM-i tem preços de R$ 175.800, na versão GL, e de R$ 187.800, na GS.
O King revitaliza o segmento de sedãs médios no mercado brasileiro. O chinês promete acirrar a concorrência no segmento dos híbridos liderado pelo Toyota Corolla.
O sedã híbrido plug-in compartilha a tecnologia DM-i com o utilitário esportivo Song Plus. O motor aspirado, além de atuar na tração, também alimenta a bateria do propulsor elétrico.
A bateria é principal diferença entre as duas versões do King. No modelo GL, a bateria é menor, de 8,3 kWh e no GS de 18,3 kWh. No sistema híbrido do sedã BYD, o motor 1.5 a gasolina de 110 cv e força (torque) de 13,8 kgfm atua com um elétrico de 179 cv e 32,2 kgfm. No GL, com bateria de 8,3 kWh, a potência combinada é de 209 cv e a recarga em AC máxima de 3,3 kW.
No GS, com bateria de 18,3 kWh, o motor elétrico gera 197 cv e 33,1 kgfm e a potência chega a 235 cv. A recarga máxima em AC é de 6,6 kW. Na função de V2L, o carro pode alimentar objetos elétricos externos por um cabo específico.
Pelos dados da BYD, o consumo de combustível do GS é de 25,6 km/l e autonomia de até 1.200 quilômetros com carga total da bateria e o tanque cheio. A versão topo de linha acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A autonomia no modo elétrico pelo Inmetro é de 80 quilômetros e pelo NEDC de 120 quilômetros.
Interior e tecnologia
Com 4,780 metros de comprimento, 1,495m de altura e 1,837 m de largura, a distância entre eixos é de 2,718 m e o porta-malas leva 450 litros.
O interior do King remete ao conceito da marca com revestimento em materiais macios, direção com assistência elétrica, quadro de instrumentos de 8,8 polegadas, multimídia com tela flutuante rotativa de 12,8 polegadas interativa com Android Auto e Apple CarPlay por cabo, sensível ao toque e comando por voz, conexão com internet e quatro portas USB A.
O banco do condutor tem ajuste elétrico em seis posições, e no caso GS, o banco do passageiro até quatro posições. O sedã conta com seis airbags – frontais, laterais e de cortina.
Direção com assistência elétrica, o King traz recursos como frenagem inteligente, controles de cruzeiro, de tração e de desaceleração do freio de estacionamento, distribuição eletrônica da força de frenagem, assistência de partida em rampa, monitoramento de calibragem de pneus, freio de estacionamento eletrônico , função Autohold, sensores de estacionamento, câmera 360º e compatibilidade com cartão NFC, entre outros.
Branco, cinza e preto, com interior preto e cinza são as cores disponíveis do BYD King.
Versões e preços
O BYD King DM-i
GL - R$ 175.800
Acesso por aproximação, quadro de instrumentos com tela de 8,8 polegadas, multimidia com tela de 12,8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, GPS integrado, câmera 360, ar-condicionado automático, recarga do celular por indução, banco do condutor com ajustes elétricos, controle eletrônico de velocidade, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags, faróis e lanternas em LED, acendimento automático dos faróis e rodas de 17 polegadas, entre outros.
GS - R$ 187.800
Banco do passageiro com ajustes elétricos, ar-condicionado automático de duas zonas e iluminação ambiente.