O Virtus e uma nova picape serão produzidos pela Volkswagen na fábrica do Paraná. A planta de São José dos Pinhais receberá investimento de R$ 3 bilhões para produzir os dois veículos. O sedã Virtus continuará em produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e a montagem na unidade paranaense começará em 2025.
A picape será inédita e a a Volkswagen informou apenas que será destinada ao mercado brasileiro e à exportação. O anúncio dos dois veículos ocorreu nesta segunda-feira (17) em evento que comemorou os 25 anos da fábrica paranaense que produz o VW T-Cross e os Audi Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro.
O utilitário esportivo compacto T-Cross é montado sobre a plataforma MQB AO, a mesma utilizada pelo Virtus, o que facilitará a operação. A transferência da produção do sedã para São José dos Pinhais será progressiva para abrir espaço à montagem do primeiro carro híbrido produzido pela Volkswagen no país.
- A unidade é referência global em competitividade e resultados operacionais, com o mesmo nível de qualidade das fábricas da Volkswagen na Europa - afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom,
A importância da fábrica de São José dos Pinhais é destacada pelo principal executivo da Volkswagen Região América do Sul, Alexander Seitz.
- Com o início da produção da nova picape e os volumes adicionais do Virtus, continuaremos fazendo de São José dos Pinhais um hub de exportação de tecnologia do Paraná para o mundo.
Lançado em 2018, o Virtus tem mais 245 mil unidades vendidas, das quais 186 mil no Brasil e 59 mil exportadas para 13 países da América Latina como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, St Maarten e Uruguai.
Reformulado em 2023, recebeu aperfeiçoamentos como novo conjunto óptico em LED. O sedã conta com três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.
Referência global
O complexo da Volkswagen em São José dos Pinhais opera há 25 anos, período que produziu mais de três milhões de veículos. Com área construída de 1,300 milhão de metros quadrados, a unidade é estratégica para os negócios das duas marcas.
A Volkswagen conta com 54 fornecedores diretos e indiretos (peças + compras gerais) no Paraná e reprentam 20% das compras da Volkswagen no Brasil. Pelo terminal do Porto de Paranaguá, a empresa movimentou mais de 36 mil veículos na exportação e importação.