Os carros híbridos e elétricos leves avançam no interior do país. Dos 64.908 veículos eletrificados vendidos no Brasil de janeiro a maio, 29.697 foram fora das capitais, o que representa 46% dos emplacamentos. Pela série histórica da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), de 2012 a maio de 2024, 285.339 veículos eletrificados foram emplacados no país, o que representa 0,67% do total geral de registros de carros leves no mesmo período.
Os 20.250 veículo elétricos BEV e PHEV com recarga externa predominaram os emplacamentos no interior. Representaram 68% do total de 29.697 carros eletrificados vendidos nessas cidades de janeiro a maio.
Os híbridos convencionais representaram 32% veículos vendidos com 9.497 emplacamentos. Foram 4.141 (44%) híbridos flex, 2.936 (31%) híbridos a gasolina/diesel e 2.370 (25%) micro híbridos MHEV. Nas capitais, as médias de venda de eletrificados foram de 68% plug-in e 32% não plug-in.
— Esses números são muito importantes. Indicam que a eletromobilidade é um fenômeno que se dissemina de modo uniforme em diferentes regiões do país — comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
O executivo destaca que já não é uma tendência concentrada em algumas poucas capitais do Sudeste.
— No final do ano passado, vimos que a eletromobilidade se expandia para o Nordeste e Centro-Oeste. Agora, ela se espalha pelas cidades do interior —
A participação dos eletrificados na venda total de veículos leves no país se mantem em torno de 7% a 8%, desde o início do ano.
O resultado acumulado do ano avançou 149% sobre os primeiros cinco meses de 2023 com 64.908. No mesmo período de 2022, o salto foi de 297%. A ABVE estima que a venda de carros eletrificados fechará o ano com mais de 150 mil unidades e crescimento será cerca de 60% sobre o total de 93.927 veículos em 2023.
Vendas em maio
As chinesas BYD e GWM lideram a venda de veículos leves eletrificados no país. Em maio, os 5.254 emplacamentos da BYD representaram 38,6% das vendas e os 1.972 da GWM, 14,5%.
O emplacamento de 13.612 veículos eletrificados leves emplacados em maio caiu 10,5% na comparação com abril mas saltou 11,5% em relação ao mesmo mês de 2023. Foram 5.170 emplacamentos de carros elétricos, menor de 22,84% em relação a abril. O BYD Dolphin foi o mais vendido com 2.104 unidades, seguido pelo irmão BYD Dolphin (1.145) e pelo GWM Ora 03 (534).
Veículos elétricos
- 1º- BYD Dolphin Mini - 2.104
- 2º- BYD Dolphin - 1.145
- 3º- GWM Ora 03 - 534
- 4º- Volvo EX30 - 468
- 5º- BYD Seal - 213
Fonte: ABVE
Veículos híbridos
Os carros híbridos tiveram 8.477 registros, menos 0,69% na comparação com abril. O BYD Song Plus (PHEV) liderou o segmento com 1.559 registros, seguido pelo GWM Haval H6 (PHEV e HEV) com 1.438 e pelo Toyota Corolla Cross (HEV) com 1.304.
- 1º- BYD Song Plus (PHEV) - 1.559
- 2º- GWM Haval H6 (PHEV e HEV)- 1.438
- 3º- Toyota Corolla Cross (HEV) - 1.304
- 4º- Toyota RAV4 (PHEV e HEV)- 356
- 5º- Toyota Corolla (HEV) - 282
Fonte: ABVE
De janeiro a maio
No resultado acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a BYD lidera com 27.238 emplacamentos, seguida pela GWM com 9.988. Em seguida, Toyota com 8.897, Caoa Chery com 4.103 e Volvo com 2.970.
- 1º- BYD - 27.238
- 2º- GWM - 9.988
- 3º- Toyota - 8.897
- 4º- Caoa Chery - 4.103
- 5º- Volvo - 2.970
Fonte: ABVE
Carros eletrificados
Dos cinco modelos mais emplacados de janeiro a maio, três foram BYD, um GWM e um Toyota.
- 1º- BYD Song Plus GS DM (PHEV) – 8.127
- 2º- BYD Dolphin Mini GS EV (BEV) – 7.741
- 3º- BYD Dolphin GS 180 EV (BEV) – 6.295
- 4º- Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (HEV flex) – 5.218
- 5º -GWM Haval H6 Prem (HEV) – 2.916
Fonte: ABVE
Principais municípios
São Paulo lidera o ranking das cidades que mais emplacaram veículos eletrificados de janeiro a maio. O Distrito Federal foi o segundo seguido por três capitais.
- 1º- São Paulo - 9.545
- 2º- Brasília - 5.438
- 3º- Rio de Janeiro - 3.075
- 4º- Belo Horizonte - 2.136
- 5º- Curitiba - 2.081
Fonte: ABVE