O Fastback Abarth alia o conforto, a sofisticação e a segurança com a esportividade. O conjunto propulsor com motor turbo e câmbio automático garantem ao utilitário esportivo cupê comportamento com potência e força nas ruas e estradas. Rodamos 500 quilômetros com um Fiat Fastback Abarth, que tem preço sugerido de R$ 160.990.
Montado sobre a plataforma MLA, a mesma do Pulse e desenvolvida pela engenharia brasileira da Stellantis, além do conjunto propulsor, a direção, a suspensão, as rodas, os pneus e os sistemas eletrônicos receberam ajustes esportivos.
A calibração do motor e do câmbio otimizou a força (torque) em baixas velocidades e as trocas de marchas mais rápidas. A direção ficou mais direta. As rodas mais largas e leves, de 18 polegadas, receberam pneus mais aderentes, 215/45 R18.
As suspensões foram recalibradas para garantir maior estabilidade e melhor dirigibilidade com menor rolagem. A altura de solo ficou cinco milímetros mais baixa em relação às demais versões do Fiat Fastback. As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. O vão livre do solo é de 21,5 centímetros, 20 graus de ângulo de entrada e 23 graus de saída.
O conjunto propulsor recebeu calibração exclusiva. O motor turbo 270 de 180 cv (gasolina) a 185 cv (etanol) e força de 27.6 kgfm atua combinado com o câmbio automático de seis velocidades e troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante. Tem três modos de condução – normal, manual e poison, o último tem repostas mais ágeis e comportamento mais esportivo.
Os detalhes em vermelho, cor característica da marca, na asa dianteira e nas rodas marcam o visual do Abarth. Os retrovisores são pretos. Os badges Abarth estão na dianteira e laterais e a Fiat Flag, na grade.
O conjunto óptico conta com faróis, luzes diurnas (DRL) e lanternas full LED. O friso sobre os faróis e contorno do capô são revestidos em fibra de carbono. O teto preto, o aerofólio traseiro e o sistema de exaustão com escape duplo completam o conjunto.
Interior e tecnologia
O vermelho também está entre os detalhes do interior escurecido como no painel, volante, bancos e laterais das portas. Acesso por aproximação e partida por botão, o volante é revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico. O revestimento do painel simula fibra de carbono.
O quadro digital de instrumentos de sete polegadas traz informações complementares como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O ar-condicionado é automático digital e o freio de estacionamento eletrônico é automático com Auto Hold.
O sistema multimídia com tela 10.1 polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Mostra também a imagem da câmera de ré. A recarga do celular é por indução e pelas entradas USB-A e USB-C.
A plataforma de serviços conectados, Connect Me oferece mais de 30 funcionalidades. Para completar, o badge Abarth no painel reforça a personalidade do carro.
Com seis airbags — frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros —, o Fastback Abarth traz sensores de chuva e luminosidade, controles de tração e estabilidade e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
O utilitário esportivo cupê Fiat conta com avançados sistemas de assistência à direção (Adas). A alertas de colisão frontal e de saída de faixa com correção ativa, frenagem autônoma de emergência e comutação automática do farol alto.
Na pista, ruas e estradas
O comportamento contrastou com o visual até discreto para um esportivo. Como na pista do Autódromo Capuava, no interior de São Paulo, o ronco do motor turbo 270 Flex chamou a atenção nas ruas e estradas gaúchas. O escapamento, com dupla ponteiras, foi retrabalhado e deixou o ronco mais forte, em espacial no modo Poison.
Perfeito na pista onde rodou como um autêntico esportivo, nas ruas e estradas gaúchas o cuidado foi manter os limites de velocidade. No modo de condução normal, o controle foi tranquilo com bom desempenho e sobra de potência e força.
Acionado o modo Poison, o utilitário esportivo foi mordido pelo escorpião. O comportamento avançou com aproveitamento integral da potência e força do motor distribuídas pelo câmbio automático de seis velocidades, que provou as qualidades da dirigibilidade do Fastback.
Na autoestrada BR-290 entre Porto Alegre a Osório, na BR-101 até Torres, e na Estrada do Mar, o turbo T270 mostrou o veneno do escorpião. Sobrou potência e força ao conjunto propulsor com o controle perfeito à pressão no acelerador.
A ótima direção elétrica ficou mais direta, firme e precisa e acompanhou o avanço da velocidade. O velocímetro e o conta-giros cresceram no ritmo da aceleração. Nas curvas mais acentuadas, a condução foi facilitada pela suspensão bem calibrada e pelas rodas de 18 polegadas com pneus 215/45 R18.
Os controles de estabilidade e tração e os freios ABS com discos na dianteira junto com os recursos eletrônicos de apoio à direção (Adas) amenizaram os efeitos do veneno do escorpião e aumentaram a segurança.
Apesar da menor altura do solo e da suspensão mais firme, o Fastback Abarth superou o pavimento irregular, quebra-molas e buracos. Absorveu as vibrações e o ruído com baixa transmissão para o interior.
O utilitário esportivo cupê acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chega à velocidade máxima de 220km/h (etanol).
O consumo de combustível, pelos dados do Inmetro, com gasolina é de 10,3 km/l no ciclo urbano e 13,1 km/l no rodoviário enquanto com etanol são 7,2 km/l e 9,3 km/h. Durante nosso teste, sempre com gasolina, as medidas foram de 10,1 km/l a 12,6 km/l na cidade, acompanhando o fluxo do trânsito. Na estrada, em velocidade constante, ficaram de 13,9 km/l a 16,8 km/l, a 80 km/h, e de 12,1 km/l a 15,8 km/l a 110 km/h.
Conclusão
Bonito, bem completo, em versão única, o Fiat Fastback Abarth combina esportividade com conforto, sofisticação, desempenho e segurança. O conjunto propulsor com motor turbo e câmbio automático garante ao utilitário esportivo cupê Fiat potência e força nas ruas e estradas.
O utilitário esportivo cupê acomoda bem o condutor e acompanhante e dois adultos no banco traseiro. É o tipo de carro para o uso diário na cidade e para viagens com o generoso porta-malas de 516 litros.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o uso e o custo-benefício da Fastback Abarth em relação ao irmão menor, o Pulse. Também em relação às demais versões do utilitário sem a marca do escorpião.