A Toro Ultra Turbo Diesel é uma picape o com comportamento de um carro de passeio. O conforto, o espaço e o desempenho qualificam a configuração topo de linha picape intermediaria Fiat. A versão ficou mais robusta, ganhou atualização visual e novos equipamentos. Rodamos 700 quilômetros com uma Fiat Toro Ultra Turbo Diesel 4x4 AT9 2024 que tem preço a partir de R$ 212.990.
A Toro fechou 2023 como líder do seu segmento com 51.303 registros e a segunda no ranking geral atrás da irmã Strada, que foi o carro mais vendo do ano com 120.570 unidades. Também superou a Toyota Hilux, primeira entre as picapes médias, e terceira do seguimento com 46.200 emplacamentos.
O lançamento da Fiat Titano, em março, deverá levar a montadora de Betim reposicionar o seu segmento de picapes. O novo modelo médio completará a linha de picapes da marca italiana que já conta com as configurações compacta e intermediária.
A grade em preto brilhante com o logo da Fiat escurecido e barra vermelha, a moldura dos faróis, para-choque, estribos, retrovisores, rodas e barras no teto escurecidos diferenciam o visual robusto da Toro Ultra. Os luzes diurnas (DRL) e auxiliares de neblina em LED personalizam a assinatura visual. A cabine dupla, as coberturas dos para-lamas, as rodas, os estribos e a extensão do santo antônio integrado à carroceria marcam as laterais.
A caçamba fechada remete a um porta-malas, aproxima a Ultra dos utilitários esportivos. Aumenta a proteção da bagagem e a segurança e veda a entrada de poeira de água em relação à capota de lona. Uma bolsa impermeável, acessório Mopar, leva bom volume de bagagem na caçamba de 937 litros. É um útil recurso para o uso diário na cidade ou em viagens, principalmente fora do pavimento regular.
Acesso por aproximação e partida por botão, o interior da Toro Ultra é escurecido. O revestimento do painel, bancos e laterais das portas é em couro, tecido e plástico com detalhes vermelhos e cinza.
O quadro digital de instrumentos de sete polegadas colorido é programável. O ar-condicionado automático digital de duas zonas tem duto para o banco traseiro.
O multimídia vertical com tela 10,1 polegadas, sensível ao toque e por comando de voz, é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. A navegação é integrada e a operação intuitiva como em um tablet. A tela mostra ainda imagem da câmera de ré.
A Ultra conta com internet 4G, wi-fi nativo e My Connect que permite ver funções e fazer operações à distância pelo celular. Com entradas USB frontal (tipos A e C) e traseira, a recarga do celular é por indução.
Com seis airbags – frontais, laterais e de cortina –, Isofix para cadeirinha infantil, a Ultra conta com sensores de chuva e de pressão dos pneus. A picape intermediaria Fiat traz controle eletrônico de velocidade e recursos de apoio {a condução como alerta de colisão e assistentes de frenagem de emergência, de permanência em faixa e de descida.
O conjunto propulsor da Toro Ultra combina o motor turbo diesel 2.0 de 170 cv e força (torque) de 35 kgfm combinado com o câmbio automático de nove velocidades e tração integral 4×4. A troca sequencial de marchas é feita por aletas atrás do volante ou pela própria palanca. A Toro acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e chega a velocidade máxima de 194 km/h.
Versátil nas ruas e estrada
As características de um utilitário esportivo com as um carro de passeio fazem da Toro uma versátil picape. O que provamos ao rodarmos varias vezes com as diversas versões desde o seu lançamento em 2016. Inclusive fomos com Volcano turbo diesel, de Porto Alegre a Montevidéu sem abastecer.
Pelas ruas da capital gaúcha, pelas cidades do interior e pelas estradas, mais uma vez a Toro topo de linha provou sua versatilidade. Apesar dos 1.700 quilos da picape, sobrou força e potência no trânsito urbano e nas rodovias.
As arrancadas, ultrapassagens e retomadas de velocidade tiveram respostas típicas de um motor diesel um pouco mais lentas mas sem comprometer o desempenho. A direção elétrica e o ar-condicionado digital automático de duas zonas ajudaram.
Comportamento dinâmico
A suspensão independente nas quatro rodas, tipo multilink na traseira, absorveu os impactos do pavimento irregular, dos buracos, das lombadas e dos quebra-molas. Tão comuns nas nossas ruas e estrada. A boa calibração impediu a transmissão da vibração para o interior.
A condução, a estabilidade e a manutenção da trajetória foram perfeitas nas rodovias que levam ao litoral gaúcho, mesmo em situações de trânsito congestionado. Dentro dos limites de velocidade da autoestrada Porto Alegre/Osório, da BR/101 Osório/Torres e da Estrada do Mar, com cinco ocupantes e bagagem, sobrou potência, mas principalmente força, o que faz a diferença do motor diesel.
Na estrada, o balanço da picape foi mínimo. Rodando mais forte, os recursos eletrônicos auxiliaram a condução e aumentaram a segurança.
Os freios ABS, o controle eletrônico de velocidade adaptativo, o aviso de mudança de faixa e o sistema de frenagem autônoma de emergência atuaram sempre que preciso.
Consumo de combustível durante o teste ficou próximo dos dados do Inmetro de médias de 10,1 km/l no trânsito urbano e 12,6 km/l no rodoviário. Na cidade, conforme o fluxo, nossas médias ficaram de 9,2 km/l a 11,3 km/l. Na estrada, em velocidade constante, variaram, de 14,9 km/l a 17,3 km/l, a 80 km/l, e de 12,2 a 15,2 km/l, a 110 km/h.
Conclusão
Bem completa, a Toro Ultra Turbo Diesel é uma picape o com comportamento de carro de passeio. O conforto, espaço e desempenho qualificam a configuração topo de linha picape intermediaria Fiat que tem detalhes exclusivos.
A Ultra repetiu o bom comportamento das versões flex e turbo diesel que já testamos. Claro que o conjunto propulsor combinando o motor de 170 cv e 35 kgfm com o câmbio automático de nove velocidade e tração integral 4x4 fez a diferença. Também o espaço no cabine e na caçamba para viajar com a família.
A condução foi facilitada pela direção elétrica, pela suspensão e recursos eletrônicos de auxílio à condução, mas sentimos falta do controle eletrônico de velocidade adaptativo. Recurso importante para rodar na estrada.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o uso e o custo-benefício em relação às demais configurações da picape intermediária Fiat. Também as características, tecnologia e preço dos principais concorrentes de segmentos próximos.