O Mercedes-Benz Classe E 2024, renovado e propulsão híbrida leve, avança na digitalização, na conectividade e nos recursos de inteligência artificial. Na 11ª geração, sedã traz aperfeiçoamentos visuais, no interior e na motorização. Em versão única, o Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive tem preço sugerido de R$ 639.900.
Com 16 milhões de unidades produzidas e mais de 75 anos no mercado, o Classe E é um dos modelos mais vendidos na história da Mercedes-Benz. Atualizado, na 11ª geração lançada no ano passado, o clássico sedã mostra a evolução da marca alemã com novos conceitos, inovações e tecnologias.
O novo Classe E é o primeiro modelo da marca com o serviço Mercedes me Connect no país e evolui nas músicas, nos jogos e no conteúdo de streaming. Com avançada arquitetura eletrônica e as inovações digitais, o sedã traz nova dimensão de personalização e interação. O automóvel permanece sempre online por um aplicativo de celular.
As alterações nas dimensões foram mínimas em relação à geração anterior, mas com a maior largura e entre eixos aumentaram o espaço interno.
Classe E ficou dois centímetros mais curto e agora tem 4,949 metros de comprimento.
A largura aumentou seis centímetros e passou para 1,948m e altura, reduzida em um centímetro, ficou em 1,467m. A distância entre eixos cresceu 2,2 centímetros com 2,93m.
O visual atualizado com a identidade tradicional da marca remete aos modelos elétricos da Mercedes. A frente valoriza a grade tridimensional com três barras horizontais e ao conjunto óptico com faróis full LED, os altos adaptativos, luzes diurnas (DRL) e lanternas em LED. A estrela de três pontas sobre o capô é flexível.
A linha de cintura alta, as maçanetas embutidas e as rodas de 20 polegadas com 20 raios com pneus 245/40 R20, na frente, 275/35 R20, atrás, marcam as laterais. As lanternas traseiras em LED têm um novo contorno e desenho da estrela.
Inteligência artificial
O sofisticado interior remete ao tradicional acabamento premium da Mercedes-Benz. O revestimento em couro nappa e artico combina detalhes em madeira, cromado e preto brilhante. A iluminação ambiente ativa de 64 cores por LED acompanha painel e laterais das portas. As saídas do ar-condicionado digital automático são embutidas.
O MBUX Superscreen - a terceira geração do sistema multimídia da Mercedes-Benz -acrescenta uma terceira tela a frente do acompanhante, com 12,3 polegadas. O quadro digital de instrumentos de 12,3 polegadas 3D mostra as principais funções do veículo.
O multimídia com tela sensível ao toque e comando por voz de 14,4 polegadas traz GPS integrado e conexão com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos.
As principais informações são projetadas no para-brisa pelo head-up display e a navegação conta com realidade virtual. O MBUX conta com tecnologia 5G. A câmera selfie e de vídeo no topo do painel permite tirar fotos, gravar vídeos e até participar de reuniões. Com o carro parado, o condutor também pode participar de reuniões.
Na terceira tela, além das informações do multimídia, o passageiro da frente pode assistir a conteúdos dinâmicos, como vídeos via pen drive. A luminosidade impede a visualização da tela pelo condutor.
O sistema de som surround Burmester 4D conta com 17 alto-falantes e quatro transdutores instalados nos assentos dianteiros, entre outros recursos que valorizam o sistema de áudio premium.
Os painéis das portas combinam com o visual das superfícies de vidro das telas. Os controles das posições dos bancos ficam nas portas. O acesso é por aproximação, a partida por botão e o teto solar panorâmico contam com acionamento elétrico. O porta-malas leva até 540 litros.
O uso de inteligência artificial permite que o automóvel aprenda os sistemas de conforto que os ocupantes do veículo usam repetidamente e permite automatizar funções.
Propulsão e tecnologia
O conjunto propulsor combina motor de quatro cilindros de 258 cv e força (torque) de 40,7 kgfm com sistema híbrido leve de 48 V. A eletrificação adiciona até 23 cv de potência e 20,9 kgfm de força em determinadas situações de aceleração. A transmissão automática 9G-Tronic é de nove velocidades.
A suspensão é pneumática, a Armatic, e o eixo traseiro direcional. A suspensão dianteira conta com quatro braços e a traseira multibraço com cinco links.
O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chega a velocidade máxima de 250 km/h. Pelos dados do Inmetro, o consumo de gasolina é de 8,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Com airbags frontais, de joelho para o condutor, laterais e de cortina, Classe E conta com diversos sistemas de assistência à condução que são visualizados no modo assistência do quadro de instrumentos.
Os assistentes ativos de distância, de atenção, de frenagem, de manutenção de faixa e de ponto cego estão entre os recursos de apoio à segurança. Também acompanhamento da atenção do motorista, o suporte para manobras evasivas, o sistema de proteção de pedestres e o assistente ativo de estacionamento com Parktronic e câmera 360°, entre outros.
Ruas de São Paulo
No rápido teste do novo Classe E pelas ruas de São Paulo, o sedã Mercedes mostrou um pouco da sua tecnologia, o tradicional conforto e sofisticação da marca, e a eficiência da suspensão pneumática.
A boa posição de dirigir, a visibilidade do quadro de instrumentos e da multimídia e os comandos facilitaram a condução e o perfeito domínio do carro. A ampla área envidraçada permitiu a ótima visibilidade externa e as câmeras, o entorno do veículo.
O trânsito congestionado e o percurso reduzido não permitiram maior contato com os recursos eletrônicos disponíveis. A direção macia e precisa, a navegação com realidade aumentada e a suspensão pneumática ajudaram a rodar no anda e para das ruas.
O eficiente ar-condicionado com as saídas embutidas amenizou o forte calor do final da manhã pelas ruas da capital paulista. Com ótimo tratamento acústico, o nível de ruído foi mínimo. O conjunto propulsor híbrido, pouco exigido, respondeu rápido nas arrancadas e ultrapassagens.
O editor viajou a convite da Mercedes-Benz.