A Mercedes-Benz renova linha Atego, lança novos caminhões vocacionais e atualiza veículos rodoviários, urbanos e fora de estrada. Os aperfeiçoamentos valorizam o visual, a tecnologia e os conjuntos propulsores. Os primeiros modelos já estão nos concessionários e os demais chegarão nas próximas semanas.
A marca alemã promete muitas novidades no país no ano em que diversos eventos movimentarão o setor de transportes de carga e coletivo. A Mercedes-Benz do Brasil comemorará a produção de 2,5 milhões de caminhões e ônibus desde 1956 e também a exportação de 530 mil veículos comerciais.
O Atego renovado puxa as novidades da Mercedes-Benz para 2024 e quw avançam com os extrapesados Actros, Arocs e os novos caminhões vocacionais Atego compactador de lixo e bombeiro. Os lançamentos abrangem ainda configurações do Arocs para os setores canavieiro e madereiro.
O novo visual da Atego puxa os lançamentos da Mercedes que chama a atenção pela evolução do estilo atualizado que segue o design dos extrapesados Actros no caso de modelos rodoviários e urbanos, assim como a identidade do Arocs nas versões fora de estrada. Também são lançamentos dois caminhões vocacionais, o Atego 1729 compactador de lixo e o Atego 1733 bombeiro.
A Empresa anunciou ainda novidades de suas linhas de caminhões extrapesados, caso do início das vendas do Actros 2553 6x2 com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, e do Arocs 3353 S 6x4 versão cavalo-mecânico com motor de 530 cavalos.
Confiante com o crescimento da economia brasileira e melhores resultados do setor de transportes, o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina, Achim Puchert revelou que o ano começou bem para o setor.
Ano começa bem
Na apresentação das novidades da montadora para 2024, nesta quarta-feira (31), na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o executivo apontou os resultados de setores que ocupam posição de liderança na economia brasileira: o agronegócio e a mineração. Citou também sinais positivos com o aquecimento do varejo e da construção civil por programas governamentais, entre outros.
Para Purchert, o grande desafio da economia do Brasil é a velocidade da queda de juros. Embora a taxa de juros esteja caindo, ainda está num nível elevado. "A queda mais acentuada é necessária para recuperar a capacidade de crédito das famílias e das empresas, entre elas os transportadores e os autônomos”.
Caminhões versáteis
A linha Atego de caminhões médios e semipesados ganhou novas versões. Com quatro configurações de cabinas - standard, estendida, leito teto alto e leito teto baixo – oferece opções para os mais diversas atividades.
A nova frente atualizada do Atego rodoviário e urbano remete à família Actros. Novos grade frontas, para-choque com acabamento termoplástico, defletor de ar e spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária, destacam o visual. Os faróis modulares , os mesmos da linha Accelo, permitem substituição individual dos módulos com menor custo de manutenção.
O visual do Atego para operações fora de estrada ficou mais robusto. O design segue a identidade dos extrapesados da família Arocs. A atualização valoriza a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular e faróis modulares com substituição individual dos módulos, entre outros.
As versões do Atego para uso fora-de-estrada contarão com o pacote robustez, opcional também disponível para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais. O aumento do ângulo de entrada do veículo (até 5 graus) facilita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas ou terra e reduz os riscos de quebras.
Os Atego vocacionais, o 1729 para coleta de lixo, em composições para levar 15 metros cúbicos ou 19 metros cúbicos e o 1733 para corpo de bombeiros. Com 17,1 toneladas de PBT, os dois veículos são equipados com motores de seis cilindros 7,2 de 286 cv e 112,17 kgfm e 312 cv e 127,46 kgfm. A transmissão automatica Allison é de seis velocidades. Os dois propulsores atendem ao Proconve P8 (Euro 6).
O mais potente
O extrapesado rodoviário Actros 2553 6x2 chega equipado com o motor mais potente produzido pela Mercedes-Benz no país: o OM 471, de 530 cv. O cavalo mecânico é destinado para aplicações rodoviárias no transporte de grãos, produtos químicos e cargas frigorificadas. O novo modelo visa atender à legislação que autoriza semirreboques de quatro eixos com PBTC de até 58,5 toneladas.
O para-lama tripartido, tacógrafo 2.0 com dados básicos abertos, geladeira de série para todas as configurações com cabina TopSpace, quinta roda reforçada e pneus Michelin para os modelos Actros 2653 6x4 e 2553 6x2 estão entre as novidades da linha 2024.
- Top de linha da marca, o Actros é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do Brasil- ressalta o vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços para caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez.
Com vários modelos e versões para o transporte rodoviário e mix road, o Actros é indicado para cargas de grãos, seca, frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container entre várias outras aplicações.
O Arocs 3353 S 6x4 é o novo caminhão extrapesado para operações fora de estrada. Com motor OM 471 LA de 530 cv, o cavalo mecânico atende à lei que autorizou a circulação de composições de até 91 toneladas de PBTC para o segmento canavieiro. O modelo apresenta um CMT de até 150 toneladas. Além da elevada potência, este modelo se destaca pelo freio-motor de alta performance de 580 cv.
Cabina leito para o cavalo mecânico Arocs 3351 S 6x4 e airbag opcional estão entre as novidades do modelo que fortelece as opções da Mercedes para os segmentos de cana-de-açucar e madeira. O Arocs conta com amplo pacote de recursos de apoio a condução e a segurança.
O editor viajou a convite da Mercedes-Benz