A Mercedes-Benz começou a produzir um ônibus urbano 100% elétrico no Brasil. Com autonomia de 250 quilômetros ou até 300 quilômetros conforme as condições de rodagem, as primeiras unidades do eO5UU rodarão na cidade de São Paulo. O veículo, que compartilha a plataforma com o modelo a diesel, recebeu avançada arquitetura elétrica, como o conjunto propulsor incluindo eixos dianteiro e traseiro e baterias. Também a suspensão, quadro de instrumentos e ar-condicionado, entre outros equipamentos, são específicos para o modelo 100% elétrico. Com PBT de 21,2 t e tração 4x2, a montadora desenvolve nova opção que, no futuro deverá, ser 6x2 articulada.
Considerado alternativa sustentável para a mobilidade urbana, o desenvolvimento do ônibus elétrico da Mercedes foi focado na eficiência tecnológica e na economia para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo. O desenvolvimento da eletromobilidade envolve tecnologia, infraestrutura, políticas públicas e financiamento.
As primeiras 50 unidades do eO5UU rodarão na cidade de São Paulo no começo de 2024. A Mercedes-Benz aguarda confirmação de compra de cerca de mais 500 unidades pelas mesmas empresas durante o próximo ano. Os veículos 100% elétricos contam com financiamento do programa ao BNDES via Finame – Baixo Carbono para cobertura do valor da diferença de preço entre o modelo diesel e o elétrico.
Projeto e produção brasileira
Desenvolvido no Brasil e produzido na fábrica 4.0 de São Bernardo do Campo (SP), o diretor de vendas e marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, explica que a decisão de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiro em ônibus urbano foi tomada pensando no coletivo e no cenário das cidades. O novo ônibus urbano elétrico atende à legislação de municípios com veículos padrão piso baixo.
Barbosa destaca a importância da participação dos governos federal, estaduais e municipais na implementação da infraestrutura para a eletromobilidade e a descarbonização. O executivo da montadora ressalta que o processo deverá começar pela infraestrutura, seguido pela compra dos veículos.
O custo elevado de uma garagem para atender a recarga das baterias em torno de 50 ônibus elétricos pela alta tensão poderá exigir a instalação de uma subestação de energia.
O chassi eO500U foi desenvolvido para atender a a realidade brasileira e latino-americana. Além do Brasil, os ônibus elétricos deverão ser exportados para o Chile, Colômbia, Uruguai, entre outros países. O projeto ocorreu em conjunto com a matriz alemã e, além de testes na América Latina, os protótipos rodaram também na Europa e Oriente Médio.
Barbosa explica que que a Mercedes-Benz entregará uma solução completa para eficiência durante a transição do ônibus diesel para o ônibus elétrico. Abrangerá da venda à pós-venda, incluindo uma consultoria para infraestrutura e gerenciamento do abastecimento de energia e recarga de baterias.
Engenharia 4.0
Os componentes do ônibus elétricos são produzidos pela Mercedes e por cerca de 40 fornecedores locais que fazem o processo de nacionalização dos componentes importados. Ente eles, estão os sistemas de alta voltagem, os motores, as baterias, os eixos e o ar-condicionado.
O eO500U é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, para carroçarias de 13,2 metros e capacidade de 80 passageiros. O conjunto propulsor conta com dois motores elétricos no eixo traseiro com potência de de 340 cv.
O sistema de alta tensão fica na parte traseira do chassi incluindo as baterias que também estão no teto. Com autonomia de 250 km, a recarga de baterias é do tipo plug-in e leva até três horas para a carga completa em alta voltagem e potência de 150 kWh. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma dos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.
Para atender o tipo de operação, o ônibus elétrico pode receber de dois a seis pacotes de baterias, o que reduzirá o número de passageiros.
Os ônibus que operarão em São Paulo terão autonomia mínima de 250 km e as primeiras unidades carroceria Caio e opção Marcopolo. A garantia da bateria será de oito anos.
Os novos ônibus elétricos Mercedes-Benz contarão com serviços FleetBus de telemetria e conectividade para gestão de frota com monitoramento e informações em tempo real.
A fábrica de ônibus da Mercedes-Benz foi atualizada para produzir o chassi elétrico. Com engenharia 4.0, conta com alto índice de automação na montagem, transporte e qualidade dos produtos. A planta está pronta para produzir tecnologias futuras.
A produção do chassi de ônibus elétrico urbano é compartilhada com os demais chassis dos veículos diesel urbanos, rodoviários, articulados e super articulados. Cerca de 600 funcionários foram treinados durante dois anos para montagem do eO500U para atender às características do sistema de alta voltagem.
Volta rápida
Durante a apresentação do O500U, participamos de um teste pelo interior da fábrica de São Bernardo do Campo, o que facilitou a rodagem sem os congestionamentos comuns no trânsito urbano. Como ocorre com os carros de passeio, o silêncio e o baixo nível de ruído chamaram a atenção. Também o quadro digital de instrumentos coloridos e os comandos.
A suspensão pneumática independente facilitou rodar com conforto no piso bem pavimentado e em baixa velocidade. O ótimo ar-condicionado amenizou a temperatura externa superior a 40ºC.
No uso urbano diário, ao contrário dos ônibus a diesel, muitas vezes sem climatização e ruído forte do motor, o elétrico garantirá o conforto da rodagem uniforme, do ar-condicionado e do baixo nível do ruído.
*O editor viajou a convite da Mercedes-Benz