A presença feminina no setor automotivo foi tema de evento promovido pela Nissan. O Nissan Mulheres 2023 proporcionou discussões sobre a participação, as ações e os projetos das mulheres no segmento automotivo, na montadora e nas suas concessionárias. Um grupo de jornalistas e influenciadoras de 13 Estados do país se reuniu para abordar as iniciativas voltadas à equidade de gênero na indústria automotiva.
Os dois dias do evento realizado em São Paulo permitiram às participantes conversas profundas e, às vezes, reflexivas sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras, bem como as conquistas alcançadas até o momento.
A troca de experiências foi um dos pontos altos do encontro ao permitir que as mulheres compartilhassem suas histórias e aprendizados. Desde o setor corporativo até o acadêmico, as participantes trouxeram perspectivas diversas sobre as barreiras que ainda persistem e os avanços que estão sendo alcançados rumo à igualdade de oportunidades.
No início do encontro, o presidente e diretor geral da Nissan do Brasil, Gonzalo Ibarzábal, apresentou dados comparativos para mostrar que essa também é uma busca dentro da indústria até os dias de hoje. Como exemplo, a Nissan aderiu aos princípios de empoderamento das mulheres da ONU -Mulheres e ao Pacto Global das Nações Unidas - e desenvolvimento de um plano de ação para promover a equidade de gênero em suas operações.
Desde 2021, a presença feminina aumentou de 32,9% para 36% nos escritórios da montadora e de 9,6% para 15% na operação. Hoje 20% dos líderes da Nissan são mulheres. E não para por aqui, no programa de Estágio, 55% das pessoas, ou seja, mais da metade dos 108 participantes, são do sexo feminino.
Para as mães, o auxílio creche de 36 meses, extensão de liderança maternidade de quatro para seis meses, além do programa Mãe 360° dentro do App +Saúde Nissan.
Nas concessionárias, 48% do quadro de funcionários são mulheres que atuam no atendimento, qualidade, recursos humanos e financeiro. Já 89% são consultoras de venda de acessórios, 49% são consultoras de sérvio nas oficinas e 20% estão em cargos de gerência e liderança.
Durante a programação, a head de mobilidade do Google, Lara Guedes, apresentou dados de pesquisas realizadas para montadoras que destacam um papel decisivo das mulheres na compra do carro.
O potencial de consumo das mulheres é crescente. Dados de 2023 do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), mostram que do total de indivíduos com CNH, 35% são mulheres. A expectativa é que, daqui alguns anos, o poder aquisitivo delas aumente e se tornem consumidoras ainda mais presentes do que os homens.
Nas ruas e estradas
O test-drive dos novos Sentra e Versa mostrou as qualidades dos dois sedãs lançados recentemente. A cor cinza lunar superou todas as expectativas. Ao vivo, os sedãs são diferenciados. Fizemos o trajeto da capital de São Paulo até Mairiporã, na Serra da Cantareira com conforto, segurança e tecnologia.
Atualizado e visual ousado, o novo Sentra ficou mais bonito, completo e seguro. Na oitava geração, o sedã médio Nissan traz recursos eletrônicos que auxiliam a condução e reduzem os riscos de acidentes.
Mais comprido, largo e baixo, as linhas avançadas criam a sensação de robustez sem comprometer a elegância, o estilo e a esportividade.
Nas ruas da capital e nas rodovias até Mariporã, o sedã médio acompanhou o fluxo intenso sem esforço, sempre com sobra no acelerador. O Sentra rodou tranquilo na estrada. Os 151 cv e a força (torque) de 20kgfm foram bem distribuídos pelo câmbio contínuo variável que simula oito velocidades. As retomadas de velocidade e ultrapassagens foram tranquilas e seguras. O baixo nível de ruído interno chamou a atenção.
A visão 360º, o alerta de colisão frontal e assistente de frenagem estão entre os recursos de apoio à condução que se destacam no Versa. Reestilizado e bem completo, traz aperfeiçoamentos visuais, no interior e na tecnologia. O sedã compacto acompanha a releitura da identidade visual da marca.
O conjunto propulsor permanece inalterado com o motor 1.6 16V Flex de 110 cv e força (torque) de 15,2kgfm (gasolina) a 113 cv e 15,3kgfm (etanol) combinado com o câmbio automático contínuo variável (CVT) que simula seis velocidades e conta com o modo Sport e a função D-Step.
O Mulheres Nissan 2023 serviu como uma plataforma inspiradora para fortalecer laços, incentivar o empoderamento feminino e construir um futuro mais igualitário. O evento reforçou um papel fundamental ao impulsionar a conscientização sobre a importância de se promover um ambiente de trabalho justo e inclusivo, onde o talento e as habilidades de todas as pessoas, independentemente do gênero, sejam reconhecidos e valorizados.
A troca de experiências que fizemos durante esses dias ficará para sempre.
A jornalista viajou a convite da Nissan