O Ami, o microcarro Citröen 100% elétrico virá para o Brasil e países da América do Sul. A Stellantis confirmou a chegada do pequeno veículo sem revelar quando desembarcará e o seu preço. O Ami é apontado como solução para mobilidade por circular em ambientes sem acesso para os carros convencionais. Na Europa, o Ami pode ser dirigido por jovens a partir dos 14 anos.
O Ami não é um carro, lembra a Stellantis. A montadora que comanda a Citroën destaca que o modelo disruptivo é protagonista da marca em termos de eletrificação acessível e pelo seu potencial pode ser uma opção para diferentes clientes e aplicações.
Com 2,41 metros de comprimento, 1,36 m de largura e 1,52 m de altura, a montadora garante a versatilidade do compacto no tamanho.
A Citroën destaca que o Ami é grande o suficiente para reforçar a busca da mobilidade sustentável e acessível, colocando a pauta ESG no centro das tomadas de decisão.
O visual do Ami chama a atenção pelas linhas simétricas. A frente e a traseira são semelhantes. Os sinalizadores e faróis dianteiros dão lugar às luzes de ré e lanternas. O para-brisa e o vidro traseiro também são semelhantes. As duas portas abrem em sentido oposto.
Equipado com motor de 6 kW, a autonomia é de até 80 quilômetros. O Ami tem seu próprio cabo, que pode ser conectado em tomada de 110 ou 220V. A recarga de 0 a 100% leva menos de quatro horas. Leve, com apenas 485 quilos, a velocidade máxima é de 45 quilômetros por hora.
O interior simples e funcional do carrinho tem revestimento em plástico. O pequeno quadro digital de instrumentos mostra a velocidade e informações do câmbio e da bateria. O veículo conta com apoio para o celular e porta copos e objetos.
Na Europa, o Ami custa a partir de 7.190 euros, cerca de R$ 37.568 (cotação desta segunda-feira) e conta com bônus ecológico que reduz o seu custo final.
A chegada do Ami ao Brasil e países da América do Sul foi confirmada em vídeo do presidente da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, e da vice-presidente da Citroën para a América do Sul Vanessa Castanho. Os executivos rodaram com o micro carro no Polo Automotivo de Betim (MG) e em locais sem acesso para veículos padrão.