O novo Sentra surpreende. O visual, a sofisticação, o conforto e a tecnologia de segurança qualificam o sedã Nissan como um dos modelos mais avançados do seu segmento. Para completar, tem preço competitivo em relação ao que oferece e aos concorrentes. O novo Nissan Sentra 2.0 CVT 2023 tem preços a partir de R$ 148.490, na versão Advance, de R$ 171.590, na Exclusive, e de R$ 173.290, na Interior Premium.
A oitava geração do Sentra avançou. Atualizado, o sedã Nissan ficou mais bonito, completo e seguro, com recursos que auxiliam a condução e reduzem os riscos de acidentes. O visual ousado pouco lembra o modelo anterior. As linhas avançadas remetem aos irmãos maiores, o Altima e o Maxima. Mais comprido, largo e baixo, o design cria a sensação de robustez sem comprometer a elegância, o estilo e a esportividade.
A frente valoriza a assinatura visual da marca na grade "V-Motion". Os faróis, luzes diurnas (DRL) e auxiliares de neblina em LED reforçam a esportividade. As rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, as lanternas tipo bumerangue em LED,a grade na base do para-choque e o teto solar completam o conjunto.
As linhas fluidas limpas reduziram o arrasto aerodinâmico e, conforme a montadora, melhoraram o consumo de combustível em até 10%.
O resultado foi obtido com a grade de dimensão menor, o para-choque dianteiro otimizado e as formas arredondadas do capô. A cobertura dos pneus e das colunas "A" de pequenas dimensões também colabora.
Maior, com 4,64 metros de comprimento (+ 4 milímetros), 1,81 m de largura (+ 54 milímetros) e altura de 1,45 m (- 154 milímetros), a distância entre eixos de 2,71 m cresceu 10 milímetros. As novas dimensões aumentaram o espaço interno, o conforto e a visibilidade dos ocupantes. O porta-malas leva 466 litros e o banco traseiro rebatível flexibiliza a otimização da carga.
Tem acesso por aproximação e partida por botão. A direção é elétrica e o volante multifuncional de base reta tem ajustes de altura e profundidade. O acabamento dos bancos, painel e laterais das portas combina materiais macios com opções em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a versão Exclusive.
O quadro de instrumentos combina mostradores analógicos e tela de TFT de sete polegadas colorida com diversas informações do veículo. A central multimídia traz tela de oito polegadas sensível ao toque e por comando de voz. É interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos.
Mostra também as imagens da câmera de ré e de 360 graus. O sistema de som é Bose. A recarga do celular conta com três entradas USB, duas na frente (uma delas é do tipo "C", de carga mais rápida) e uma atrás.
Preto Premium (sólida) e prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons branco Diamond com teto preto Premium e cinza Grafite com teto preto Premium (metálicas/sólidas) para a versão Exclusive são as cores disponíveis do novo Sentra.
Segurança e propulsão
O novo Sentra traz avançada tecnologia Nissan Safety Shield de apoio à condução e segurança. São recursos como o controle eletrônico de velocidade adaptativo, visão 360 graus com detecção de objetos em movimento, alertas de colisão frontal, de tráfego cruzado traseiro, de atenção do motorista, de mudança de faixa, de ponto cego e objetos no banco traseiro, além de monitoramento de pressão dos pneus.
O sedã Nissan traz também assistentes de frenagem, de prevenção de mudança de faixa (I-LI) e o controle dinâmico de chassi integrado. Conta ainda com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e Isofix para fixação de cadeiras infantis.
Queremos oferecer algo maior para a vida das pessoas. Não apenas vender carros.
GONZALO IBARZÁBAL
Presidente da Nissan Brasil
O conjunto propulsor combina a o motor 2.0 ciclo Atkinson aspirado de injeção direta e a gasolina de 151 cv de potência e força (torque) de 20 kgfm com o câmbio automático CVT Xtronic que simula oito velocidades. A função D-Step maximiza a força e agiliza as partidas e as ultrapassagens.
O novo Sentra conta com quatro modos de condução - Normal, Sport, Manual (com trocas pelas aletas atrás do volante) e Eco.
A suspensão dianteira é tipo McPherson e a traseira multi-link foi tropicalizada pela engenharia da Nissan do Brasil para atender as preferências do consumidor e também a qualidade das ruas e estradas do país.
Versões e preços
Nissan Sentra 2023
Advance 2.0 CVT: R$ 148.490
- Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta, ar-condicionado automático digital de duas zonas, bancos dianteiros aquecidos (o do motorista com regulagem elétrica), banco traseiro bipartido, multimídia com tela de oito polegadas, quadro de instrumentos com display em TFT de sete polegadas, câmera traseira, três portas USB, sensor crepuscular, seis airbags, alertas de colisão frontal, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e pneus 215/50 R17, monitoramento de pressão dos pneus e sistema de partida em rampa, entre outros.
Exclusive 2.0 CVT : R$ 171.590
- Acrescenta partida remota do motor, controle eletrônico de velocidade adaptativo alertas de tráfego cruzado traseiro e de prevenção de mudança de faixa, de ponto cego, visão 360 graus e detecção de objetos em movimento, som premium Bose, teto solar com controle elétrico, entre outros.
Exclusive 2.0 CVT Interior Premium: R$ 173.290
Acessórios e garantia
A venda do Nissan Senta 2023 começou nesta quinta-feira (16) com um lote especial de 100 unidades. Com o pagamento da reserva de R$ 2 mil, os compradores receberão 0 Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance), cartão combustível no valor de R$ 1 mil, uma viagem especial criada pela agência especializada em roteiros personalizados Instaviagem, com direito a duas diárias e uma mala personalizada, entre outros.
O novo Sentra conta com três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem. Também tem valores fixos para as revisões periódicas obrigatórias até 60 mil quilômetros.
Rápida avaliação
O novo Sentra mostrou muitas das suas qualidades nas ruas e estradas de São Paulo. Foram pouco mais de 120 quilômetros entre a capital paulista e Nova Odessa. Nas ruas e, principalmente nas Marginais, o sedã Nissan acompanhou o fluxo intenso sem qualquer esforço, sempre com sobra no acelerador
Nas rodovias, o bom asfalto, as pistas largas e o limite de velocidade de até 120 quilômetros por hora permitiram ao Sentra rodar tranquilo. Os 151 cv e os 20 kgfm foram bem distribuídos pelo câmbio contínuo variável. Como na cidade, também sobraram potência e força, principalmente nas acelerações e retomadas de velocidade fortes com ultrapassagens seguras.
O Sentra literalmente flutuou. O ótimo isolamento acústico, a boa calibragem da suspensão e os recursos eletrônicos garantiram baixo nível de ruído, a perfeita estabilidade e a necessária segurança.
O silêncio ignora a velocidade. O som do motor e vento só foram percebidos no limite de 120km/h das rodovias.
* Viagem a São Paulo a convite da Nissan.