Um Chevrolet Onix na cor vermelha marcou a produção de 4,5 milhões de veículos pela fábrica da General Motors de Gravataí (RS). Referência em eficiência, produtividade e sustentabilidade, a planta gaúcha é a maior operação da GM na América do Sul. O evento foi comemorado nesta terça-feira (21) com a presença de colaboradores, autoridades, fornecedores e do sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí.
O complexo industrial de Gravataí produz o Chevrolet Onix nas versões hatch e sedã, que é líder de vendas na América do Sul. O hatch foi por o carro mais vendido do país por cinco anos e perdeu a liderança em 2020 quando a produção foi suspensa por seis meses.
As negociações da GM com o governo gaúcho para a implantação do Projeto Arara Azul levaram cerca de dois anos. Concluídas, a construção da fábrica de Gravataí começou no final dos anos 90 e a inauguração ocorreu em 20 de julho de 2000. O primeiro modelo produzido foi o Chevrolet Celta, projeto nacional de um carro popular que foi sucesso de vendas por 14 anos.
O complexo de Gravataí foi a primeira unidade da GM no Brasil fora do Estado de São Paulo.
Avançada, a planta inaugurou o conceito de condomínio industrial ao reunir no seu entorno os principais fornecedores, inédito no setor automotivo mundial.
A reunião dos chamados sistemistas no mesmo local reduziu a necessidade de estoques de peças e componentes e otimizou o processo de montagem.
O primeiro Celta saiu da linha de montagem em 2 de setembro de 2000 e, cinco anos depois, a produção do pequeno hatch chegou a 500 mil unidades. O complexo gaúcho passou por expansões e atualizações para o lançamento do Prisma, em 2006, do Onix, em 2012, e dos novos Onix e Onix Plus, em 2019.
Ao longo da sua trajetória, a produção do complexo de Gravataí passou de 120 mil veículos por ano para 340 mil em 2019. Os sucessivos investimentos somaram cerca de cerca de R$ 4,5 bilhões e permitiram a ampliação da fábrica e a instalação de novos processos de automação e produção dentro do conceito de manufatura 4.0.
-Estamos muito orgulhosos por atingir esse marco, fruto do trabalho de um time multidisciplinar, treinado para atingir os mais altos padrões de qualidade – comemou o diretor executivo de Manufatura GM Gravataí.
O executivo destacou a produtividade e eficiência da planta e seus processos sustentáveis que permitem o uso inteligente dos recursos e contribuem para a preservação do meio ambiente no entorno das operações.
- Nosso objetivo agora é dar seguimento à nossa trajetória de sucesso na região e continuar contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local”, concluiu.