O visual chama a atenção, o interior esbanja espaço, conforto e conectividade e o comportamento garante a condução segura. Com sete lugares, o Trailblazer valoriza o estilo dos utilitários globais Chevrolet. Atualizado no ano passado, o robusto utilitário esportivo traz aperfeiçoamentos visuais e na conectividade. Rodamos 600 quilômetros com um Chevrolet Trailblazer Premier 2.8 TD AT6 2023, que, em versão única, tem preço a partir de R$ 379.620.
A frente robusta remete às atualizações da picape S10, com a marca em alto relevo no centro da grade entre duas barras cromadas. A gravata dourada é deslocada para a parte inferior. Os faróis com refletores, as luzes diurnas (DRL) em LED e o novo para-choque ressaltam a robustez do Trailblazer.
As rodas de 18 polegadas têm acabamento grafite e os pneus são 265/60 R18. As barras longitudinais de alumínio acompanham o teto.
Pelo porte do utilitário esportivo com altura do solo de 19 centímetros, a entrada e saída são facilitadas pelos estribos laterais. Atrás, as generosas lanternas em LED e os refletores nas pontas do para-choque completam o conjunto.
Com dimensões avantajadas de 4,88 metros de comprimento, 1,90m de largura e 1,84m de altura, a generosa distância entre os eixos é de 2,85m. O espaço permite a configuração entre até sete lugares em assentos de níveis diferentes, dispostos em três fileiras, e o volume de carga de 205 litros (sete lugares), 554 litros (cinco lugares) e 1.830 litros com os bancos rebatidos.
Conforto e espaço
Como autêntico veículo familiar, o interior privilegia o conforto. Sobra espaço para o condutor e acompanhante. A segunda fila, com bancos reclináveis, acomoda bem três adultos. Os dois assentos escamoteáveis da última fila têm acesso fácil e fazem a alegria das crianças.
O acabamento interno premium combina o revestimento em couro, materiais macios e plástico com detalhes cromados e em preto brilhante. O motor e o ar-condicionado foram acionados a distância pelo aplicativo MyChevrolet, que permitiu também a verificação de diversas funções do veículo.
A direção elétrica e o ajuste elétrico do banco do condutor facilitaram a condução do utilitário de quase 5m de comprimento e mais de 2 toneladas de peso na cidade, mas foi na estrada que o Trailblazer mostrou suas virtudes.
O multimídia MyLink é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio como o Spotify nativo. A tela digital de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz mostra as imagens do GPS em 3D e da câmera de ré. A conexão dos celulares no Onstar 4G Wi-Fi é intuitiva e permitiu até sete dispositivos simultâneos. O ar-condicionado conta com dutos também para a segunda fila de bancos.
O utilitário esportivo familiar conta com seis airbags, sistema Isofix, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, monitoramento da pressão dos pneus, controles de estabilidade, tração, declives e assistente de partida em aclives. Tanto nas ruas quanto nas estradas, os avançados recursos eletrônicos de apoio à condução reduziram os riscos de acidentes.
Ruas e estradas
O comportamento da Trailblazer 2023 foi próximo ao modelo da linha 2022, quando o utilitário esportivo grande ganhou novo visual e aperfeiçoamentos no interior, na segurança, na tecnologia e a atualização do conjunto propulsor.
O motor 2.8 turbo diesel de 200 cv e força (torque) de 51 kgfm atua combinado com o câmbio automático de seis velocidades e troca sequencial de marchas. O conjunto conta também com bloqueio do diferencial traseiro e a trações 4x4 e 4x4 reduzida.
Nas ruas, mas principalmente na estrada, sobraram potência e força apesar das mais de 2 toneladas do Trailblazer. As trocas de marchas foram rápidas e silenciosas sempre com folga no acelerador. Ficou a expectativa de um melhor aproveitamento do propulsor com um câmbio de oito ou nove velocidades.
Comportamento dinâmico
Com quase 5m de comprimento, o utilitário esportivo grande ignorou o tamanho e o peso. Ágil no trânsito urbano, também exigiu respeito dos demais condutores que hesitaram em se aproximar. As arrancadas foram rápidas e ultrapassagens seguras no intrincado trânsito urbano.
A direção elétrica facilitou o estacionamento nas vagas apertadas das ruas, garagens e estacionamentos. O apoio da câmera de ré - com imagem de alta resolução e sensores - foi decisivo nas manobras em espaço reduzido. O alerta de ponto cego e tráfego cruzado reduziram os riscos de acidente.
O Trailblazer rodou tranquilo com condutor e acompanhante e, ainda melhor, com seis passageiros e bagagem na autoestrada Porto Alegre/Osório, na BR-101, na Estrada do Mar, na Rodovia do Parque e na BR-116. A direção elétrica respondeu bem nas rodovias e nas estradas de terra.
Nas curvas, em velocidade mais elevada, o utilitário manteve a estabilidade com leve balanço da carroceria. A boa suspensão absorveu irregularidades do pavimento sem transmitir a vibração para o interior e baixo nível de ruído.
Nas rodovias com velocidade de até 110 km/h, mas também nas limitadas a 80 km/h, os alertas de colisão frontal, de saída de faixa e de ponto cego ajudaram. Junto com os controles de estabilidade e tração e sistema de frenagem autônoma de emergência reduziram os riscos de acidentes, principalmente nas velocidades mais elevadas. Os assistentes de partida em aclive e controle de velocidade em declive também colaboraram.
O consumo de diesel durante a avaliação foi melhor em relação ao indicado pelo Inmetro, de 8,2 km/l no trânsito urbano e de 10,3 km/l no rodoviário. Como sempre, ocupantes, fluxo do trânsito, tipo de rodovia, modo de condução e até o tempo e a temperatura influenciam. Nossas medias ficaram de 7,9 km/l a 9,6 km/l na cidade conforme o fluxo. Na estrada, em velocidade constante, foram de 12,1 km/l a 14,5 km/l, a 80km/h, e de 10,8 km/l a 12,5 km/l, a 110 km/h.
Conclusão
O Chevrolet Trailblazer é um utilitário esportivo para quem precisa de sete lugares, mesmo que para uso eventual, com conforto, desempenho e segurança. Típico veículo familiar, é bem completo na versão única Premier com avançadas conectividade e tecnologia de condução semiautônoma. Como sempre, é importante avaliar o uso e a relação custo-benefício em comparação com os concorrentes, o Jeep Commander, o Caoa Chery Tiggo 8 e o Toyota SW4.