A maior feira de transporte e logística da América Latina volta a ser presencial depois de dois anos, quando foi suspensa pela pandemia da coronavírus. A 23ª Fenatran ocorrerá em São Paulo, cidade onde também será a apresentação do novo Peugeot e-2008 elétrico. No autódromo de Tarumã, em Viamão, será a vez do lançamento da versão envenenada do Pulse marcar a volta da Abarth ao Brasil.
Numa área superior a 100 mil metros quadrados, mais de 500 empresas mostrarão as principais novidades em transporte e logística. Além dos caminhões, fornecedores de componentes, serviços de logística e, tecnologia, entre outros, movimentarão o São Paulo Expo, com novidades em eletrificação, inteligência artificial e sustentabilidade.
O evento realizado pela RX Reed Exebitions com apoio da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea) e entidades dos segmentos de transporte e logística terá diversas atividades paralelas. A abertura ao público será nesta segunda-feira (7) e o encerramento na sexta-feira (11).
Nas perspectivas 2023, sustentabilidade, diversidade e inclusão serão temas que prometem mais de 40 horas de conteúdo e debate. Os organizadores estimam a presença de público especializado de mais de 65 mil visitantes e negócios em torno dos R$ 9 bilhões.
Em uma pista de dois quilômetros no interior do São Paulo Expo, a Fenatran Experience permitirá aos visitantes habilitados o test-drive de novas tecnologias de apoio à condução, conforto e segurança dos caminhões que estão chegando ao mercado. Serão veículos da Ford, Iveco, Jac, Mercedes-Bens, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Propulsão elétrica do 2006
O visual do utilitário esportivo Peugeot e-2008 remeterá ao irmão compacto e-208 com a frente marcada pelas luzes diurnas (DRL) em forma de dentes de leão e detalhes cromados. As lanternas traseiras em posição elevada são ligadas por uma faixa preto brilhante com o nome Peugeot.
O acabamento interno também remete ao e-208, mas com mais espaço em relação ao hatch. Direção elétrica e instrumentos digitais, o multimídia tem tela de 10 polegadas.
Montado sobre a plataforma e-CMP da Stellantis, conjunto propulsor do utilitário esportivo compacto deverá ser compartilhado com o hatch. O motor elétrico de 136 cv e força (torque) de 26,51 kgfm atua com a bateria de 50 kWh. A autonomia fica em torno de até 345 quilômetros, pelo ciclo WLTP, e a velocidade máxima é limitada em 150 quilômetros por hora.
Volta do escorpião
O retorno da Abarth, a divisão esportiva da Fiat, ao país foi confirmado no Big Brother Brasil 2022, quando também foi mostrada a versão envenenada do Pulse que seria o prêmio do vencedor do reality show da Rede Globo. Como modelo de alto desempenho, a apresentação e o test-drive do Pulse Abarth para a imprensa ocorrerá no Autódromo de Tarumã nesta quarta-feira (8).
O visual e o interior esportivos identificarão o Pulse Abarth. Para-choques dianteiro e traseiro, grade, para-lamas e adesivos laterais e os logotipos do escorpião, entre outros detalhes diferenciarão o Abarth do irmão Fiat.
O interior escurecido, os bancos em couro ecológico preto e detalhes em vermelho serão exclusivos. O quadro digital de instrumentos terá também indicadores da pressão do turbo e a força G. A multimídia flutuante de 10,1 polegadas e o freio de estacionamento eletrônico rementem ao Fiat Fastback.
O motor turbo 1.3 T270 turbo flex de até 185 cv e força (torque) de 27,5 kgfm com etanol, atuará combinado com o câmbio automático de seis velocidades. A direção, freios e suspensão serão recalibrados para atender o comportamento esportivo.
O Pulse Abarth acelerará de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos e superará a velocidade máxima de 210 km/h.
.