A nova gama de caminhões pesados Super e a linha de motores P8/Euro 6 com melhor desempenho, economia de operação e redução do consumo de combustível serão as novidades da Scania para 2023. Os novos veículos e propulsores serão apresentados da na Fenatran 2022 (23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga) quando a montadora anunciará também o aluguel de caminhões no Brasil pela Scania Locação. O evento ocorrerá de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo.
Para atender ao P8, a Scania definiu duas estratégias. Ter uma nova linha de motores P8/Euro 6 que atendem todos os segmentos de atuação com economia de diesel de 2% sobre a geração atual. E criar uma nova gama dentro da categoria dos pesados, a Super, para elevar ainda mais o patamar de resultados dos clientes que atuam nas faixas de potência mais vendidas do mercado. Os atuais caminhões equipados com motores a gás -GNL, GNV e biometano - continuarão em produção.
A Scania sueca investiu dois bilhões de euros no projeto do novo motor e a filial brasileira R$ 1 bilhão no desenvolvimento e atualização dos propulsores.
Os novos caminhões Super e a linha de motores P8/Euro 6 atendem os controles de emissões que vigorarão a partir de 1.º de janeiro de 2023, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), equivalente à lei europeia Euro 6.
Transporte sustentável
O Super é um dos trunfos da Scania na transição a um sistema de transporte mais sustentável. Com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna – proporciona até 8% de economia –, tem potências próprias e um exclusivo e novíssimo trem de força - explica o diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Silvio Munhoz.
A nova gama Super abrange veículos pesados com avançadas tecnologias de segurança e propulsão. Traz avançado trem de força com novos motor, câmbio, eixo cardan e diferencial. O motor Super, lançado há pouco mais de um ano na Europa, traz recursos que aumentaram a potência e reduziram o consumo de combustível de 8% sobre a geração atual de motores Euro 5 da marca.
Conjuntos propulsores
Os motores Super diesel de 13 litros são disponíveis em quatro potências - 420, 460, 500, 560cv – e força (torque) de 234,5 kgfm, 254,9 kgfm, 270,2 kgfm e 285,5 kgfm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 15,2 kgfm em relação à geração atual e de 10,59 kgfm na versão de 560cv. O R 560 Super de 285,5 kgfm será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.
A gama Scania Super será equipada com a nova geração das caixas de transmissão automatizada Opticruise com carcaça em alumínio, mais leves até 70 quilos. Os modelos Super 420cv e 460cv levarão a caixa de câmbio G 25. Já as versões de 500cv e 560cv terão a G 33.
Todas estas mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração atual de motores Euro 5 da marca
SILVIO MUNHOZ
Diretor geral Operações Comerciais Scania do Brasil
Todas as versões da gama Scania Super ainda dispõem, de série, do freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção.
O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder, que permanece opcional, aumenta a segurança do veículo.
Os dois sistemas juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.
A nova unidade de otimização do tanque de combustível é outro recurso do Scania Super que garante a utilização máxima do combustível. Com o novo sistema, passou de 87% para 97% de diesel utilizável nos tanques, o que significa um ganho de carga útil transportada ou o alcance estendido.
No Super, o sistema de tratamento de gases (silencioso) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32. O filtro quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6 aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância.
Os motores Euro 6 foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto, o que reduzirá a necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual.
Os caminhões rígidos ou chassi plataforma ganham várias novas posições de montagem dos tanques de combustível e de Arla 32, o que permite melhor distribuição do peso no chassi e maior carga útil.
Conforto e ergonomia
As atuais cabines dos caminhões lançadas em 2019 terão novidades. Os veículos da nova linha P8/Euro 6 e a gama Super terão cor preta em um tom mais suave. Os modelos da configuração Super passam a contar com quebra-sol interno elétrico ajustado por botão atrás do volante.
A cabine da nova geração de caminhões lançada Brasil em 2018 e com entregas a partir de fevereiro de 2019 já atendem a legislação. A montadora ressalta que desde a chegada da Nova Geração de caminhões, a eficiência energética teve evolução com até 20% de economia de combustível sobre a gama anterior – a famosa Séries P, G e R. A eficiência foi fortalecida pelo lançamento do Acelerador Inteligente e do Acticruise. Agora, ainda mais eficiente com os 8% superior à gama Euro 5.
A nova linha de motores Euro 6, que será chamada de otimizada, e o Super usarão as cabines atuais.
- As nossas cabines P, G, R e S estão atualizadas e atendendo os clientes de forma perfeita. O que estamos mudando é no coração da cabine, onde tudo começa para mover o caminhão pelas estradas, o motor afirma o diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil, Alex Nucci.
A identificação dos veículos Super na cabine estará nas laterais das portas e na parte superior da grade dianteira, abaixo do nome Scania. O cliente poderá adicionar um adesivo, opcional, no topo da cabine entre os faróis superiores.
Os novos caminhões receberam a evolução do sistema de segurança de auxílio ao condutor (ADAS) com assistência à condução e prevenção de acidentes de trânsito. A nova geração do ADAS inclui alertas de ponto cego e de pedestres por sinalização sonora e visual, além da vibração do assento do condutor. Os caminhões contam também com direção elétrica ativa e controle eletrônico de velocidade adaptativo com “stop and go”.
Na estrada
A versatilidade dos novos caminhões Super foi testada em um condomínio em Itupeva, no interior de São Paulo. Rodamos cerca de 10 quilômetros com o 460R com 10 toneladas na carreta graneleira. Com direção elétrica, transmissão automatizada e controle eletrônico de velocidade, rodou fácil no percurso com trechos de aclive e declive acentuados.
O funcionamento do grupo propulsor foi perfeito, a transmissão aproveitou a potência e força do motor com trocas de marchas rápidas e silenciosas. O nível de ruído interno foi mínimo com o veículo rodando na velocidade de 50 quilômetros por hora.