A nova geração do HR-V está completa. O conjunto propulsor com motor turbo flex de 177 cv e câmbio automático CVT, detalhes visuais, interior sofisticado e mais conectividade diferenciam as versões Advance e Touring das opções EX e EXL equipadas com motor aspirado. Depois de rodarmos cerca de 200 quilômetros com os modelos de entrada, agora rodamos com as topo de linha no litoral de Santa Catarina. O New Honda HR-V 2023 tem preços de R$ 142.500, na versão EX, a R$ 184.400, na Touring.
O novo HR-V, lançado em agosto nas versões com motor aspirado, soma cerca de 15 mil pedidos incluindo as opções turbo, dos quais três mil das EX e EXL já estão com os proprietários. A falta de componentes comprometeu a entrega do volume significativo das reservas feitas. A Honda pretende recuperar a produção e reduzir a lista de espera ainda neste ano.
O espaço, a conectividade, a segurança e a economia de combustível avançaram nas versões EX e EX da nova geração do utilitário esportivo Honda.
Agora, além do melhor comportamento do conjunto propulsor com motor turbo flex e câmbio automático CVT, a Advance e a Touring somam detalhes visuais, interior mais sofisticado e, no caso da topo de linha, ainda plataforma de conectividade myHonda Connect.
A grade tipo colmeia com detalhes em preto brilhante, os faróis full LED com cobertura cromada, as luzes diurnas (DRL) em LED e os para-choques dianteiro e traseiro mais esportivos personalizam a versão Touring.
A cobertura em plástico preto brilhante liga os para-choques e as rodas exclusivas diamantadas são de 17 polegadas com pneus 215/60 R17. As lanternas traseiras escurecidas em LED ligadas por uma barra horizontal também em LED e duplo escapamento completam o harmônico conjunto.
Interior e conectividade
Acesso por aproximação e partida por botão, o interior tem acabamento de dois tons em couro, materiais macios e detalhes cromados. Banco do condutor tem ajustes elétricos. O quadro de instrumentos tem tela de TFT de sete polegadas personalizável e velocímetro analógico.
O multimídia conta com tela de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz, interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Mostra também imagens das câmeras lateral e de ré multivisão.
O ar-condicionado digital automático é de duas zonas. A recarga do celular é por indução. A Touring conta ainda com sensores de estacionamento e de chuva, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags e Isofix para fixação da cadeirinha infantil, entre outros.
O myHonda Connect, inédita plataforma de conectividade, está disponível nas versões com propulsor turbo. O aplicativo de serviços traz informação, segurança e controle do veículo pelo celular.
O Magic Seat, versátil sistema modular, facilita o transporte de grandes objetos com o rebatimento dos bancos de acordo com o espaço, sem comprometer o conforto. O acesso ao porta-malas tem opções elétrica, abertura por aproximação com o pé sob o para-choque e fechamento por afastamento.
O pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor Honda Sensign é de série em todas as versões.
Comportamento dinâmico
O Touring ignorou o trânsito congestionado de Florianópolis, no começo da manhã, e da BR/101 em direção à Praia do Rosa. Foram cerca de 200 quilômetros no percurso urbano e de ida e volta na região do litoral catarinense. O tempo fechado na saída da capital e a chuva no retorno não comprometeram a breve avaliação.
Se a primeira impressão do EXL, avaliado em São Paulo, mostrou o avanço no comportamento do HR-V, com o Touring foi um salto. Afinal, além dos aperfeiçoamentos, como versão topo de linha, são 51 cavalos de diferença do motor turbo para o aspirado.
O utilitário esportivo rodou mais ágil, rápido e solto sem comprometer o conforto, a estabilidade e a segurança. Os aperfeiçoamentos na direção elétrica e na suspensão em conjunto com o Honda Sensing melhoraram o comportamento dinâmico e facilitaram a condução precisa e segura.
Como ocorreu em São Paulo, sob forte chuva, o controle eletrônico de velocidade adaptativo, sistemas de frenagem para mitigação de colisão, de assistência de permanência em faixa e de mitigação de evasão de pista facilitaram a condução e aumentaram a segurança.
O uso de novos materiais absorventes reduziu o nível de ruído interno, mínimo dentro do limite de velocidade máxima de 110 quilômetros por hora, na BR-101.
Conjunto propulsor
O novo motor de quatro cilindros em alumínio, turbo e injeção direta de combustível não brincou em serviço. Além do modo Normal, eficiente no Eco (econômico), mostrou a sua força no Sport, quando a condução do HR-V tem a direção mais firme e aceleração mais rápida. Combinado com o câmbio automático tipo contínuo variável (CVT), que simula sete velocidades, sempre sobrou potência e força tanto nas ruas quanto nas estradas para os 177 cv e torque de 24,5 kgfm com etanol ou gasolina.
Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, o novo HR-V Advance e Touring têm consumo urbano de 7,9 km/l (etanol) a 11,3 km/l (gasolina) e, rodoviário, de 8,8 km/l a 12,6 km/l nas mesmas condições.
Versões e preços
New Honda HR-V 2023
- EX – R$ 142.500
- EXL – R$ 149.900
- Advance – R$ 176.800
- Touring – R$ 184.500
Fonte: Honda