O Yaris XS avançou no visual, no interior, no conjunto propulsor e na segurança. Os novos recursos eletrônicos de auxílio à condução aumentaram o conforto e melhoraram a dirigibilidade. Rodamos cerca de 600 quilômetros com um Toyota Yaris XS 2023 sedã que tem preço a partir de R$ 107.950, exceto em São Paulo.
O conjunto óptico espichado, a generosa grade e o para-choque com amplas aberturas e as luzes diurnas (DRL) em LED foram aperfeiçoados. A grade tipo colmeia, com o logotipo da marca no centro, recebeu uma linha cromada. As rodas de liga leve de 15 polegadas têm novo desenho. A traseira permaneceu inalterada com as lanternas em LED.
O interior escurecido do sedã remete ao hatch que já testamos. O veículo conta com acesso por aproximação, partida por botão e direção elétrica, os bancos e as laterais das portas têm novo revestimento em couro e tecido.
No painel, uma costura simula couro e, como no console, detalhes são na cor prata. O quadro de instrumentos com mostradores analógicos e digitais é bem completo. Os grafismos coloridos são de fácil visualização. A tela de TFT tem 4,2 polegadas e o computador de bordo tem 16 funções. O ar-condicionado é automático e digital.
A central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, interativa com Android Auto, Apple Carplay e aplicativos por cabo. A tela mostra também as imagens da câmera de ré. Os passageiros do banco traseiro contam com duas entradas USB.
Com 4m42cm de comprimento, 1m73cm de largura, 1m49cm de altura e distância entre eixos de 2m55cm, o interior do Yaris acomoda bem condutor e acompanhante. No banco traseiro, o espaço leva melhor dois adultos e uma criança, principalmente para garantir conforto em viagens. O bom porta-malas leva 473 litros.
Comportamento dinâmico
O desempenho do Yaris sedã foi próximo ao do hatch com o qual compartilha plataforma, conjunto propulsor, interior, conectividade e tecnologia, mas deixou a impressão de ser um conjunto com melhor comportamento dinâmico como decorrência do terceiro volume.
A direção elétrica, leve sem comprometer a dirigibilidade, garantiu perfeito domínio do Toyota nas ruas e estradas gaúchas. O conjunto propulsor, com aperfeiçoamentos para atender as normas do Proconve P7, manteve a mesma potência e força. O uso do modo Eco ou Sport permitiu aproveitar melhor o desempenho do Yaris.
O modo Eco favoreceu o consumo de combustível com respostas mais lentas do acelerador. Nas ruas e estradas, principalmente em ultrapassagens, o Sport antecipou a troca de marchas e agilizou a retomada de velocidade, com respostas mais efetivas do conjunto propulsor e também a troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante.
Os 105 cv de força (torque) de 14,3 kgfm (gasolina) até 110 cv e 14,9 kgfm (etanol) combinados com o câmbio automático tipo CVT (contínuo variável) de sete velocidades permitiram ao sedã Toyota rodar seguro. O desempenho foi bom com o condutor e acompanhante, mas sentiu o peso com quatro passageiros.
Conforto e baixo ruído
A suspensão foi perfeita no sedã. Macia, privilegiou o conforto sem comprometer a estabilidade, mesmo com o Yaris lotado. Absorveu as irregularidades comuns nas ruas e estradas como buracos e quebra-molas. O baixo nível de ruído interno aumentou acompanhando a rotação do motor em velocidades mais elevadas ou em trechos prejudicados pelo piso deficiente e no paralelepípedo.
Com sete airbags — frontais, laterais, de cortina e de joelho para o condutor —, recursos como freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e assistente de frenagem, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa foram complementados pelo pacote Safety Sense com sistema pré-colisão, alerta e aviso de saída de faixa, entre outros.
O consumo de etanol durante o teste teve médias de 8,9 km/l a 12,6 km/l conforme o fluxo de trânsito. Na estrada, em velocidade constante, ficaram de 11,3 km/l a 15,3 km/l a 80 km/h e de 10,9 km/l a 11,8 km/l a 110 km/h.
Conclusão
O comportamento do Yaris sedã foi próximo ao do hatch com o desempenho adequado às características do conjunto propulsor. Bem completo, como um sedã compacto familiar, a versão avaliada, a XS, rodou pelas ruas e estradas com conforto e segurança que aumentaram com o novo pacote Safety Sense. Como sempre, na decisão de compra, deve ser avaliado o uso e a relação custo/benefício e considerado que o sedã Toyota, na versão intermediária, tem preço bem competitivo em relação aos concorrentes.