Os detalhes visuais externos e internos, a sofisticação e o bom desempenho sem comprometer o consumo de combustível valorizam o Onix RS. O conjunto propulsor atualizado com aperfeiçoamentos no motor 1.0 turbo é compartilhado com as versões mais caras do hacth. Rodamos 600 quilômetros por Porto Alegre o Litoral com um Chevrolet Onix RS 2023 que tem preço sugerido a partir de R$ 103.520.
A esportividade diferencia o Onix RS principalmente pelos detalhes visuais da frente.
A grade tipo colmeia, os spoilers nas extremidades do para-choque, os faróis tipo projetor com máscara negra, as luzes diurnas (DRL) em LED, as molduras em preto brilhante, o logotipo RS vermelho e a gravata Chevrolet escurecida criaram um visual forte e esportivo que chama a atenção para a versão esportiva do hatch.
Os retrovisores em preto metálico, as rodas em alumínio de 16 polegadas também na cor preta, com pneus de perfil baixo 195/55 R16, e as saias na cor do veículo destacaram as laterais e criaram a sensação de o carro parecer mais baixo, colado no chão.
O teto preto, o generoso aerofólio que parece "flutuar" sobre a tampa do porta-malas, o spoiler integrado ao para-choque e o logotipo com acabamento também na cor preta completam o harmonioso conjunto esportivo. As lanternas são em LED.
Interior e conectividade
O interior escurecido contrasta com os detalhes em vermelho como nas molduras do painel. Também o grafismo do quadro de instrumentos com tela de LCD de 3,5 polegadas e ponteiros iluminados por LED.
O volante esportivo multifuncional de base reta tem costuras vermelhas e a tradicional gravatinha que identifica a marca é escurecida.
Os bancos envolventes com apoio integrado têm revestimento em couro sintético e tecido.
O multimídia MyLink com tela de oito polegadas sensível ao toque e por voz é interativo com Android Auto e Apple CarPlay e aplicativos por conexão sem fio.
O hatch Chevrolet também tem Wi-Fi nativo, sistema OnStar e airbags frontais e laterais.
Comportamento dinâmico
Com aperfeiçoamentos no motor para atender às normas do Proconve L7, o comportamento do RS foi semelhante ao do modelo 2022 e das outras versões que já testamos. Modelo intermediário entre o LTZ e o Premier, a opção esportiva tem praticamente os mesmos recursos da primeira.
Nas ruas e nas estradas o bom comportamento do RS agradou pela agilidade, dirigibilidade, conforto e segurança. Rápido no trânsito urbano, rodou forte nas rodovias sem a necessidade de pisar fundo no acelerador. Nas BR/290 entre Porto Alegre e Osório e a BR/101 até Capão da Canoa mostrou sua potência e força.
A direção elétrica facilitou rodar no fluxo congestionado e acompanhar o fluxo.
Também ajudou nas manobras de estacionamento, mas sentimos a falta do auxílio da imagem da câmera de ré na tela do multimídia, disponível na versão Premier.
O conjunto propulsor recebeu ajustes na alimentação do motor, na exaustão e no tanque de combustível.
Os programas das centrais eletrônicas que controlam o motor e o câmbio foram reprogramados para atender as normas de emissões do Proconve L7.
O motor 1.0 turbo de 116 cv e a força (torque) de 16,3 kgfm (gasolina) combinado com o câmbio automático de seis velocidades garantiu bom desempenho ao Onix, semelhante ao do modelo 2021.
O comportamento do hatch Chevrolet foi limitado às características do conjunto propulsor sem pretensões esportivas.
Respostas rápidas e precisas permitiram ultrapassagens rápidas e seguras com baixo nível de ruído interno e pleno controle do Onix.
Ágil nas curvas e trechos sinuosos, a boa suspensão, firme sem comprometer o conforto, absorveu irregularidades do piso e facilitou passar por quebra-molas e buracos.
Os freios com ABS e os controles de estabilidade e tração facilitaram a condução.
O consumo de combustível foi um dos pontos altos o Onix, um dos carros mais econômicos do seu segmento. Com gasolina, na cidade, as médias ficaram de 11,6 km/l e 14,1 km/l acompanhando o fluxo. Na estrada, em velocidade constante, variou de 12,9 km/l a 21,3 km/l (80 km/h) e de 13,9 km/l a 18,3 km/l (110 km/h).
Conclusão
O Chevrolet Onix RS valoriza a esportividade visual por detalhes externos e internos. O espaço, o conforto, o desempenho dentro das limitações do conjunto propulsor e consumo de combustível recomendam o hatch como um carro diferenciado sem pretensões esportivas. Como sempre, no momento de compra, é importante avaliar o custo/benefício em relação ao uso e versões da própria marca como a LTZ e a Premier.