A inovação, a sustentabilidade e a tecnologia são as principais características dos novos pneus Pirelli. A empresa olha para o futuro com a busca de energia renovável, neutralidade em carbono e produtos sustentáveis. Os novos pneus Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT e a tecnologia Seal Inside, que permite rodar com pneu furado por um objeto de até quatro milímetros, foram apresentados semana passada, no Campo de Provas Panamericano, em Elias Fausto, no interior de São Paulo.
Os novos pneus para automóveis e utilitários esportivos foram testados em condições severas nas diversas pistas do Circuito Panamericano. Inaugurado em 2020, é maior complexo multipistas da América Latina e um laboratório a céu aberto para desenvolvimento de produtos da Pirelli, e das principais montadoras do mundo. São sete pistas para testes distintos numa área de 1,65 milhão de metros quadrados.
Os novos produtos lançados pela Pirelli possuem trajetórias distintas. O Cinturato P7, com mais de 70 anos de evoluções, é um pneu de desenvolvimento global. O Scorpion também é global e chega para atender o segmento de utilitários esportivos com uso 100% on-road. Já o Scorpion HT foi desenvolvido no Brasil para 70% para uso urbano e 30% fora de estrada. A tecnologia Seal Inside é uma inovação em que uma massa interna auto veda o pneu em casos de perfurações na banda de rodagem e evita a perda de pressão em 85% dos casos.
Lançar esses novos produtos na América do Sul e Central acentua ainda mais a importância da região no cenário mundial como mercado líder e importante para a Pirelli
CESAR ALARCON
CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América Latina.
Esses pneus são resultados de evoluções constantes que nossos times de Pesquisa e Desenvolvimento vêm fazendo, tornando nossos pneus ainda mais tecnológicos, eficientes, com maior desempenho e que entregam ainda mais segurança e sustentabilidade para o consumidor, destacou o principal executivo e vice-presidente executivo da Pirelli para a América Latina, Cesar Alarcon.
Cinturato P7
Destinado aos segmentos de médio e alto desempenho, o novo CINTURATO P7 foi projetado para veículos de passeio com foco na performance em diversas condições de dirigibilidade. O novo perfil, desenho de banda de rodagem e compostos garantem segurança, eficiência, sustentabilidade e performance.
A segurança é a principal característica do novo Cinturato P7, garante a Pirelli. Além de melhorar a dirigibilidade em piso seco, também melhora a dirigibilidade em piso molhado, aquaplanagem e frenagem, em particular. Também melhora o consumo de combustível em quatro por cento (medido no ciclo do padrão de testagem WLTP) e as emissões de CO₂.
As arestas da banda de rodagem foram suavizadas com melhor contato ao solo e o que reduz a distância de frenagem em relação à geração anterior. As ranhuras reduzem os riscos de aquaplanagem e melhoram o controle e a dirigibilidade.
A banda de rodagem trabalha em sinergia com a eletrônica do carro para frear mais cedo. Testes realizados pela Pirelli na frenagem a 100 km/h mostraram que o novo P7 precisa em média de quatro metros a menos para parar com uma redução entre sete e 10%.
O pneu ficou mais leve e a sua construção utiliza novos materiais elásticos sintéticos que podem mudar de acordo com a temperatura de trabalho. O resultado foi melhor eficiência, menor consumo de combustível e redução do ruído. Com medidas do aro de 16” a 18” cobre cerca de 70% de cobertura do segmento-alvo.
Scorpion
Produto mundial, o Scorpion tem como foco atender os segmentos de crossovers e utilitários esportivos em piso 100% pavimentados. Com novos perfil e banda de rodagem, sua proposta é proporcionar os melhores níveis de segurança, eficiência, sustentabilidade e performance, além da redução de ruído e maior vida util.
Com medidas de aro de 16 polegadas a 19 polegadas, o Scorpion cobre cerca de 60% da frota do segmento-alvo. Também tem 15 medidas homologadas e 17 homologações em curso no biênio de 2021-2022.
Scorpion HT
Desenvolvido pela engenharia brasileira, o Scorpion HT é destinado para picapes e utilitários esportivos com circulação 70% asfalto e 30% fora de estrada. Sua versatilidade permite alternar o uso em asfalto e fora de estrada em terrenos acidentados. A banda de rodagem gera menor resistência ao rolamento e reduz o consumo de combustível e emissões em qualquer piso.
Os blocos da banda de rodagem favorecem a autolimpeza, o que deixa os sulcos sempre limpos e garante a tração. A carcaça está preparada para absorver impactos dos buracos na rua ou obstáculos no fora de estradas. Com 17 medidas de aro 15” ao 20”, o Scorpion HT cobre cerca de 50% de cobertura da frota do segmento-alvo.
Seal Inside
Criada para dar mais proteção, segurança e tranquilidade ao condutor, a tecnologia Seal Inside agora é fabricada também no Brasil, na planta de Feira de Santana, no interior da Bahia. A tecnologia pode ser manufaturada nas linhas Pirelli Scorpion, Pirelli Cinturato e Pirelli P Zero.
A Seal Inside evita a perda de pressão de ar dos pneus em casos de perfurações por um objeto de até quatro milímetros de diâmetro localizado na banda de rodagem e permite que o veículo continue rodando. Quando o pneu é perfurado, uma massa vedante incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabiliza todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Quando o objeto é removido do pneu, a massa vedante vai para o interior do orifício e sela a perfuração.
A tecnologia Seal Inside pode ser usada em qualquer tipo de veículo como hatchs, crossovers e utilitários esportivos de aro 16” a 19”. Serão 20 medidas disponíveis, representando aproximadamente 70% de cobertura do segmento-alvo, com seis homologação em andamento para 2022 e 2023.
Nas pistas
Os testes dos novos pneus ocorreram nas diversas pistas do circuito. Na de alta velocidade, com 3,2 quilômetros, conhecida como o mini circuito de Estoril, dirigimos um Corolla que, rodando dentro dos limites, mostrou as características do Cinturato P7, principalmente a estabilidade nas curvas de alta velocidade. Já na pista com jatos de água, foi a vez do Audi A4 enfrentar o piso molhado com a mesma segurança do piso seco. Nos 5,6 quilômetros do percurso fora de estrada, a Fiat Toro calçada com os pneus Scorpion HT enfrentou buracos, quebra-molas, terreno em desnível, areia e brita entre outros obstáculos. O teste de frenagem do P7 ocorreu com um Renegade numa reta molhada em que o utilitário esportivo parou cerca de 10% antes em relação ao pneu anterior.