A esperada chegada do Pulse ocorreu. O lançamento foi nesta terça-feira (19) quando a Fiat revelou as versões e os preços complementando os spoilers e websérie de apresentação que começaram em maio no BBB 21. O primeiro utilitário esportivo da marca italiana avança na conectividade e tecnologia. São cinco opções com três versões de acabamento, duas de motores e outras duas de câmbios. O Fiat Pulse 2022 tem preços a partir de R$ 79.990, no modelo de entrada Drive 1.3 manual a R$ 115.990, na topo de linha Impetus TF CVT.
Desenvolvido pela engenharia brasileira da Fiat e destinado ao mercado nacional e dos países latino-americanos, o Pulse chega no momento em que os utilitários esportivos superam os hatchs e sedãs no país. Com a proposta de ser o mais avançado em design, propulsão, segurança e tecnologia, concorrerá num segmento com 18 modelos e que teve diversos lançamentos nos últimos meses.
Estrutura e visual
Montado sobre a nova plataforma modular MLA, o visual remete ao Argo reforçado. O utilitário compartilha alguns componentes com o hatch mas a Fiat ressalta que fez mudanças estruturais e nos materiais para aumentar os níveis de robustez e conforto e desempenho. Para maior proteção e a absorção da energia de impactos frontais, laterais e traseiros, 87% de aços utilizados são de alta e ultra-alta resistência.
O visual robusto tem a frente alta, para-choque elevado, grade frontal generosa com o logo Fiat e a as cores da bandeira italiana no canto inferior direito. O grupo óptíco conta com faróis, luzes diurnas e auxiliares de neblina em LED. .
As caixas de rodas em plástico preto, as barras no teto e acabamento diferenciado sob os vidros em cada opção marcam as laterais. As rodas de liga são exclusivas para cada versão. Na traseira, as lanternas tridimensionais em LED e o para-choque são exclusivos. O Pulse estreia duas cores novas e exclusivas, Azul Amalfi e Cinza Strato, que podem ser combinadas com o teto bicolor, preto ou cinza na Impetus, e preto como opcional nas demais, menos na versão de entrada.
Interior e conectividade
O Pulse é mais mais comprido, alto, largo e espaçoso do que o Argo. São 4,10 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,58 m de altura e 2,53 metros de entre-eixos. O porta-malas também cresceu e leva 370 litros. No interior, bancos preparados para airbags laterais e 18 porta-objetos.
O interior do utilitário esportivo combina o estilo italiano com o toque brasileiro. Acabamento diferenciado, o painel combina tons prata e cinza com detalhes prateados como ao redor dos comandos no volante e na borda da manopla do câmbio. Os bancos em malharia ou em couro sintético têm costuras aparentes.
O novo volante multifuncional, além das aletas para a troca sequencial de marchas, também traz o botão de acionamento do modo Sport. O quadro digital de instrumentos é de sete polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas interativa sensível ao toque e comando por voz ou pelo volante, é compatível com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Nas versões básicas a tela é de oito polegadas.
O sistema de conectividade inclui o Fiat Connect Me já utilizado pela Toro. A plataforma atua remotamente aplicativo no celular, relógios e assistes virtuais como Alexa da Amazon e o o Google. Permite travar e destravar as portas, ligar e desligar o veículo e a climatização, alertas de condução e chamada de emergência, entre outros. O carregamento do celular é por indução e Pulse traz ainda conexão via internet 4G que permite por Wi-Fi a conexão de até oito aparelhos simultâneos. e tecnologia.
Propulsão e tecnologia
Os conjuntos propulsores do utilitário esportivo combinam motores 1.3 aspirado e 1.0 turbo flex com câmbios manual de cinco marchas e automático tipo continuo variável (CVT) que simula sete velocidades. Nas versões de entrada, o 1.3 Firefly de 101 cv (gasolina) a 109 cv e força (torque) de 14,2 kgfm atua com o câmbio manual ou CVT.
O Pulse é o primeiro Fiat equipado com novo motor motor de três cilindros, 1.0 Turbo 200 Flex com bloco em alumínio, injeção direta de combustível e tecnologia MultiAir.
O propulsor gera de 125 cv (gasolina) a 130 cv (etanol) e força (torque) de 20,4 kgfm com os dois combustíveis.
A atua com o câmbio automático do tipo CVT que simula sete velocidades e conta com três modos: Normal (eficiência e conforto), Manual (borboletas atrás do volante) e Sport (acionado por um botão vermelho no volante) que ajusta a direção e o acelerador para melhor desempenho.
O Pulse traz recursos eletrônicos como mudança automática de faróis alto/baixo, aviso de saída de faixa, freios ABS, controles de estabilidade e tração e velocidade, frenagem autônoma de emergência e alerta de frenagem de emergência, entre outros.
Versões e preços
Fiat Pulse 2022
Drive 1.3 Flex manual – R$ 79.990
Direção elétrica, volante multifuncional, banco do condutor com regulagem de altura multimídia com tela de 8,4 polegadas sensível ao toque, Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada auxiliar, portas USB tipo a A e C, quadro de instrumentos de 3,5 em TFT personalizável, ar-condicionado automático digital, airbags frontais, torax e cabeça, controles eletrônicos de velocidade, de estabilidade, tração, alerta de frenagem de emergência, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampa, TC+ (Traction Control Plus), Isofix, luzes diurnas e lanternas traseiras em LED e barras no teto, rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros.
Drive 1.3 flex automática – R$89.990
Acrescenta câmbio automático CVT, maçanetas e retrovisores externas na cor da carroceria, console com apoio de braço, porta-copos, porta-celular, porta-objetos e Modo Sport com botão de acionamento no volante
Opcionais
Pack Plus - R$ 4.300
Câmera de rá com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry'n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me - R$ 3.150
Navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Drive turbo 200 flex automática – R$ 98.990
Acrescenta motor Turbo 200 Flex com 130 cv
Opcionais
Pack Plus II - R$ 6.740
Bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, aletas para troca sequencial de marchas, acesso por aproximação, partida por botão e remota via chave, oda de liga leve de 17 polegadas escurecida e pintura bicolor.
Pack Connect////Me - R$ 3.150
Navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Audace turbo 200 flex automática – R$ 107.990
Acrescenta câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, carregador de celular por indução, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de pista, comutação automática de farol alto, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular. Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada
Opcionais
Pack Design - R$ 5.200
Bancos revestidos em couro, pintura bicolor e rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas
Pack Connect////Me - R$ 3.650
Navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1 polegadas
Impetus turbo 200 200 flex automática – R$ 115.990
Volante com regularem de altura e profundidade. multimídia com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque e comando por voz, interativa com Android Auto e Apple Car Play, Android Auto e aplicativos sem fio, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entradas auxiliar e portas USB tipos A e C, bancos revestidos em couro, quadro digital de instrumentos de sete polegadas, navegação por GPS integrada, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, sensor de estacionamento dianteiro, teto bicolor
Opcional
Pack Connect////Me -R$ 2.650
Fiat Connect////Me
Fiat Pulse 2022
Drive 1.3 manual – R$ 79.990
Drive 1.3 CVT – R$ 89.990
Drive TF200 CVT – R$ 98.990
Audace TF200 CVT – R$ 107.990
Impetus TF200 CVT – R$ 115.900
Fonte: Fiat