Soluções para a mobilidade geral urbana movimentam o IAA Mobility. O evento que se encerra neste domingo (12) em Munique, na Alemanha, substitui o tradicional Salão Automóvel (IAA) de Frankfurt. Mais de 700 empresas dos segmentos de carros, motos e bicicletas, entre outros, mostram veículos que facilitar a vida nas cidades nos próximos anos.
As soluções inovadores do IAA 2021, além do pavilhão para a exposição, estão em espaços ao ar livre – o Open Space - em parques e praças da cidade.
Neste locais ocorrem exposições e experiências interativas com a participação dos visitantes.
O Open Space é conectado com o centro de exposições pela via especial, a Blue Lane, pelos veículos expostos. O deslocamento também pode ser feito por ônibus elétrico.
Como ocorria em Frankfurt, os fabricantes alemães aproveitam agora Munique para um show particular. Ocupam os principais espaços e mostram o maior número de veículos. Os grandes ausentes são as 12 marcas da Stellantis – a fusão dos grupos ítalo-americano Fiat Chrysler com o francês PSA – Peugeot Citroën – e da japonesa Toyota, entre outras.
Mercedes e a eletrificação
De 7 a 12 de setembro, a Mercedes-Benz apresenta sua visão do futuro eletrificado no A exemplo de Frankfurt, onde ocuparava o principal pavilhão inteiro, no IAA 2021 a desenvolve o tema Liderando em Elétricos. A marca acelera forte em direção a um futuro sustentável e digitalizado até o final da década.
Mostra dois novos carros conceitos, que em breve ganharão as ruas e são as estrelas do show: Concept Mercedes-Benz EQG e o Concept Mercedes-Maybach EQS. Também outros dois modelos 100% elétricos, o primeiro superesportivo Mercedes-AMG, EQS 53 4MATIC+ que pode chegar a 761 cv e o sedan EQE 350 com autonomia superior a 600 km.
O novo sedã elétrico EQE, no mesmo segmento do Classe E, além da autonomia de 660 quilômetros, a recarga da bateria para 250 quilômetros pode ser feita em 15 minutos num carregador ultima rápido. O generoso painel digital em quase toda a extensão da cabine e a central multimídia MBUX chamam a atenção.
O conceito EQG remete ao mítico jipão Classe G com os conceitos de propulsão 100% elétrica. Previsto para chegar em dois anos, o Concept EQS é a versão dos próximos anos superluxuoso Maybach com visual arrojado e interior requintado e tecnológico. O sistema MBUX Hyperscreen combinado com um volante em design ainda mais exclusivo.
Sustentabilidade total
O BMW Group reforça o seu compromisso com a economia circular e sustentabilidade. Mostra veículos conceito como o BMW i Vision Circular, um projeto que mostra como pode ser um BMW em 2040. Com quatro metros de comprimento e quatro lugares o conceito abrange todas as fases de vida de um automóvel.
O projeto foi pensado para a reciclagem e o uso de material com origem no reaproveitamento. O objetivo é criar um carro feito 100% com materiais reaproveitados e que também seja 100% reciclável. A bateria de eletrólito sólido é totalmente reciclável e feita quase inteiramente de materiais provenientes de outros veículos elétricos.
O grupo alemão participa também com o iX5 Hydrogen que pode ser testado pelos visitantes. Movido por células de hidrogênio é baseado no X5. A BMW expõe veículos elétricos de duas rodas. Os conceitos i Vision AMBY e Vision AMBY são equipados com sistema elétricos, o primeiro para rodar em ciclovias, segundo para rodar nas ruas das cidades e o terceiro fora do perímetro urbano.
Condução autônoma
A Audi desenvolve três conceitos. O Skysphere é um estudo esportivo, o segundo o Grandsphere e o terceiro, o Urbansphere, será revelado no próximo ano. Todos contam com direção autônoma Nível 4, e deverão ser produzidos em série depois de 2025. Sem volante, quadro de instrumentos e pedais visíveis, os bancos dianteiros, garante a Audi, tem o conforto de um lounge de primeira classe.
O sedã tem um módulo de baterias posicionado entre os eixos, capaz de receber um conjunto de aproximadamente 120 kWh – como o que equipa o sedã. Os dois motores elétricos geram potência ombinada de 720 cv. A autonomia próxima dos 750 quilômetros pode ser aumentada em mais de 300 quilômetros com recarga de 10 minutos.
Porsche nas pistas
A Porsche aposta na sua tradição nas pistas e com o Mission R mostra como serão seus carros de corrida. O conceito traz nova geração de motores elétricos com potência combinada de 1.088 cv e tração integral. Acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 300 km/h.
A volta do ícone
O icônico Renault 5 quase aos 50 anos tem seu descende, o Renault 5 Prototype, como destaque da marca francesa no IAA 2021. O conceito dará origem a um modelo que será produzido em série em 2024. A sua proposta é popularizar o carro elétrico na Europa. A montadora mostra duas versões, a TL na cor laranja, a Le Car Van preta, a Electrique azul e a TX na cor champanhe.
Duas rodas do futuro
No pavilhão de exposições, cerca de 50 expositores mostram bicicletas, bicicletas elétricas, peças e acessórios. Na área externa, os visitantes poderão os modelos em diferentes veículos inclusive de bikes para pedalar pelas proximidades gratuitamente.