O novo Creta cresceu, avançou no conforto, na conectividade e na tecnologia e segurança. O modelo 2022 do utilitário esportivo compacto produzido em Piracicaba (SP) chegará nos concessionários Hyundai na segunda quinzena de setembro. Com quatro versões - Comfort, Limited, Platinum e Ultimate –, duas opções de motores e câmbio automático, o novo Hyundai 2022 está em pré-venda com preços de R$ 107.490, na opção de entrada, a R$ 146.490, na topo de linha.
Montado sobre a mesma plataforma anterior, o o Creta 2022 cresceu um centímetro no comprimento e na largura – 4,30 metros e 1,79 m - e dois centímetros no entre-eixos que passou para 2,61 m. A altura permaneceu a mesma de 1,63 m.. Mas o porta-malas perdeu nove litros e foi reduzido de 431 litros para 422 litros. Segundo a Hyundai, a redução ocorreu por alterações na tampa traseira.
O design do Creta foi atualizado e ajustado para o Brasil. O centro de design da Hyundai fez uma sutil mudança na grade para deixá-la mais ao gosto do cliente local. O formato hexagonal e a combinação de cores e formas deixaram clara sua presença na carroceria.
Versões personalizadas
O visual o Creta 2022 personaliza as versões e a grade pode vir com barras horizontais ou elementos em “cascata”, emoldurada em prata ou cromado. O conjunto óptico dianteiro é outra assinatura de estilo do utilitário esportivo compacto Hyundai com as luzes diurnas (DRL) em LED nas quatro versões. Na opção topo de linha os faróis e as lanternas são em LED. Para fechar, chamam a atenção o capô alongado com vincos bem delineados e as caixas de rodas mais robustas.
Nas laterais, uma moldura segue pela linha superior das portas e termina contornando a coluna C, sempre na cor prata.
As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias, e diamantadas e de 18 polegadas no topo da gama.
A antena é do tipo barbatana para toda a linha.
Na traseira, as lanternas, também em LED, exibem uma nova assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, 2.0 ou TGDI, estão no lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira.
O Creta Nova Geração está disponível em seis cores. Duas sólidas, preto Onix e branco Atlas, três metálicas, prata Sand, prata Brisk e cinza Silk, e uma perolizada, azul Sapphire. Há ainda uma combinação de pintura chamada Dual Tone, quando as cores branco Atlas, prata Sand, prata Brisk, cinza Silk e azul Sapphire podem vir com teto, moldura da coluna C e barras de teto em preto, como opção e sob consulta prévia, exclusivamente na versão Ultimate.
Interior e recursos
O interior ficou mais sofisticado com novos materiais no acabamento e aos tons dos revestimentos. Os novos bancos, o console central mais elevado e o painel central fica ergonomicamente voltado para o condutor, o que permite melhor visualização e comando. Para completar, o volante esportivo de base reta e a alavanca de câmbio em T.
A utilização dos espaços internos garante conforto extra a todos os ocupantes. Há mais espaço para pernas, ombros e joelhos. Tudo foi pensado e desenhado para ser mais confortável e mais bem organizado. O freio de estacionamento eletrônico abriu espaço no console central.
O quadro digital de instrumentos de sete polegadas é colorido e o ar-condicionado condicionado automático digital. A nova central multimídia BlueNav tem tela maior, de 10,25 polegadas sensível ao toque e comando por voz e interativa com Android Auto e Apple CarPlay. A tela mostra também as imagens das câmeras de ré, frontal e lateral que formam uma visão 360 graus. O sistema gera até oito modos de visão e simula vista aérea real.
O Bluelink permite realizar diversas operações e serviços pelo celular como rastreamento e recuperação veicular, ligar o carro e abrir as janelas, receber alertas, ajustar a temperatura do ar-condicionado e acessar o sistema da Smart Camera 360°, entre outras. Se o Bluelink esteja ativado, por comandos de voz também é possível enviar mensagens de texto, obter informações sobre o clima e encontrar pontos de interesse para navegação. O pacote de uso do Bluelink será gratuito nos seis primeiros meses de uso e os serviços terão mensalidade de R$ 29,90 para o pacote básico ou R$ 49,90 para o uso de navegação por GPS.
Propulsão e segurança
O pacote de segurança Hyundai SmartSense conta com câmera para monitoramento de ponto cego, sistema de frenagem autônomo com detecção de convergência à esquerda, assistentes de permanência em faixa e de centralização em faixa, detector de fadiga, farol alto adaptativo e o controle de velocidade adaptativo.
O novo Creta traz seis airbags, freios a disco nas quatro rodas com ABS, controles eletrônicos de frenagem, estabilidade, tração e limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e monitoramento de pressão dos pneus.
O Creta 2022 conta com os motores Kappa1.0 turbo GDI 12V e Smartstream 2.0 16V aspirado. O três cilindros 1.0 flex gera 120 cv e força (torque) de 17,5 mkgf com etanol ou gasolina. O quadro cilindros 2.0 flex foi aperfeiçoado e agora desenvolve de 157,3 cv e 19,2 kgfm (gasolina) a 177 cv e 20,6 kgfm (etanol) atuam com combinados com o câmbio automático de seis velocidades. O seletor de modo de direção permite quatro opções - Normal, Smart, Eco e Sport –, escolhido de acordo com o estilo do condutor e que atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção.
Creta antigo
Além das quatro versões, a Hyundai manterá em linha a opção mais básica da antiga geração por "tempo indeterminado". O Creta Action era o único que continuava em produção até agora e já estava à venda como linha 2022 também.
Opções e preços
Creta 1.0 turboflex Comfort - R$ 107.490
Creta 1.0 turboflex Limited - R$ 120.490
Creta 1.0 turboflex Platinum ´- R$ 135.490
Creta 2.0 Ultimate - R$ 146.990.
Fonte:Hyundai