O amplo espaço, a sofisticação, a tecnologia e o desempenho garantirão ao Commander posição privilegiada no seu segmento. A engenharia da Jeep desenvolveu um utilitário esportivo para ser referência no mercado brasileiro. O novo Jeep chega com a proposta de ser o modelo preferido de sete lugares. Na pré-venda, em seis horas, foram comercializadas 2.800 unidades. Com duas versões de conjuntos propulsores e outras duas de acabamento, o Jeep Commander 2022 tem preços a partir de R$ 199.990, na Limited Turbo Flex AT6 (opção de entrada), a R$ R$ 279.990, na Overland Turbo Diesel 4x4 AT9 (topo de linha).
Produzido no polo automotivo de Goiana (PE), o Commander foi o primeiro Jeep desenvolvido no centro de design da Stellantis, em Betim (MG) para atender as características do Brasil e de países da América Latina. Completo, sem opcionais, o utilitário esportivo de sete lugares terá pré-venda até 7 de outubro e as primeiras unidades serão entregues no final do mesmo mês.
O visual do Commander remete à tradicional identidade da marca norte-americana: as sete fendas. Os faróis full LED, e a assinatura com luzes diurnas (DRL) e auxiliares de neblina também em LED são integrados à grade.
As caixas de rodas trapezoidais destacam as laterais.
Na traseira, as lanternas separadas por uma barra e que remetem às da Cherokee completam o conjunto harmônico personalizado.
Interior e conectividade
Com 4,769 metros de comprimento, 37 centímetros a mais em relação ao Compass, o Commander tem distância entre eixos de 1,682 m, também 16 centímetros maior em relação ao modelo de cinco lugares. O espaço interno modulável permite optar entre passageiros e bagagem. A segunda fila tem deslocamento longitudinal de até 14 centímetros. O porta-malas leva 661 litros com a terceira fila de bancos rebatida, 233 litros com todos os bancos e 1.760 litros apenas com condutor e acompanhante.
O interior premium remete ao do Compass e combina materiais como couro e detalhes em suede. Os bancos têm costuras aparentes com tom acobreado e bordado no encosto e nos assentos. O painel e as laterais das portas também tem revestimento em couro. O descansa-braços traz a inscrição Jeep 1941.
Branco Polar, cinza Granite, prata Billet, azul Jazz, deep Brown e preto Carbon e a nova exclusiva slash Gold são as cores disponíveis. Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. No interior, as opções de acabamento interno são couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).
O quadro digital de instrumentos de 10,25 polegadas é personalizável. A multimídia com tela de 10,1” sensível ao toque, comando por voz e navegação integrada, é interativa com Android Auto e Apple Carplay por conexão sem fio. A recarga dos celulares é por indução e existem portas USB nas três fileiras de assentos. O ar-condicionado automático digital de duas zonas tem dutos também para os assentos traseiros. O porta-malas é aberto por comando elétrico e no Overland por sensor.
O sistema de som Harman Kardon tem 450 Watts. A plataforma de conectividade Adventure Intelligence conta com assistência e entretenimento, mapas inteligentes, chamadas de emergência e conexão wi-fi para até oito aparelhos no wi-fi nativo. No Overland, a função Alexa in vehicle do assistente pessoal da Amazon traz múltiplas opções..
O pára-brisas e os vidros laterais são térmicos. O banco do condutor tem ajuste elétrico e, na Overland, também o do acompanhante. O teto solar panorâmico é exclusivo da versão topo de linha. O novo Jeep conta com sete airbags - frontais, laterais, de cortina e joelho (condutor).
Tecnologia e propulsão
O Commander conta com recursos eletrônicos como controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática e de mudança de faixa, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e assistente de estacionamento.
Suspensões dianteira e traseira McPherson, Commander conta com duas opções de conjuntos propulsores, os mesmos do irmão menor Compass. O motor 1.3 GSE turbo flex de até 185 cv de potência e força (torque) de 27,5 mkgf com etanol atua combinado com o câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira. Conta ainda com o modo Sport. As rodas são de 18 polegadas e os pneus Bridgestone Alenza 235/25 R18.
O 2.0 turbodiesel de 170 cv foi aperfeiçoado e a força (torque) passou de 35,7 kgfm para 38,7 mkgf. O câmbio automático é de nove velocidades e tração 4x4. O seletor de terrenos tem três modos - Sand/Mud, Snow e Auto -, além do controle de descidas íngrimes em percursos fora de estrada.
A altura mínima do solo é de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°. As rodas são de 19 polegadas e os pneus Pirelli Scorpion 235/50 R19.
Pelos dados do Inmetro, no ciclo urbano o Commander faz 9,8 km/l (gasolina)/ 6,9 km/l (etanol) e na estrada 11,8 km/l (gasolina)/ 8,3 km/l (etanol). Já com motor turbo diesel faz no ciclo urbano 10,3 km/l e no rodoviário 12,9 km/l.
Versões
Limited
Conjunto óptico full LED, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos em couro e suede preto e acabamento interno preto, quadro de instrumentos digital de 10,25”, multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, bancos dianteiros com ajustes elétricos e abertura elétrica do porta-malas, sete airbags e todos os sistemas de direção autônoma. A versão T270 turbo flex 4x2 vem com o Jeep Traction Control+ e a configuração com motor diesel conta com modo 4x4 Low, seletor de terrenos com três modos Sand/Mud, Snow e Auto e Hill Descent Control.
Overland
Acrescenta bancos em couro e suede, o do passageiro com ajustes elétricos, rodas em liga leve de 19” teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, porta-malas com sensor de presença e tomadas de 127v, Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle. A Turbo Diesel 380 traz ainda molduras inferiores na mesma cor do veículo e Jeep Off-Road Pages.
Sem opcionais, o Jeep Commander conta com linha de acessórios Mopar disponível na rede de concessionárias. São 18 itens disponíveis, como assento para pets, porta-óculos, bagageiro de teto para prancha de surfe e malas, entre outros. Com garantia de três anos, o Commander tem revisões a cada 12 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo flex 4x2 e 20 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo Diesel 4x4.
Versões e preços
Jeep Commander 2022
Limited Turbo Flex AT6 - R$ 199.990
Overland Turbo Flex AT6 - R$ 219.990
Limited Turbo Diesel 4x4 AT9 - R$ 259.990
Overland Turbo Diesel 4x4 AT9 - R$ 279.990
Versátil na terra
O comportamento do Commander nas pista de off-road e de asfalto do Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG) foi excelente. No local, que funciona como campo de provas da Stellantis, o novo utilitário esportivo de sete lugares, apesar das dimensões avantajadas, mostrou sua versatilidade.
Com o turbo diesel rodamos na pista que simula condições de estradas de terra batida, trilhas irregulares, areia, pedras e pedregulhos e até uma escada. Nas diversas condições, a suspensão foi perfeita. Absorveu as irregularidade sem transmitir as oscilações e comprometer o conforto. Bastou controlar o acelerador e o volante. O vão livre do solo de 22,5 cm, os ângulos de entrada e saída e os recursos eletrônicos como o sistema inteligente de tração 4x4, que distribui a força nas rodas em contato com piso, e o auxilio de descida ajudaram e o tempo passou rápido.
Ágil na pista
À impressão deixada pelo Commander nas diversas voltas pela pista surpreendeu. Apesar das dimensões e do peso maiores, o desempenho do utilitário esportivo com o motor 1.3 turbo flex foi próximo ao do Compass. Ágil, retomadas rápidas de velocidade, sensível a pressão no acelerador, mesmo sendo mais alto, nas curvas o balanço da carroceria foi reduzido. A direção elétrica garantiu a sensação de pleno domínio do carro. Nas últimas voltas, ao pisar mais forte, em situações de risco, os recursos eletrônicos ajudaram manter a trajetória. O bom desempenho do Commander no teste noturno deixou a expectativa para uma avaliação mais longa.
O jornalista viajou a convite da Jeep
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