Lembrar uma das principais características dos carros a combustão ao dirigir veículos elétricos — o cheiro da gasolina — é a proposta do perfume lançado pela Ford. Pesquisa feita pela norte-americana na Europa revelou que o combustível derivado do petróleo é um perfume mais popular do que o vinho e queijo. A fragrância foi lançada junto com o utilitário esportivo elétrico Mustang Mach-E GT.
A falta do cheiro da gasolina foi sentida por um quinto dos motoristas que mudaram de um veículo a combustão para um elétrico, destacou a pesquisa. Também conforme o estudo, quase 70% sentiriam falta do cheiro de gasolina em algum grau.
Gasolina x elétrico
Ao lançar o utilitário esportivo elétrico Mustang, a Ford criou a fragrância Mach-Eau para ajudar os clientes fazerem a transição entre os dois sistemas de propulsão de modo mais suave. O perfume foi desenvolvido para agradar qualquer usuário e inclui até um elemento “animal” para homenagear a herança do Mustang.
Como estratégia de marketing , o perfume não está à venda e faz parte do trabalho da Ford para dissipar os mitos em torno dos carros elétricos.
O desenvolvimento do Mach-Eau, pela consultoria de fragrâncias Olfiction, contou com a participação da perfumista Pia Long, membro da Sociedade Britânica de Perfumistas, que trabalhou na criação de fragrâncias para algumas das marcas mais famosas do mundo.
Os especialistas partiram do exame dos produtos químicos emitidos pelo interior dos automóveis a gasolina. O benzaldeído, com cheiro de amêndoa, e o para-cresol, que dá cheiro característico de borracha dos pneus, foram misturados como o gengibre azul, lavanda, gerânio e sândalo, entre outros.
A mistura de um elemento animal associado a cavalos foi incluída para lembrar a herança do Mustang.
A pesquisa mostrou que o apelo sensorial dos carros a gasolina é algo de que os motoristas ainda relutam em abrir mão, revelou o diretor de Produto da Ford Europa, Jay Ward:
— A Mach-Eau foi criada para sugerir uma fragrância de combustível que eles ainda desejam. E deve durar o tempo suficiente para que o desempenho do Mach-E GT dissipe também qualquer outra dúvida.
.