O visual robusto com a nova assinatura visual da marca, o interior com amplo espaço e avançados recursos de conectividade e segurança e o comportamento racional qualificam o Taos. Rodamos 600 quilômetros com a versão top de linha do utilitário esportivo médio que agrada pelo seu conjunto. O Volkswagen Taos Highline 250 TSI 2022 tem preço sugerido de R$ 181.790. O teto solar panorâmico, único opcional da versão que testamos, acrescenta R$ 5.520.
A frente do Taos valoriza as linhas horizontais e angulares. Os faróis full-LED e as luzes diurnas (DRL) em LED são ligados por filetes também em LED que cortam a grade tipo colmeia. O para-choque com acabamento preto brilhante, o capô vincado e a área envidraçada lateral formam um conjunto contemporâneo, como definiu a jornalista Priscila Nunes, que também dirigiu o utilitário esportivo.
O Taos visualmente veio para inovar e mexer com o mercado de utilitários esportivos médios, destacou a jornalista.
O carro mantém o estilo da Volkswagen, com visual padrão e suspensão mais firme e possui um conjunto equilibrado. Concordei que, ao dirigir lembrou um pouco o Jetta.
Interior e conectividade
O acabamento interno combina materiais macios ao toque no painel e nas laterais das portas com plástico rígido. O acesso é por aproximação e o volante multifuncional. Os bancos dianteiros são revestidos em couro sintético com aquecimento, o que agradou Priscila, no frio intenso do período do teste, como também os ajustes elétricos práticos do banco do motorista.
O quadro digital de instrumentos tem tela de 10,25 polegadas programável. O Volkswagen Play conta com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque e comando por voz. Interativo com Android Auto, Apple CarPlay, aplicativos e câmera de ré, para variar, o equipamento foi exaustivamente testado por Priscila. Aproveitamos para recarregar os celulares por indução.
O sistema que permite a iluminação interna por LED em 10 cores também foi testado por Priscila. Considerou interessante fazer as trocas, e lembrou que as crianças adoraram. Mostrou a variação de cores para uma prima e ela adorou a azul.
Com 4,461 metros de comprimento, 1,814 metros de largura e 1,626 metros de altura, a distância entre eixos de 2,680 metros garante generoso espaço na frente para condutor e acompanhante. O banco traseiro, com saída do ar-condicionado de duas zonas, acomoda bem três adultos. O porta-malas de 498 litros, ressaltou a jornalista, é próprio para viagem pois acomoda a bagagem de toda família ou amigos.
Ágil nas ruas e estradas
Acesso por aproximação e partida por botão, o interior chamou a atenção quando entramos no Taos. A direção de assistência elétrica e regulagem de altura e profundidade em conjunto com os ajustes do banco permitiram perfeito domínio do carro e posição adequada para condução nas ruas e estradas. O teto solar panorâmico, que garantiu ampla luminosidade interior, foi apontado por Priscila como excelente na estrada.
O conjunto propulsor do Taos é o mesmo do irmão menor, o T-Cross, na versão Highline. Os 150 cv e força (torque) de 25,5 kgfm do motor 1.4 turbo 250 TSI Total Flex distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades garantiram comportamento racional ao Taos.
Sem pretensões esportivas, o utilitário esportivo médio acompanhou bem o trânsito urbano e com potência e força adequadas na estrada. Usamos e Priscila gostou da troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante que garantiu um desempenho mais ágil e elástico. O freio de estacionamento elétrico foi prático na cidade.
Condução e tecnologia
Usamos os quatro modos de condução - Eco, Normal, Sport e Individual – que alteraram o comportamento com acelerações e retomadas. No Sport, a troca de marchas ocorreu em rotações mais altas do motor, o que garantiu a condução mais esportiva na estrada.
Nos trechos em aclive ou sinuosos e dentro dos limites de velocidade, recursos como o controle eletrônico de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, detecção de ponto cego e alerta de tráfego traseiro cruzado facilitaram a condução. A suspensão independente nas quatro rodas – tipo Multilink na traseira – e os pneus 215/55 R18 - ajudaram e a inclinação da carroceria foi mínima.
As arrancadas e retomadas de velocidade foram ótimas considerando os 1.420 quilos do Taos. Priscila, acostumada com utilitários esportivos, gostou do comportamento do Volkswagen. Ela já teve um VW e lembrou que o motor era forte e potente e nunca deu problema. O bom isolamento acústico reduziu o nível de ruído interno mesmo nas retomadas de velocidade e rotações mais altas do motor.
A noite, na estrada, a tecnologia de iluminação da VW, a IQ.Light, melhorou a visibilidade que ficou mais ampla e larga nas laterais. O Taos conta também com sistemas que ajusta o facho dos faróis e amplia a iluminação nas curvas de acordo com o ângulo de direção.
O Taos acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e chega a velocidade máxima de 194 km/h. O consumo de gasolina do Taos pelo Inmetro é de 10,2 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. No teste, nossas medias ficaram de 7,7 km/l a 11,4 km/l no perímetro urbano e, em rodovias e velocidade constante, de 12,2 km/l a 15,9 km/l, a 80 km/h, e de 10,1 km/l a 15,2 km/l, a 110 km/h.
Conclusão
O Taos Highline chegou para mexer com o mercado de utilitários esportivos médios. O amplo espaço, os avançados recursos de conectividade e segurança e o comportamento racional o qualificam para o desafio de encarar o líder Jeep Compass e o também novo Toyota Corolla Cross como um típico carro familiar para rodar na cidade e na estrada.