O primeiro veículo comercial 100% elétrico desenvolvido pela Mercedes-Benz no Brasil será lançado em 2022. Destinado à aplicação urbana, o chassi eO500U atenderá a realidade brasileira e também será exportado. Protótipos estão em testes na Alemanha com a experiência da Daimler em ônibus elétricos. O projeto é um trabalho conjunto com a engenharia alemã e o veículo será produzido na fábrica da Mercedes em São Bernando do Campo (SP).
O ônibus urbano elétrico foi apresentado como a entrada da marca alemã na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil. Destinado ao transporte em centros urbanos também chegará a países da América Latina, Europa e Oceania. Na apresentação do projeto do ônibus elétrico, nesta semana, o principal executivo da Mercedes-Benz do Brasil, Karl Deppen, lembrou os 65 anos de experiência da montadora no país e as soluções para o transporte, agora com o universo de multi soluções e a tecnologia elétrica.
- Os ônibus dividem espaço nas grandes cidades com automóveis e pessoas, bicicletas, motos e outros meios de locomoção. Esses lugares estão sendo preparados para receberem novas tecnologias para a mobilidade, levando em consideração a eficiência, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental - enfatizou Deppen.
Para que os benefícios tecnológicos aplicados à mobilidade urbana sejam agregados ao desenvolvimento social e econômico das cidades, Deppen destacou que é imprescindível que o Brasil e a América Latina também preparem sua infraestrutura para a operação dos veículos elétricos.
Esse é um grande marco histórico no desenvolvimento de chassis de ônibus que mostra a expertise da nossa equipe de Engenharia e Desenvolvimento
WALTER BARBOSA
Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Os R$ 100 milhões aplicados no desenvolvimento do ônibus elétrico integram os investimentos de R$ 2,4 bilhões da alemã no país de 2018 e 2022. O programa de serviços incluirá consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano, do funcionamento do veículo, à infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e à gestão de frota com ônibus elétrico.
O eO500U atenderá as especificações dos mercados brasileiros e de países da Europa e Oceania, inserido no contexto de multi soluções globais da marca, garantiu o vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini. O executivo explicou que a preferência pelo ônibus foi pelas menores restrições dos veículos de transporte coletivo urbano em relação às que envolvem os caminhões. A inexistência de rede nacional de recarga inviabiliza o uso da eletrificação em longas distancias.
O chassi eO500U é um Padron 4x2 da linha O 500. Com piso baixo, poderá receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento e terá autonomia de 250 km.
O motor elétrico será integrado ao eixo traseiro. O ônibus elétrico Mercedes-Benz terá freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. A recarga das baterias é do tipo plug-in, padrão tecnológico utilizado pela Daimler, e levará três horas para a recarga completa. O quadro de instrumentos será totalmente novo, adequado às novas necessidades de controle e informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.