A combinação do alto desempenho com a dinâmica de pilotagem e o envolvimento com capacidade de propulsão elétrica foi a proposta da McLaren ao desenvolver o Artura. Primeiro modelo construído com a nova arquitetura leve da marca, de carroceria em alumínio superformado e fibra de carbono, o supercarro híbrido chegará ao Brasil no terceiro trimestre do ano. O Artura poderá ser encomendado na McLaren São Paulo, ainda sem preço definido, mas a estimativa é de que deverá ficar em torno de R$ 5 milhões.
O conjunto propulsor híbrido é o primeiro de um superesportivo McLaren de série. O novo motor V6 3.0 biturbo a gasolina de 570 cv e força (torque) de 59,6 mkgf atua com o elétrico de 95 cv e 22,9 kgfm. A potência combinada é de 680 cv e 73,4 kgfm. O câmbio automático é de oito marchas. O de dupla embreagem é de oito marchas e o diferencial tem bloqueio eletrônico. A ré é feita pela reversão do motor elétrico ao girar na direção oposta.
Propulsão híbrida
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de cinco módulos de íon-lítio com capacidade de 7,4 kWh e alcance elétrico puro de 30 quilômetros, além de velocidade máxima de 160 km/h.
Com sistema plug-in hybrid, a recarga das baterias chega a um nível de 80% em duas horas e meia com um cabo EVSE padrão.
Também pode utilizar a energia do motor a combustão durante a condução.
Os dados da montadora britânica garantem que o Artura acelera de zero a 100 km/h em três segundos e chega à velocidade máxima de 330 km/h.
Interior e modos de condução
O sistema de conectividade, informação e entretenimento conta com duas telas de alta definição, a de oito polegadas sensível ao toque, interativa com Android Auto e Apple CarPlay, e que permite a configuração de recursos de assistência ao motorista.
O condutor pode escolher entre quatro modos de ajustes de condução: E-mode, para propulsão apenas elétrica, Comfort, que maximiza o alcance e a eficiência (o motor a gasolina é desligado abaixo de 40 km/h com o uso do Stop and Start). Nos modos Sport e Track (pista), a energia elétrica garante acelerações e repostas mais rápidas.
Com o uso de alumínio e fibra de carbono, o superesportivo tem 1.395 quilos, com a relação peso/potência de 2kg/cv.
Cada McLaren Artura tem garantia de cinco anos ou 75 mil quilômetros. A bateria tem garantia de seis anos e também 75 mil quilômetros, e a carroceria (antiperfuração), de 10 anos sem limite de quilometragem.