O Taos, o novo utilitário esportivo médio da Volkswagen, esbanja espaço, conforto, conectividade e recursos eletrônicos de segurança. A montadora confirmou o desembarque do SUV montado na fábrica de Pacheco, na Argentina, para o segundo trimestre do ano. Os novos detalhes do modelo divulgados nesta semana mostram a proposta de mexer com o mercado e o desafio de desbancar o Jeep Compass, o mais vendido do seu segmento.
Desenvolvido pelas engenharias da Volkswagen América do Sul e da América do Norte sobre a plataforma modular MQB, o Taos também é produzido no México. No Brasil, o utilitário esportivo médio ficará posicionado entre o compacto T-Cross e o Tiguan All Space.
Com 4,461 metros de comprimento, 1,841 m de largura, 1,626 m de altura e entre eixos de 2,680 m de entre-eixos, o Taos acomoda cinco passageiros. O porta-malas leva 498 litros e o tanque de combustível 51 litros. Dados que o credenciam como um dos maiores do seu segmento.
O conjunto propulsor do Taos é o mesmo que equipa outros modelos da Volkswagen. O motor 1.4 turbo 250 TSI de 150 cv e força (torque) de 25,5 kgfm atua com a transmissão automática de seis velocidades e troca sequencial de marchas por aletas no volante.
A tração é dianteira e os freios a disco nas quatro rodas. Com 1.420 quilos, pelos dados da montadora, apesar do seu porte, o utilitário esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e chega a velocidade máxima de 194 km/h.
A suspensão é independente nas quatro rodas. A dianteira é do tipo McPerson e a traseira multilink. Com de ângulo de entrada (19°), ângulo de saída (26,3°) e ângulo de rampa (20,1°), além do vão livre do solo entre os eixos (24,6 centímetros), a montadora destaca que o Taos é prefeito para diferentes tipos de uso sem raspar o assoalho ou os para-choques nos obstáculos do dia-a-dia. As rodas de 18 polegadas e pneus 215/55 R18 completam o conjunto.
A conectividade do Taos é valorizada pelo painel chamado pela Volkswagen de “ilha digital’, com duas telas 10 polegadas. Uma do quadro digital de instrumentos configurável pelo volante multifuncional, o mesmo do Golf 8 europeu. A outra, do sistema de informação e entretenimento VW Play com tela sensível, aplicativos, HD interno de 10 GB.
Acesso por aproximação e partida por botão, o ar-condicionado Climatronic de duas zonas tem difusor para o banco traseiro com ajuste de fluxo. O sistema de iluminação ambiente tem 10 opções de cores. O teto solar panorâmico conta com acionamento elétrico. O freio de estacionamento é eletromecânico.
O utilitário esportivo médio Volkswagen contará com avançados recursos eletrônicos de segurança e tecnologias semi-autônomas. Controles eletrônico de velocidade adaptativo com stop and go e de estabilidade, sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres, frenagem automática em manobras de estacionamento, alerta de tráfego cruzado, freios pós-colisão (evita batidas sequenciais), monitoramento da pressão dos pneus e detector de fadiga do condutor, entre outros.