O design chamou a atenção, o conforto e a segurança aumentaram e a condução do Versa surpreendeu. Silencioso, o comportamento do sedã compacto Nissan foi ótimo nos 700 quilômetros que rodamos por ruas e estradas gaúchas, o que fez a maior diferença em relação ao modelo anterior. A versão topo de linha avaliada, o Nissan Versa Exclusive CVT 2021, tem preço de R$ 92.990.
Fabricado em Aguas Calientes, no México, o novo Versa compartilha a plataforma do Kicks. Como destacou a jornalista Priscila Nunes, a nova geração do compacto Nissan ganhou profunda revisão no design, deixou de lado o aspecto tradicional e generalista de suas formas para adotar traços arrojados, com direito até a um caráter mais esportivo.
O Versa ficou mais longo, largo e baixo em relação ao modelo anterior.
A grade com as bordas cromadas, os faróis e luzes diurnas em LED e para-choque integrado valorizaram a frente robusta.
Nas laterais, retrovisores na cor da carroceria. Além de teto flutuante e rodas de 17 polegadas e pneus 205R50.
Atrás, lanternas tipo bumerangue e o novo para-choque com sensores de estacionamento.
Dimensões e interior
O comprimento aumentou para 4,49 metros e a largura, com mais 4,5 centímetros, ficou em 1,74 m. A altura de 1,46m baixou 4,2 cm. A distância entre-eixos de 2,62 m cresceu 2 cm. “ O generoso porta-malas de 482 litro (mais 22 litros), um dos maiores do segmento de sedãs compactos, teve o acesso facilitado para colocar e retirar a bagagem” comentou a jornalista.
Acesso por aproximação, partida por botão, o interior remete ao Kicks. Como Priscila enfatizou “o Versa 2021 se destaca pelo amplo espaço interno, lembrando muito o utilitário esportivo Nissan, principalmente o painel, o quadro de instrumentos, o volante e até os comandos de ar-condicionado e vidros”.
O Versa é bem completo. Painel bipartido, o quadro de instrumentos digital tem display colorido e mostradores configuráveis em 12 informações sobre equipamentos e segurança. A central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos, conta com assistente de voz para mensagens e GPS por wi-fi. A câmera de ré e a visão 360º facilitaram as manobras de estacionamento.
- Os bancos em couro, o revestimento do painel e laterais das portas em duas cores fizeram a diferença e ficaram lindos. As três entradas USB para os passageiros, não vão deixar ninguém sem bateria no banco de trás – comemorou Priscila.
Ruas e estradas
A condução no novo Versa melhorou em relação ao modelo anterior. As respostas da direção e comportamento da suspensão avançaram e o nível de ruído baixou. O sedã ficou bem mais estável, silencioso e superou o pavimento irregular sem comprometer o conforto.
- Andamos com o Versa na cidade, entre buracos e irregularidades do asfalto. Em nenhum momento o modelo topo de linha Exclusive deixou a desejar – explicou a jornalista.
O conjunto propulsor, o mesmo do Kicks, o motor de 114 cv e força (torque) de 15,5 kgfm combinado com oo câmbio automático CVT que simula seis velocidades atenderam as necessidades do Versa em ruas e estradas dentro das suas limitações. As respostas rápidas da direção e os recursos eletrônicos facilitaram a condução.
Na estrada, as acelerações e as retomadas de velocidade semelhantes as do Kicks, não comprometeram o comportamento seguro. As calibragens da direção elétrica, molas e amortecedores melhoram o comportamento com perfeita estabilidade, mesmo em trechos sinuosos e velocidades próximas ao limite de 110 km/h.
- A versão que testamos a topo de linha, Exclusive, possui itens parte dos seus concorrentes e mesmo alguns médios não oferecem alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego e visão 360° inteligente - .
O Versa traz seis airbags - frontais, laterais e de cortina -, detector de movimento e alerta de objetos no banco traseiro e isofix.
Também freios ABS, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de obstáculos traseiro, entre outros recursos.
O consumo de combustível foi compatível com o desempenho do sedã. Na cidade, as médias variaram de 11,3 km/l a 12,8 km/l. Na estrada, em velocidade constante de 80 km/h, ficaram de 14,9 km/l a 19,6 km/l, e de 13,1 km/l a 15,7 km/l a 110 km/h, sempre com gasolina.
Como Priscila argumentou, de forma geral, o novo Nissan Versa 2021 se destaca pelo design, equipamentos e acabamento, sem esquecer do espaço interno e amplo porta-malas. Importado do México, quer mudar o que as pessoas pensam sobre ele.
- Em nosso test-drive mostrou que tem qualidades para isso e, pelo menos até a chegada do Kicks reestilizado, estará em uma posição de protagonista dentro da marca - algo que o modelo anterior nunca conseguiu - ponderou Priscila.
Conclusão: Além do generoso espaço e conforto, o novo Versa 2021, na versão topo de linha Exclusive, traz recursos eletrônicos que facilitaram a condução e aumentaram a segurança. Como Priscila lembrou, o Nissan conta com tecnologias que parte de seus concorrentes e nem mesmo alguns sedãs médios têm, o que deve ser observado na relação custo/benefício.