O visual, a combinação do espaço interno e tecnologia garantiram o bom comportamento do Nivus. A versão topo de linha Highline avançou nos recursos eletrônicos que facilitaram a condução e aumentaram o conforto, a conectividade e a segurança.
Desempenho adequado às características do conjunto propulsor, rodamos 600 quilômetros em cidades e estradas gaúchas com um Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 1.0 Flex, que tem preço de R$ 104.090.
Seis meses depois do seu lançamento com mais de 30 mil registros em 2020, o Nivus ainda é novidade. Nas ruas, estacionamentos e mesmo rodando, a repercussão foi semelhante a de quando rodamos com a versão Comfortline em agosto do ano passado.
– Chamou a atenção por onde passou e foi motivo de comentários entre as pessoas e despertou a curiosidade, principalmente entre as mulheres –, lembrou a jornalista Priscila Nunes.
Cupê urbano
A combinação das linhas de um utilitário esportivo com as de um cupê foi perfeita no Nivus. A harmonização do design deu personalidade ao cupê urbano compacto montado sobre a mesma plataforma do hatch Polo.
– A cintura ascendente e o caimento suave do teto formaram um conjunto perfeito com o vidro mais inclinado e a traseira mais avantajada.
O carro despertou olhares curiosos e logo, as pessoas já perguntaram sobre o modelo.
–Qual o diferencial em relação ao Polo? Quanto custa? O motor é bom como todo VW? – recordou Priscila.
Design
Os faróis e as luzes diurnas em LED separados pela ampla grade, o para-choque com os faróis auxiliares de neblina e o capô mais alto e largo valorizaram a frente. A maior altura do solo, as barras longitudinais, o caimento do teto e pneus maiores destacaram as laterais. O aerofólio e as lanternas em LED ligadas por uma faixa preta completaram o conjunto.
Com 4,266 m de comprimento, 1,757 m de largura, 1,493 m de altura e entre eixos de 2,566 m , sobrou espaço na frente e o Nivus acomodou bem dois adultos de uma criança no banco traseiro. “No porta-malas de 415 litros, maior do que os do utilitários esportivos VW T-Cross e do Chevrolet Tracker cabem as malas de toda família”.
Acesso por aproximação e partida por botão, o interior é revestido em tecido sintético de duas cores e material plástico. O quadro digital de instrumentos e a tela do Volkswagen Play formam um conjunto realçado por detalhes em preto brilhante e cromados.
- O volante multifuncional com base reta e aletas para a troca sequencial de marchas, o quadro e de instrumentos e a central multimídia com tela de 10,1 polegadas fizeram a diferença. É claro, que logo adicionamos o celular para testar. A conectividade com o Android Auto e Apple CarPlay foi rápida O aplicativo de som, tocou e os mapas com GPS foram ativados – elogiou a jornalista.
Ruas e estradas
O comportamento do Nivus Highline é o mesmo do Comfortline e praticamente repete o do Polo. Sem pretensões esportivas, o 200 TSI 1.0 Flex atendeu as necessidades do cupê urbano dentro de suas limitações, funcionou melhor em velocidades médias e até surpreendeu nas mais elevadas. Os 116 cv e força (torque) de 20,4 kgfm (gasolina) a 128 cv (etanol) foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades.
- O motor 1.0 TSI não deixou a desejar. Troca de marchas silenciosas, como previsto para os 1.200 quilos do Nivus, as arrancadas e retomadas de velocidade foram discretas. Usei e aprovei as aletas para troca sequencial de marchas - afirmou Priscila.
O consumo de combustível do Highline foi praticamente o mesmo do Confortline. Com gasolina, na cidade as médias ficaram de 10,3 km/l a 12,6 km/l. Na estrada, em velocidade constante, foram de 14.1 km/l a 18,6 km/l, a 80 km/l, e de 13,4 km/l a 16,7 km/l, a 110 km/h.
- Andamos de Porto Alegre ao Litoral gaúcho e os recursos eletrônicos facilitaram a condução com segurança. Além dos controles de estabilidade e tração, nos trechos mais sinuosos ou em momentos de risco de colisão, testamos os controles eletrônicos de velocidade adaptativo, de frenagem autônoma e alerta de colisão - destacou a jornalista.
O Nivus rodou silencioso com a suspensão macia e firme ajustada para o conforto sem comprometer a estabilidade. Superou as irregularidades, os buracos e as lombadas comuns nas ruas e estradas. O baixo nível de ruído interno aumentou acompanhando a velocidade.
Conclusão: Bonito, bem equipado, bom espaço e desempenho discreto, a versão topo de linha do Nivus, a Highline, cumpre a proposta da Volkswagem de atender clientes jovens ligados a conectividade e a tecnologia. A escolha pela opção poderá depender da diferença de preço e a relação custo beneficio na comparação com o Comfortline.