A scooter Forza 350, a superesportiva CBR 1.000RR-R Fireblade SP e a big trail CRF 1.100L Africa Twin ampliarão a gama de motos da Honda no mercado brasileiro. A chegada dos novos modelos no Brasil será alinhada em relação ao lançamento mundial. A Honda ressalta que o scooter é totalmente novo. A superesportiva e big trail, apesar dos nomes mantidos, foram renovadas.
Forza 350
Associado com os scooters mais sofisticados da Honda, a Forza 350 traz novo motor, controle de tração e mais sofisticação. O novo propulsor eSP+ de 329,6 centímetros cúbicos e refrigeração líquida, no modelo vendido no mercado europeu, gera 29 cv, força (torque) de 3,2 kgfm e atua combinado com o câmbio contínuo variável tipo CVT. O controle de tração pode ser desligado por tecla no punho esquerdo do guidão.
Chassi tubular de aço, suspensão na frente é telescópica e a traseira bi choque.
Os freios são a disco com ABS e as rodas de 15 polegada na dianteira e 14 atrás, com pneus 120/70 e 140/70. A iluminação full LED
O compartimento sob o assento acomoda dois capacetes. A regulagem do para brisa tem acionamento elétrico. O quadro de instrumentos com tela de LCD mostra diversas informações. Chave presencial Smart Key, a conectividade conta com entrada USB e sistema que, se o capacete tiver fone de ouvido e microfone, permite chamadas por telefone celular e gerenciamento dos comandos de navegação.
CBR 1000RR-R Fireblade
A nova geração da superesportiva acompanha o conceito da Fireblade do início dos anos 1990. A CBR 1000RR-R traz o motor mais potente produzido pela Honda para uma moto de série, o quatro cilindros em linha inédito de 1.000 centímetros cúbicos. Desenvolvida para as pistas, a Fireblade que será lançada em 2021 foi ajustada para uso nas ruas e estradas. A montadora destaca a agilidade, a aceleração e velocidade máxima da nova moto.
O visual premiado da nova Fireblade combina a eficiência e a aerodinâmica com detalhes como pequenos "winglets" no interior da carenagem ou aletas para elevar a pressão aerodinâmica, que coam a CBR 1000RR-R na pista em alta velocidade.
Os novos chassi, carenagem e motor combinam estrutura leve. A suspensão com interface eletrônica permite regulagem via painel de instrumentos. Os freios são Brembo.
O painel da CBR 1000RR-R Fireblade com tela de TFT, além de diversas informações, permite selecionar três modos de pilotagem, nove opções de controle de tração, três de antiempinamento, amortecedor de direção, freio motor e troca de marchas sem uso da embreagem, entre outros.
CRF 1100L Africa Twin
A transmissão automatizada (DCT) é a principal novidade das novas versões Africa Twin, que terá câmbio esportivo de seis marchas. A CRF 1100L terá quatro versões: Africa Twin de câmbio convencional, Africa Twin DCT e as versões top de linha Africa Twin Adventure Sports, com transmissão convencional ou DCT. A versão Adventure Sports é diferenciada pelo tanque de maior capacidade e itens de comodidade e conforto. chassi e a suspensão da CRF 1100 ficaram mais leves. O motor foi aperfeiçoado e ganhou mais potência e força.
A renovação da Africa Twin valorizou a parte frontal mais afilada, com faróis integrados à carenagem.
O painel TFT de 6,5 polegadas sensível ao toque facilita a gestão dos diversos parâmetros de configuração dos comandos eletrônicos.
A Honda informou que a chegada às concessionárias dos modelos 2021, preços, cores e opcionais disponíveis serão anunciados oportunamente.