O novo Onix avançou. Maior, visual e interior renovados, motor turbo, o hatch Chevrolet traz tecnologias como o Wi-Fi nativo 4G a bordo e a terceira geração do MyLink, entre outros recursos que fazem a diferença em relação aos concorrentes de seu segmento. Rodamos cerca de 500 quilômetros com um Chevrolet Onix Premier II 1.0 Turbo AT6 que tem preço de R$ 72.990.
Montado sobre nova arquitetura, o carro mais vendido no país nos últimos cinco anos tem na conectividade nível 4 da Chevrolet, um dos recursos mais desejados em veículos no momento. A jornalista Priscila Nunes, que também testou o Onix destacou a importância da conectividade.
- Imagina poder conectar até sete celulares ao mesmo tempo no Wi-Fi nativo. É ótimo, principalmente para viagens mais longas. Os passageiros podem até trabalhar dentro do carro, enviando e-mails e materiais de forma rápida. Fiz isso para testar e aprovei. Agora posso mandar materiais enquanto estiver na estrada ou até mesmo em um trânsito na cidade. Mas claro, sempre que estiver no banco do passageiro.
A jornalista lembrou que o sinal chega até sete metros fora do carro e é mais rápido do que o Wi-Fi comum.
“Testamos também o Carregamento por indução, que é muito prático: basta posicionar o aparelho em cima do receptor.
Os celulares nas versões modernas tem essa opção. Não são todos os modelos.
Conforme a General Motors, o sinal é 12 vezes mais estável e a conexão de alta velocidade é 10 vezes mais rápida. O sistema interativo com Android Auto e Apple CarPlay permite conectar até sete celulares. A assinatura do plano Claro começa a partir de R$ 29,90 para 2GB.
- O sistema Mylink permite passar as informações do celular para a central multimídia do carro. Facilita na visualização e acompanhamento de mensagens, por exemplo, lembrou Priscila.
As duas entradas USB não deixam os passageiros de trás ficar sem bateria no celular. Isso é um diferencial, principalmente para os filhos que não saem dos tablets e aparelhos eletrônicos.
Priscila destacou ainda falando sobre conectividade o sistema On Star que ajuda bastante o condutor, caso ocorra alguma colisão ou alguma emergência, além de diversas funções. O sistema vem no pacote do carro. Somente após um ano de uso, ele é pago.
Nas manobras em locais reduzidos, a jornalista lembrou a funcionalidade do Easy park que ajudou na hora de estacionar o carro. 0s sensores identificaram vagas horizontais e perpendiculares, e controlaram o movimento do volante, para estacionar sem usar as mãos.
- Ainda em relação à avançada tecnologia do Onix, o sistema over the air, permite atualizar o carro online, sem a necessidade de ir até uma concessionária.
Conforto e desempenho
O Onix cresceu 23 centímetros em relação ao modelo anterior e agora tem 4,16 metros de comprimento. A distância entre eixou aumentou dois centímetros e passou para 2,55 metros. A largura ganhou três centímetros e ficou em 1,73m de altura. O maior espaço aumentou o conforto, principalmente para os passageiros do banco traseiro.
O interior do hatch remete ao do sedã e agrada pelo bom acabamento em dois tons, pelo revestimento em material plástico com texturas diferenciadas, faixas emborrachadas no painel e a imitação de couro nas laterais das portas dianteiras.
Bem completo na versão topo de linha, o interior do Onix tem detalhes cromados. Acesso por aproximação e partida por botão, a regulagem de altura e profundidade da coluna de direção e os ajustes dos bancos, facilitaram encontrar uma boa posição para pegar a estrada.
- As laterais dos bancos e apoio ajudaram em viagem mais longa sem risco de cansaço. Os comandos, bem posicionados, são fáceis de acionar. Gostei das imagens de navegação e da câmera de ré, e da qualidade do sistema de som – valorizou Priscila.
O desempenho do Onix hatch foi muito próximo ao do sedã, mas tem melhor ajuste na suspensão.. Os 116 cv e o torque de 16,8 kgfm do motor 1.0 turbo, combinados com o câmbio automático de seis velocidades, garantiram potência e força adequadas nas ruas e nas estradas.
- As respostas foram rápidas com ultrapassagens seguras e baixo nível de ruído. A direção elétrica garantiu agilidade nas curvas e a sensação de pleno domínio do Onix.
A suspensão, que privilegia o conforto, permitiu rodar com perfeita estabilidade, em trechos sinuosos e nas curvas mais acentuadas, dentro dos limites de velocidade. O ar-condicionado digital refrigerou bem o interior mesmo nos dias de calor intenso.
O consumo de combustível foi ótimo. Com gasolina, na cidade as médias ficaram de 11,3 km/l a 12, 9 km/l. Na estrada, em velocidade constante, variaram de 12,7 km/l a 20,1 km/l (80 km/h) a de 14,1 km/l a 18.4 km/l (110 km/h).
Conclusão:
O Onix Premier II 2020 é todo novo, da plataforma ao design, dimensões, interior, conforto, tecnologia e segurança. O motor 1.0 turbo e o câmbio automático garantiram ótimo desempenho e o consumo. O hatch traz recursos eletrônicos inéditos em seu segmento e que levam a relação custo/benefício compatível com o que oferece. Ou como Priscila definiu: Toda a conectividade disponível torna o Onix atrativo, moderno, completo e deixa qualquer viagem divertida e rápida.