Com Priscila Nunes / Especial
A combinação do motor Firefly 1.0 com o cãmbio automatizado GSR ficou perfeita no Mobi 2020. O funcionamento e as respostas melhoraram muito em relação ao modelo anterior com a redução do tempo e trocas de marchas mais suaves. Ágil na cidade, o pequeno Fiat surpreendeu na estrada. Rodamos 500 quilômetros com o Fiat Mobi Drive 1.0 GSR 2020 que tem preço de R$ 48.590 a cerca de R$ 55.000 com todos opcionais.
Típico carro urbano, o Mobi enfrentou tranquilo o trânsito urbano. Rápido e pequeno, facilitou estacionar em vagas pequenas.O funcionamento do câmbio automatizado GSR melhorou muito e pouco lembrou o anterior. As trocas de marchas ficaram mais suaves, precisas e rápidas.
A jornalista Priscila Nunes, que também conduziu o modelo anterior, destacou a mudança de comportamento no Mobi GSR 2020. "Perfeito para o uso diário na cidade, a direção elétrica facilitou a condução. A principal diferença foi o câmbio automatizado que funcionou muito bem. Conforme o modo de condução, a troca de marchas mais suave garantiu agilidade sem perda de força, melhor dirigibilidade e melhor conforto.
Na estrada, o conjunto propulsor atendeu as necessidades do pequeno hatch com respostas rápidas. Os 72 cv e a força (torque) de 10,9 kgfm Firefly 1.0 (abastecido com gasolina) foram bem distribuídos pelo câmbio automatizado GSR de cinco velocidades. Priscila elogiou a suspensão macia que nas ruas e estradas ignorou o pavimento irregular, buracos e lombadas dentro de suas limitações.
Potência e força garantiram bom desempenho do carrinho que pesa pouco mais de 900 quilos. A troca sequencial ajudou quando o motor precisou de mais força.
O comportamento surpreendeu no modo Sport com respostas rápidas e também com ruido e vibração maior acompanhando
O consumo de combustível do Mobi Drive GSR foi ótimo, principalmente na estrada. Na cidade, as medias ficaram entre 12,8 km/l a 14,8 km/l. Na estrada, variam de 17,8 km/l a 20,1 km/h a 80 km/h, e de 14,1 km/l a 16,7 km/l a 110 km/h.
Com 3,566 metros de comprimento, 1,633 m de largura, 1.502 m de altura e distancia entre eixos de 2,395 m, o espaço interno na frente foi adequado ao condutor e acompanhante, mas limitado atrás no banco bipartido. O porta malas leva apenas 215 litros.
O modelo avaliado, com todos opcionais disponíveis, conta com volante multifuncional, rádio interativo com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, Bluetooth, entradas USB, auxiliar, sensor de estacionamento com gráfico de aproximação, entre outros.
- A visualização do quadro com tela digital de 3,5 polegadas e diversas funções foi boa. O ar-condicionado esfriou bem o interior, mesmo em dias de temperatura elevada. O rádio permitiu conectar rapidamente o celular. Os comandos elétricos de vidros e travas são bem localizados - destacou Priscila.
Conclusão: O Mobi é o tipo de carro para quem precisa enfrentar congestionamentos, rodar rápido na cidade, facilidade de estacionamento e viagens curtas. O principal destaque do Drive 1.0 GSR 2020 avaliado foi o aperfeiçoamento do câmbio automatizado com trocas de marchas suaves, precisas e rapidas. Na opção de compra, devem ser considerados os opcionais na relação custo/benefício.