Com Priscila Nunes/Especial
Projetado para enfrentar o trânsito urbano, o pequeno Fiat surpreende na estrada. Leve como o vento, essa pode ser a definição para o Mobi Drive que encara tranquilo as ruas congestionadas e flutua em rodovias como a BR/290 que liga Porto Alegre a Osório. Direção elétrica, macia e precisa. Motor, silencioso e econômico. Espaço adequado para o condutor e acompanhante mas limitado para a bagagem. Da capital até Xangri-lá sentimos a leveza e a simplicidade de dirigir o sub-compacto. Na chegada, a surpresa: o ponteiro que marca o nível do combustível desceu pouco nos 130 quilômetros rodados até a praia. O quadro de instrumentos moderno, os comandos bem posicionados e o pareamento do celular são interessantes para viagens curtas, ou melhor ainda, nas distâncias um pouco mais longas. E, uma boa música no caminho empolga. O Fiat Mobi Drive Firefly 1.0 Flex custa a partir de R$ 39.870. O pacote On, do modelo avaliado, acrescenta R$ 4.650.
O novo motor Firefly 1.0 de três cilindros faz a diferença no Mobi Drive. Melhora o desempenho em relação às demais versões com economia de combustível. Silencioso, o ruído aumenta e a vibração também em altas rotações sem comprometer o conforto. Os 72 cv com gasolina (até 77 cv com etanol) e torque (força) de 10,9 kgfm distribuídos pelo câmbio manual de cinco marchas são suficientes para puxar ruas o carrinho que pesa 900 quilos, embora as vezes exija a troca de marchas mais frequente, principalmente com o ar-condicionado ligado. Na estrada, acompanha o fluxo nos limites de velocidade de 80 km/h a 110 km/h. A direção elétrica, precisa e firme, com o modo City fica mais leve, facilita manobras de estacionamento ou a mudança de faixas no trânsito urbano. A suspensão macia enfrenta o pavimento irregular, buracos e lombadas, mas pode surpreender nas curvas mais rápidas. O consumo de combustível nos quase 600 quilômetros rodados ficou com médias de 11,8 km/l a 14,1 km/l na cidade, e de 15,4 km/l a 19,3 km/l na estrada, em velocidade constante.
O espaço interno na frente é adequado ao condutor e acompanhante mas limitado no banco traseiro que é bipartido. Como um sub-compacto urbano, o porta-malas é pequeno. O volante funcional tem regulagem de altura. O Mobi Drive traz tela de LCD de alta resolução junto ao quadro instrumentos, de fácil leitura, com diversas funções, como velocímetro digital, econômetro, trip A e B, alerta de lâmpadas queimadas, temperatura e número de horas em funcionamento do motor e outras. Ar-condicionado, vidros elétricos nas portas dianteiras, trava elétrica nas quatro portas e pneus superverde, entre outros, são de série.
O pacote Live On, deixa o Mobi Drive mais completo. Um app, transforma um smartphone central multimídia do veículo, que pode ser acessada pela própria tela do aparelho ou pelo volante multifuncional. Também entre os opcionais estão o rádio Connect com Bluetooth e entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com Tilt Down e luz de seta integrada, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina, alarme com telecomando, console de teto com espelho auxiliar e rodas de liga leve 14 polegadas.
O Mobi Drive On, a versão do sub-compacto Fiat equipada com o motor de três cilindros, atende quem anda sozinho, ou principalmente com um acompanhante, e precisa de um carro para enfrentar o trânsito pesado das cidades com conforto e segurança ou para viagens curtas, com limitações do espaço e potência do propulsor