Com PRISCILA NUNES/Especial
O desafio de enfrentar os congestionamentos do trânsito urbano com agilidade, conforto e reduzido consumo de combustível - superado pelo Mobi - evoluiu com a versão Drive GSR 2018. A combinação do motor Firefly com o câmbio automatizado GSR-Confort (Gear Smart Ride ) facilitou a condução do pequeno Fiat nas ruas e avenidas. O conjunto propulsor também permitiu rodar tranquilo na estrada dentro das limitações do hatch. O Fiat Mobi Drive GSR custa a partir de R$ 46.790.
O Drive GSR encarou tranquilo tanto ruas congestionadas de Porto Alegre quanto rodovias como a BR/290 que liga a capital a Osório e a Estrada do Mar, até Capão da Canoa. Rodamos mais de 700 quilômetros com desempenho, conforto e dirigibilidade adequados às características do pequeno Mobi.
O Mobi Drive é um carro simpático, econômico e ótimo para pequenas viagens, definiu a jornalista Priscila Nunes que também dirigiu o pequeno hatch. " É perfeito para a locomoção urbana. Próprio para ir da casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade, por exemplo".
A facilidade de estacionar em pequenas nas ruas e em estacionamentos improvisados no centro da cidade, destacou Priscila. “Gosto de carros pequenos e o Mobi me agradou como ocorre com muitas pessoas”.
Os 72 cv e a força (torque) de 10,9 kgfm Firefly 1.0 de três cilindros com gasolina foram bem distribuídos pelo câmbio automatizado GSR de cinco velocidades. Puxaram bem o carrinho que pesa pouco mais de 900 quilos. O uso da troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante ajudaram quando o motor precisou de mais força. Silencioso, o ruído e a vibração aumentaram em rotações mais altas, o que também ocorreu em rodovias.
A transmissão automatizada entende o motor e as trocas de marchas melhoraram em relação ao Dualogic. Foram mais rápidas e macias embora embora mais lentas na comparação com câmbios automáticos. Priscila, acostumada dirigir carros mais potentes na estrada, ficou surpresa com o bom desempenho do conjunto propulsor do Mobi.
Na estrada, o Mobi acompanhou o fluxo de tráfego nos limites de velocidade de 80 km/h a 110 km/h. E, como na cidade, quando o motor pediu mais força, a troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante atendeu bem. Também bastou acionar o modo Sport para respostas mais rápidas e melhores retomadas de velocidade com ultrapassagens seguras.
O quadro de instrumentos moderno, os comandos bem posicionados e o pareamento do celular são interessantes para viagens curtas, ou melhor ainda, nas distâncias um pouco mais longas, agradaram a jornalista.
Ao detectar a aceleração para uma retomada de velocidade, o GSR manteve a marcha e o motor em rotação mais alta e auxiliou na aceleração para ultrapassagens. Também conta função que tornou partidas e manobras mais confortáveis e seguras. Ao tirar o pé do freio, o Mobi se movimentou como um câmbio automático convencional.
Volante mulifuncional com regulagem de altura, a direção elétrica, firme e precisa, no modo City ficou mais leve, facilitou manobras de estacionamento e a mudança de faixas no trânsito, lembrou Priscila. A suspensão macia enfrentou o pavimento irregular, buracos e lombadas dentro de suas limitações, mas surpreendeu na estrada e curvas mais rápidas.
O consumo de combustível no test-drive foi melhor do que divulgado pelo Conpet/Inmetro de 14 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada para gasolina. Nossas médias ficaram de 11,8 km/l a 14,8 km/l na cidade, e de 15,1 km/l a 19,6 km/l na estrada, em velocidade constante. Mobi GSR acelera de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos e chega a velocidade máxima de 164 km/h.
Com 3,566 metros de comprimento, 1,633 m de largura, 1.502 m de altura e distancia entre eixos de 2,395 m, o espaço interno na frente foi adequado ao condutor e acompanhante, mas limitado no banco traseiro bipartido. O porta malas do sub-compacto, pequeno, leva apenas 215 litros.
O Mobi Drive traz tela de LCD de alta resolução junto ao quadro instrumentos com diversas funções, como velocímetro digital, computador de bordo (trip A e B), alertas de lâmpadas queimadas e operação do carro,entre outras. Ar-condicionado, vidros elétricos nas portas dianteiras, trava elétrica nas quatro portas e pneus superverdes são de série.
O pacote Live On, deixa o Mobi Drive mais completo. Um aplicativo transforma o smartphone central multimídia do veículo. O acesso pode ser feito pela própria tela do aparelho ou pelo volante multifuncional. O rádio Connect com Bluetooth e entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com Tilt Down e sinalizadores integrados, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina, console de teto com espelho auxiliar e rodas de liga leve 14 polegadas estão entre os opcionais.
Conclusão: Versátil, o Mobi evoluiu com o câmbio automatizado GSR. Agrada quem precisa de um carro rápido para a cidade e roda sozinho ou com acompanhante em trechos de tráfego pesado. Com suas limitações, o Mobi Drive GSR encara viagens curtas com conforto e economia de combustível.