As ruas e estradas ruins foram ignoradas pelo Kwid Outsider, que acrescentou visual aventureiro e nova central multimídia ao pequeno Renault. O hatch acomodou relativamente bem quatro adultos e o conjunto propulsor repetiu o bom desempenho das versões já avaliadas. Com a jornalista Priscila Nunes, rodei cerca de 700 quilômetros com um Renault Kwid Outsider 2020, que tem preço de R$ 43.990.
A versão aventureira do "SUV dos compactos", como a Renault apresentou o pequeno hatch, mantém o conjunto propulsor e as principais características da versão Intense. Com mudanças apenas em detalhes visuais externos e internos, o comportamento novamente surpreendeu pelo desempenho, relativo conforto e baixo consumo de combustível.
Perfeito na cidade para quem busca um carro pequeno e ágil para o uso diário, o Outsider surpreendeu na estrada. Os 66 cv a 70 cv do motor 1.0SCe foram bem distribuídos pelo câmbio manual de cinco marchas. Com apenas 798 quilos, potência e força garantiram respostas rápidas e ultrapassagens seguras.
Priscila destacou a facilidade de condução. O volante pequeno e direção elétrica ajudaram e a sensação de domínio do Kwid foi perfeita.
Acostumada a dirigir um utilitário esportivo, valorizou algumas características similares entre os dois modelos.
— A maior altura em relação ao solo facilitou superar as irregularidades do pavimento como buracos, depressões no asfalto e lombadas, comuns nas nossas ruas.
A posição elevada de dirigir compensou a falta de regulagem de altura do banco, que conta com abas laterais no encosto, comentou Priscila.
Na estrada, o comportamento do Outsider foi beneficiado pela relação peso/potência e pareceu que o motor tinha maior potência.
Mas o nível de ruído e a vibração interna aumentaram acompanhando o aumento da velocidade e a rotação do motor mais elevada. A direção ficou mais leve sem comprometer a sensação de segurança.
A suspensão firme e os pneus 165/70/R14 ajudaram a vencer curvas mais fechadas sem a sensação de balanço da carroceria.
O bom desempenho não comprometeu o consumo de combustível. Na cidade, as médias ficaram entre 11,9km/l e 14,7 km/l. Em velocidade constante, na estrada, variaram de 15,1 km/l a 18,6 km/l, a 80 km/h, e de 13,2 km/l a 15,4 km/l , a 110 km/h.
A nova central multimídia agradou Priscila como também os diversos porta-objetos espalhados pelo console central e laterais das portas.
A tela de sete polegadas sensível ao toque também tem comando por voz e a entrada USB foi reposicionada junto ao console.
— Pela terceira vez, dirigi o Kwid. A multimídia MídiaMav, interativa com o Android Auto e Apple Carplay e aplicativos, ficou mais fácil de usar. Além do GPS, traz rádio e câmera de ré que seria dispensável pelas dimensões do simpático hatch
A jornalista também destacou o bom ar-condicionado e o revestimento interno. Os bancos em tecido exclusivo, as laterais das portas, volante e câmbio têm detalhes alaranjados. O porta-malas tem capacidade para 290 litros.
O Kwid Outsider repete as virtudes da versão Intense para um carro popular. Bem equipado, oferece espaço e segurança com desempenho adequado ao conjunto propulsor sem comprometer o consumo. A nova central multimídia é a principal novidade. Em velocidades mais elevadas, apenas o ruído e a vibração do motor comprometem.