O Onix Plus chegou credenciado para manter a liderança do segmento de sedãs. Rebatizada, a nova geração do Prisma não herdou nem o nome do antigo modelo. Visual e interior renovados, além do motor turbo, o veículo esbanja tecnologia com Wi-Fi nativo 4G a bordo e a terceira geração do MyLink, entre outros recursos. Rodamos cerca de 600 quilômetros com um Chevrolet Onix Plus Premier III 1.0 Turbo A/T que tem preço a partir de R$ 77.150.
A conectividade nível 4 da Chevrolet é o principal diferencial do Onix Plus em relação aos seus concorrentes, o Fiat Cronos, o Hyundai HB20S e o Volkswagen Virtus. Como o irmão maior, o Cruze, o Wi-Fi nativo a bordo é um forte apelo. Conforme a General Motors, o sinal é 12 vezes mais estável e a conexão de alta velocidade é 10 vezes mais rápida. O sistema interativo com Android Auto e Apple CarPlay permite conectar até sete celulares. A assinatura do plano Claro começa a partir de R$ 29,90 para 2GB.
A jornalista Priscila Nunes, que também conduziu o Onix Plus Premier, testou as diversas possibilidades do Wi-Fi com internet 4G a bordo.
Além ligar o ar-condicionado, conectar e usar o smartphone a distância, consultou informações do Onix e acionou o multimídia MyLink de terceira geração.
— O Wi-Fi a bordo foi perfeito. Quando entrei, conectei a internet e a central multimídia. Como o Gilberto estava dirigindo, acionei diversos aplicativos para ouvir música, ler e passar mensagem, visualizei o Instagram e o Whatsapp e até editei vídeos que estavam na nuvem. Quando paramos, testei a internet a distância que continuou com sinal forte.
O Onix Plus cresceu quase 20 centímetros em relação ao Prisma. São 4,47 metros de comprimento, 1,74 m de largura e 1,47 metro de altura.
A distância entre eixos aumentou 7,2 centímetros e passou para 2,60 metros. O porta-malas leva 469 litros.
Interior e tecnologia
O interior do sedã, além do conforto, agrada pelo bom acabamento em dois tons. O revestimento com material plástico foi valorizado pela qualidade e texturas, em especial pelas faixas emborrachadas no painel e a imitação de couro nas laterais das portas dianteiras. O volante, o acionamento e as saídas do ar-condicionado são cromados.
A regulagem de altura e profundidade da coluna de direção e os ajustes dos bancos, com encostos fixos, facilitaram encontrar uma boa posição para pegar a estrada. As laterais dos bancos e apoio ajudaram em uma viagem de mais de duas horas sem risco de cansaço. O volante multifuncional de base reta garantiu plena sensação de domínio do Onix Plus Premier.
A visualização dos mostradores analógicos e digitais do quadro de instrumentos foi perfeita, mas a tela de 3,5 polegadas em preto e branco poderia ser maior
A nova geração do MyLink tem tela de sete polegadas e garantiu respostas rápidas.
— Os comandos do Onix Plus são bem posicionados e de fácil acionamento. Gostei da definição, dos gráficos e cores, em especial das imagens de navegação e da câmera de ré, e da qualidade do sistema de som. Também foram positivos a recarga dos nossos dois celulares por indução e as duas entrada USB para os ocupantes do banco traseiro — disse Priscila.
Bom nas ruas e estradas
O motor de três cilindros 1.0 turbo gera até 116 cv e força de 16,6kgfm. Combinado com o bom câmbio automático de seis velocidades atendeu bem as necessidades do sedã. Nas ruas e nas estradas, as respostas foram rápidas garantindo ultrapassagens seguras. Sempre com baixo nível de ruído.
— O conjunto propulsor atendeu bem a pressão no acelerador. Na BR-290, entre Porto Alegre e Osório, o Onix Plus Premier III flutuou. Para maior conforto bastou acionar o piloto automático. Os recursos eletrônicos auxiliaram a condução, como controle eletrônico de estabilidade e de tração, de subida e descida em rampa e de ponto cego, que detecta a presença de um carro ao lado — comentou Priscila.
A suspensão bem calibrada em conjunto com as rodas de 16 polegadas e os pneus 195/55 garantiram perfeita estabilidade mesmo em trechos sinuosos dentro dos limites de velocidade. Absorverem as irregularidades do pavimento sem transmitir para o interior. Sentiram apenas o paralelepípedo e a terra batida.
O consumo de combustível foi ótimo. Com gasolina, na cidade as médias ficaram de 11,3 km/l a 13, 2 km/l.
Na estrada, em velocidade constante, variaram de 12,8 km/l a 20,4 km/l (80 km/h) a de 14,3 km/l a 18.7 km/l (120 km/h).
O Onix 2020 avançou na segurança e recebeu cinco estrelas nos testes de colisão e de proteção às crianças realizados pela Latin NCap. Conta com seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina). Para completar, no pacote completo, traz sistema de baliza automática que permite fazer manobras de estacionamento sem a necessidade de girar o volante. O condutor controla apenas o acelerador, câmbio e freio.
Conclusão
O Onix Plus Premier III 2020 é um novo carro com avanços no design, conjunto propulsor, conforto, espaço, segurança e tecnologia. O motor 1.0 turbo e o câmbio automático garantem ótimo desempenho sem comprometer o consumo. O compacto Chevrolet traz recursos eletrônicos inéditos em seu segmento e que levam a relação custo/benefício compatível com o que oferece.