A General Motors (GM) lançou oficialmente sua nova linha de carros da marca Onix, em evento realizado na noite desta quinta-feira (12), em Porto Alegre. Além da aguardada versão sedã do carro, o Onix Plus, a montadora colocará no mercado outro modelo hatch do automóvel. Produzidos na fábrica de Gravataí, na Região Metropolitana, os lançamentos devem chegar ao mercado nas próximas semanas, modificando o perfil de produção da unidade gaúcha.
O sedã terá preço inicial de R$ 61.199 na versão LT (intermediária) e de R$ 70.990 na LTZ (top de linha), mesmo patamar em que hoje é comercializado o Prisma. Já o novo hatch deve chegar às concessionárias com valor a partir de R$ 51.590 (LT) e R$ 66.290 (LTZ). As novidades marcam o início de uma nova fase da fábrica da montadora no Estado. Isso porque a versão do Onix até então fabricada passará a se chamar Onix Joy e terá a linha de produção totalmente transferida para a planta de São Caetano do Sul, em São Paulo.
Sendo assim, o Rio Grande do Sul passa a ser responsável pelos modelos Onix e Onix Plus, com o Prisma saindo de cena.
— Começamos com o Celta, que era um carro mais simples. Passamos para Onix e Prisma, carros mais sofisticados. E, agora, em um terceiro momento, são carros muito mais sofisticados em todos os sentidos — avalia o vice-presidente da GM na América do Sul, Marcos Munhoz.
Apesar das alterações, o diretor da GM Gravataí, Luis Mesa, aponta que o volume de produção segue inalterado.
— A planta de Gravataí representa 50% do volume de produção na região (América do Sul) e vai continuar sendo assim. Vamos manter o nível de produção que há hoje (1,3 mil carros por dia) — garante Mesa.
Os novos Onix deverão ser vendidos em mais de 40 países, principalmente na América Latina. Além do design renovado, os lançamentos têm entre suas principais características a conectividade. O Onix e o Onix Plus contarão com Wi-Fi nativo a bordo, dispensando o uso de dados do smartphone. A montadora também investiu em melhorias no sistema de conectividade, que passará a ter sinal mais estável, facilitando a atualização dos sistemas do veículo, a consulta de informações do computador de bordo e até o acionamento à distância do sistema de climatização.
Os veículos são equipados com motores de três cilindros flex 1.0, em versões com transmissão manual de seis machas e turbo com câmbio automático de seis velocidades. O sedã será o primeiro a estar disponível nas concessionárias, ainda nos próximos dias. Já o hatch começará a ser vendido em outubro.
Há quatro anos, o Onix é o carro mais vendido do país. Apenas neste ano, entre janeiro e agosto, foram emplacadas 159,3 mil unidades do modelo, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O vice-presidente executivo da GM Américas, Barry Engle, afirma que a nova família de veículos feitos em Gravataí terá efeito significativo nas vendas globais da montadora.
— No ano que vem, um de cada 10 carros vendidos vai ser dessa nova linha — projeta.