Produzida na fábrica de Gravataí, uma versão sedã do Onix deve ser a nova aposta da General Motors (GM) no mercado brasileiro. O modelo será lançado em evento da montadora na próxima quinta-feira (12), em Porto Alegre. O veículo começou a ser fabricado na planta gaúcha há pouco mais de uma semana e alguns exemplares já estão sendo retirados da montadora dias antes da divulgação oficial. Nesta terça-feira (10), GaúchaZH flagrou uma carreta repleta de automóveis saindo da indústria em direção à Capital. Eles estavam com a logomarca e o nome tapados.
Terceiro veículo feito na unidade do Rio Grande do Sul, que também responde pelos carros Prisma e Onix, o lançamento vem para concorrer com o Hyundai HB20 e o Ford Ka Sedã, na percepção de consultores do setor automotivo. Além disso, o novo sedã da GM disputará um nicho que conta com outros veículos produzidos pela própria marca, casos de Cobalt, Cruze e Prisma. Raphael Galante, da consultoria Oikonomia, aposta na descontinuidade de algum dos modelos hoje fabricados.
— A dúvida é como esse novo carro vai entrar (no mercado). A GM terá quatro carros sedãs numa faixa de R$ 45 mil a R$ 90 mil e um pode canibalizar o outro. Provavelmente algum seria descontinuado, eu apostaria no Cobalt — projeta.
Galante acredita que o terceiro carro a sair da GM gaúcha poderá atrair tanto o consumidor habitual de sedãs, como aquele que inicialmente teria preferência pelo Onix tradicional, o carro popular mais vendido no Brasil há quatro anos. Neste sentido, o novo modelo tentaria pegar carona na popularidade do principal produto da montadora atualmente.
O professor Antônio Jorge Martins, que coordena cursos na área automotiva na Fundação Getulio Vargas (FGV), constata que todo lançamento acaba mexendo com o mercado e não deve ser diferente com o novo sedã da GM.
— A briga que existe hoje no mercado tende a se acirrar — projeta.
A conectividade deve ser um dos diferenciais do automóvel. O jornalista Gilberto Leal, colunista de GaúchaZH especializado no setor automotivo, lembra que este será o segundo carro da empresa com internet wi-fi a bordo e deverá ficar em um patamar de preço acima do Prisma.
— Esse novo carro é mais sofisticado, maior e com mais tecnologia — resume.
A versão sedã do Onix vem sendo testada nos últimos meses pela GM. Diversas pessoas relataram ter visto o novo veículo circulando pelas ruas de cidades brasileiras. Em Porto Alegre, um exemplar adesivado foi avistado no final de agosto percorrendo a avenida Castelo Branco.
Carro deve chegar ao mercado na próxima semana
Após o lançamento oficial, na quinta-feira, a tendência é de que a partir da próxima semana o veículo esteja disponível nas concessionárias de todo o país. O vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS), Tarso Zanatta, estima que o Onix sedã poderá custar em torno de R$ 75 mil.
— É um carro que virá com muita tecnologia. A GM está remodelando seus produtos e isso vai ter reflexos em toda a cadeia automobilística. Os produtos vão ter um novo conceito — aponta.
A perspectiva é de que a novidade possa servir para manter o terceiro turno de trabalho na fábrica de Gravataí. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do município, Valcir Ascari, relata que o acordo com a direção da empresa para a manutenção das atividades no período vence em outubro.
— O carro é bonito e, se vender bem, vai ser bastante interessante. Nossa perspectiva é de que o terceiro turno se mantenha depois de outubro — afirma Ascari.
Ascari acredita que, conforme a aceitação do carro no mercado, a montadora deverá realizar mais contratações. Hoje, a GM e seus sistemistas contam com cerca de 3 mil empregados.