O lançamento da nova geração do Onix, o principal da General Motors do ano, ocorreu nesta quinta-feira (12), em Porto Alegre. O segredo mantido pela montadora terminou com a divulgação da primeira foto oficial. Na terça-feira (10), GaúchaZH flagrou uma carreta transportando o Onix da fábrica da General Motors, em Gravataí, onde são produzidos 1,3 mil unidades por dia dos dois modelos.
A General Motors manteve na nova geração do Onix 2020, os mesmos do preços do modelo atual. O Onix hatch, que deverá chegar ao mercado em outubro, custará na versão LT R$ 51.900, e na LTZ, R$ 66.290. Já o sedã, o Onix Plus, na LT terá preço de R$ 61.190, e na LTZ, de R$ 70.990. O preço da opção topo de linha Premier só será anunciado nesta sexta-feira (13).
O Onix é o carro mais vendido no país nos últimos 48 meses. De janeiro a junho, o Chevrolet hatch teve 159.376 emplacamentos, mais do que o segundo e o terceiro somados, o Hyndai HB20 e o Ford Ka, respectivamente. O presidente da General Motors América do Sul, Carlos Zarlenga, que no desenvolvimento da nova geração foi observada a necessidade de manter pioneirismos como a linguagem do design, a performance e eficiência energética, a segurança e conectividade que, no novo modelo, chega ao nível 4.
Renovada, maior e mais completa, a nova geração do Onix traz também novos propulsores. O compacto será o segundo Chevrolet equipado com Wi-Fi nativo a bordo. A conectividade nível 4 da Chevrolet tem o sinal 12 vezes mais estável. A conexão de alta velocidade permite atualizar sistemas do veículo e consultar desde informações do computador de bordo até ligar o sistema de climatização a distância.
Os novos Onix serão montados sobre a plataforma modular Global Emerging Markets (GEM), projetada pela GM em conjunto com sua associada chinesa, a SAIC. No Brasil, a GEM terá ainda três outros modelos, a nova geração da Tracker, uma picape e um utilitário esportivo.
O hatch e o sedã trarão os motores de três cilindros flex 1.0, aspirado combinado com transmissão manual de seis marchas e turbo com câmbio automático de seis velocidades. Os propulsores são produzidos na fábrica de Joinville (SC).