A nova geração do Prisma deverá trocar de nome como ocorreu na China onde adotou a identificação de Onix Sedan. A General Motors confirmou nesta quinta-feira (11) o lançamento no país da nova família global de veículos que terá como primeiro modelo um sedã equipado com motor turbo. A montadora destacou que o novo produto chegará “para somar e não substituir”, o que indica a continuidade dos atuais Prisma e Onix.
O lançamento do novo Prisma, ou Onix Sedan, surpreendeu pois a tudo indicava que o hatch chegaria primeiro. Certamente a antecipação pode ter ocorrido pelo começo da venda do três volumes no mercado chinês. O novo Onix ficará para o final do ano ou começo de 2020.
O novo sedã terá modificações especificas para cada mercado e, como o hatch, será vendido em mais de 40 países incluindo Américas do Sul e Latina e México.
O desenvolvimento dos dois modelos envolve o trabalho de 1.800 engenheiros de 18 países, em especial da China e do Brasil, sob supervisão da matriz norte-americana.
Os novos Onix serão montados sobre a plataforma modular GEM (Global Emerging Markets), projetada pela GM em conjunto com sua associada chinesa, a SAIC. No país, a família terá ainda três outros modelos, a nova geração da Tracker, uma picape média pequena e um veículo que deverá substituir a Spin. Todos deverão chegar ao mercado até 2022.
O Onix Sedan brasileiro terá pequenas modificações visuais ao modelo chinês, o que também ocorrerá no interior. O sedã será maior que o atual, acompanhando as dimensões do modelo recém lançado na China que tem entre-eixos de 2,60 metros.
Os dois futuros Chevrolet usarão os novos motores de três cilindros, 1.0 nas opções aspirado combinado com transmissão manual de seis marchas e turbo com câmbio automático de seis velocidades. Os novos propulsores serão produzidos na fábrica de Joinville (SC) que teve a ampliação recém concluída.
A próxima geração do hatch e do sedã continuará sendo montada no complexo da GM em Gravataí (RS).
A unidade gaúcha, uma das mais modernas e produtivas da corporação norte-americana no mundo, passa por atualização para operar com alto grau de automação e a chamada engenharia 4.0.