Com Priscila Nunes /Especial
A atualização interna e detalhes visuais reforçaram a competitividade do Prisma, um dos trunfos da General Motors para manter a liderança do mercado brasileiro. Quinto carro mais vendido no país em 2017, o sedã deverá fechar o ano novamente como o primeiro do seu segmento. O Chevrolet Prisma LTZ 2019 custa a partir de R$ 64.900 e, completo, com todos os opcionais R$ 70.690.
O novo revestimento em couro, o quadro de instrumentos, o sistema MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e o OnStar, e detalhes externos em preto brilhante e cromados deram fôlego ao Prisma para avançar em relação aos concorrentes. Até agosto, o Chevrolet ficou cinco mil unidades à frente do segundo, o Toyota Corolla.
A reestilização da frente com linhas mais horizontais, novos para-choque e capo e detalhes cromados deixaram a cara do sedã mais esportivo e remete ao irmão maior, o Cruze.
A sensação é de que o Prisma cresceu. No modelo top, o LTZ, os faróis trazem assinatura em LED que realça o visual.
O desempenho Prisma topo de linha foi muito bom nos quase mil quilômetros que rodamos por cidades e estrada gaúchas da Serra e do Litoral. O tempo fechado com chuva forte e neblina, entre Caxias do Sul e Gramado, não prejudicou o comportamento do sedã compacto.
A jornalista Priscila Nunes lamentou as condições do tempo, que não colaborou, e o forte temporal que exigiu muita atenção e cuidado no sinuoso trecho de Serra. “Choveu bastante, mas mesmo assim conseguimos sentir o bom comportamento do carro em um dia mais instável. O tempo comprometeu nossa produção de vídeos e fotos”.
O conjunto propulsor, que permanece o mesmo, atendeu bem as necessidades do Prisma nos caminhos da Serra e do Litoral. Os 98 cv e força (torque) de 13 kgfm a 106 cv e 13,9 kgfm do motor 1.4 foram bem distribuídos pela transmissão automática de seis velocidades. A troca sequencial de marchas permitiu melhor aproveitamento do mas a posição, na palanca, complicou.
- No caminho de Caxias do Sul, como tempo bom, tivemos que cuidar o acelerador para manter o limite de velocidade nos diversos radares ao longo da estrada. À tarde, o tempo desabou quando saímos para Gramado e aí a atenção foi com a estrada sinuosa de pista simples. O câmbio foi perfeito na redução de marchas ou acelerações praticamente imperceptíveis - destacou Priscila.
Nas ruas, o câmbio automático aumentou o conforto ao dispensar as sucessivas trocas de marchas no transito congestionado.
Na cidade e na estrada, as irregularidades do pavimento foram absorvidas pela suspensão bem acertada.
A suspensão macia e firme, privilegiou o conforto e não comprometeu a estabilidade nas curvas mais acentuadas. Priscila gostou das respostas da direção elétrica progressiva que aumentou a rigidez acompanhando a velocidade. Os freios seguraram bem o Prisma sempre que foram exigidos.
A jornalista destacou a atualização do interior que ficou mais bonito com o revestimento premium e em alto relevo nos bancos. Os ajustes do banco e da coluna da direção permitiram encontrar uma boa posição para conduzir com conforto, inclusive em viagens mais longas como a que fizemos.
O volante multifuncional com comandos de áudio, voz e controle eletrônico de velocidade foi perfeito.
Os sistemas MyLink e OnStar garantiram mais conectividade ao Prisma. Testamos a leitura e o envio de mensagens por Whatsapp, escolhemos a rota até Gramado.
- A interatividade da central multimídia MyLink permitiu a reprodução das músicas do celular de forma rápida e prática. No transito confuso da saída de Caxias do Sul pela BR/116 usamos o GPS pela tela sensível ao toque. Ainda acompanhamos a pressão dos pneus. Aprovamos o sistema - lembrou Priscila.
Com 4,282 metros de comprimento, 1,705 m de largura, 1,478 m de altura e distância entre eixos de 2,528 m, o Prisma tem bom espaço na frente e acomodou bem dois adultos e uma criança no banco traseiro. Todos os ocupantes contam com cintos de três pontos e encosto de cabeça. O amplo porta-malas leva 500 litros.
O quadro de instrumentos do Prisma tem nova iluminação branca.
O Chevrolet traz ainda ar-condicionado, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, Bluetooth, comando de voz, acesso a internet, entrada USB e Isofix para fixação da cadeirinha de criança.
Pelos dados do Inmetro, o Prisma LTZ faz 8,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, e 11,9 km/l no trânsito urbano e 14,7 km/l em rodovia com gasolina. Com o combustível derivado do petróleo fizemos médias de 10,7 km/l a 12,6 km/l (cidade). Na estrada, foram de 12,1 km/l a 15,1 km/l em velocidade constante de 80 km/h a 11,9 km/l a 14,2 km/l entre 100 km/h e 110 km/h.
Conclusão: O Chevrolet Prisma, na versão LTZ, é um sedã compacto com bom espaço interno e no porta-malas. Bem completo, atende às necessidades de um carro para o uso diário e viagens com conforto, segurança e comportamento adequado ao conjunto propulsor e ao consumo de combustível.