Os Chevrolet Cruze e Prisma deverão integrar a nova família global de veículos de alto volume que serão lançados pela General Motors a partir deste ano em mercados considerados estratégicos. O presidente da GM, Mark Reus, anunciou nesta sexta-feira (11), em Nova York, a chegada dos novos modelos que contribuirão para que a principal fabricante norte-americana de veículos expanda seus negócios na China, Brasil e demais países da América do Sul.
O primeiro modelo será lançado em março, na China. Nos primeiros 13 meses de produção da nova família, serão lançados cinco tipos de carrocerias com oito variações regionais. Até 2020, os novos veículos representarão um em cada dez automóveis vendidos pela GM no mundo. E, em 2023, um em cada cinco veículos comercializados, sendo 75% do volume total da companhia na América do Sul e 20% na China.
A GM divulgou apenas uma imagem estilizada de um crossocer que mostra como será a identidade visual da futura família global. E apenas antecipou que os novos modelos vão oferecerão visual atrativo, elevada eficiência energética e excelente dirigibilidade. Também as mais avançadas tecnologias de conectividade e segurança, muitas delas inéditas em seus respectivos segmentos.
Na apresentação do novo Camaro, em dezembro passado, o vice-presidente da General Motors Mercosul, Marcos Munhoz, confirmou que neste ano (2019) ocorrerão 11 lançamentos. Depois dos cupê e conversível norte-americanos, será a vez do Cruze.
Nas opções hatch e sedã, será o primeiro Chevrolet no país com internet 4G e Wi-Fi a bordo.
A expectativa é de que, entre os novos modelos previstos para este ano, esteja a nova geração dos Onix e Prisma, produzidos no complexo de Gravataí (RS). A planta gaúcha é uma das mais modernas do mundo na corporação norte-americana e processo de atualização para a chamada engenharia 4.0 está próximo de conclusão. Com alto grau de automação, poderá produzir mais de dois modelos simultaneamente.