A frente encorpada reforçou a cara de mau. Faróis com moldura de luzes diurnas (DRL) em LEDs, grade, para-choque e capô modificados, gravatinha Chevrolet vazada. As lanternas traseiras e para-choque redesenhados cresceram. No interior, nova central MyLink de terceira geração e retrovisor interno com câmera são as principais novidades. O Chevrolet Camaro SS 2019, nas versões cupê e conversível,chega no final de janeiro e o preço ainda não foi definido.
Na apresentação do novo Camaro, a General Motors confirmou 11 lançamentos em 2019. Depois dos cupê e conversível norte-americanos, será a vez do Cruze. Nas opções hatch e sedã, será o primeiro Chevrolet no país com internet 4G e Wi-Fi a bordo. A expectativa é de que, entre os novos modelos, esteja a nova geração dos Onix e Prisma, produzidos no complexo de Gravataí (RS).
As linhas do Camaro ficaram mais limpas e despojadas com a redução dos cromados, tão ao gosto do norte-americano.
Redesenhadas, as rodas de aro 20 com pneus 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T) são acetinadas no cupê e preto brilhante no conversível. Os pneus são runflat e podem rodar mesmo furados por determinado tempo.
O motor V8 6.2 de injeção direta de combustível conta com sistema que desliga quatro cilindros quando é desnecessário o uso dos oito. São 461 cv e força (torque) de 62,9 kgfm combinado com o novo câmbio automático de dez velocidades, o mesmo que equipa do Mustang e foi desenvolvido em conjunto com a Ford.
O Camaro ganhou também controle de largada, que ajusta todos os parâmetros para a arrancada mais rápida possível, e modo burnout, para “fritar” os pneus traseiros em pistas. Exatamente como tem o seu principal concorrente norte-americano.
O Novo Camaro traz a terceira geração do multimídia MyLink com tela de maior definição, microfone extra para melhor reconhecimento do sistema de comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e atualização via Wi-Fi.
Com seis cores externas, o esportivo Chevrolet conta com sistema que permite escolher a cor em LEDs do interior da cabine. São 24 opções, das quais, oito degradês.
Acesso por aproximação e partida por botão, o volante multifuncional tem aquecimento . Os bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória (condutor), são ventilados, o ar-condicionado é de duas zonas e o sistema de som Bose.
Volante multifuncional, bem completo, o quadro de instrumentos conta com mostradores analógicos e digitais e pode ser programável.
As principais informações da operação do Camaro são projetadas no para-brisa (head-up display).
O retrovisor interno com câmera de ré, que pode ser desligado, facilita a visualização traseira e manobras, que são prejudicadas pela linha de cintura alta e o teto baixo do esportivo Chevrolet.
Como anda
A pista travada do autódromo da Fazenda Capuava não intimidou o Camaro. Acelerações vigorosas, trocas de marchas e suspensão perfeitas para engolir os trechos sinuosos do traçado. Quando foi preciso, os freios Brembo seguraram bem o Chevrolet.
O circuito, com chicane no meio da reta, limitou o aproveitamento dos 461 cv e força (torque) de 62,9 kgfm do V8 6.2 combinado com o novo câmbio automático de 10 velocidades. O conjunto propulsor ignorou os mais de 1.700 quilos do Camaro.
Testei o conversível e tentei tirar o máximo do conjunto propulsor, mas a pista travada impediu, em especial, o novo câmbio chegar no seu limite. Trocas de marchas rápidas e precisas, pela limitação do traçado o câmbio não chegou a décima marcha. Também fiquei distante da velocidade máxima limitada eletronicamente em 290 km/h (cupê).
Na pista, no limite de velocidade possível, o Camaro esteve sempre na mão. Nas curvas mais fechadas, além da redução de marchas, os freios Brembo, seguraram bem o Chevrolet. Estabilidade perfeita, praticamente não houve tendência de inclinação da carroceria nos mais travados e sinuosos.
No teste, na pista livre com curvas inclinadas e sinalização dos pontos de tangência para aproveitar ao máximo o comportamento esportivo, o Camaro foi perfeito. O conversível acomodou bem dois adultos na frente. Ficou a expectativa do seu desempenho na vida real em ruas e estradas esburacadas com quebra-molas, redutores de velocidade e trânsito congestionado.
Viagem a convite da General Motors