O melhor Mustang de todos os tempos chegou. O carro criado para atender a geração baby-boomer do pós guerra norte-americano, em 1964, mexeu com o mundo. Líder do segmento que criou nos últimos 52 anos nos Estados Unidos, é muito mais que um esportivo. Equipado com motor V8 5.0 de 466 cv, transmissão automática de dez marchas e pacote performance, dirigi-lo pelas ruas de São Paulo e pilotá-lo no Autódromo de Interlagos, o tempo do automobilismo brasileiro, foi uma experiência única. O Ford Mustant GT Premium custa R$ 299.900.
Criado por Lee Iaccoca e apresentado no Salão de Nova York de 1964, o sucesso foi imediato e, em dois anos vendeu mais de um milhão de unidades. Com participação em 3.800 filmes e séries de televisão, correu o mundo com James Bond, em 007 contra Goldfinger (1964), mas a consagração veio como companheiro de Steve McQeen pelas ruas de São Francisco em Bullit (1968). No caminho aberto pelo Mustang chegaram seus principais concorrentes até hoje, o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger.
Na sexta geração, desenvolvido como carro global da Ford, inclusive com a participação da engenharia brasileira, finalmente o Mustang desembarca no país. Um sonho que acompanhou gerações na esperança de ver o carrão musculoso, de capô longo, traseira curta e ronco forte do poderoso motor V8. A Ford não divulga volumes, apenas confirma que as primeiras unidades que chegaram já estão comprometidas e um novo lote está a caminho do país.
O Mustang GT 2018 é uma leitura contemporânia do mito que mantém o visual vigoroso e remete à velocidade. Frente em formato de “boca de tubarão”, os faróis afilados em LED com assinatura de três barras são separados pela grade trapezoidal com o cavalinho no local onde os outros Ford trazem o logotipo da marca. As rodas de 19 polegadas tem acabamento preto brilhante. Na traseira, as lanternas em LED com três barras verticais e o logo GT remetem ao Mach 1, de 1969. O aerofólio e o escapamento com quatro saídas destacam a esportividade.
O Mustang GT rodou 48.500 quilômetros durante o processo de tropicalização e adequação às características da gasolina brasileira com adição de etanol e também as ruas e estradas, nem sempre em boas condições. O motor Coyote V8 5.0 aspirado combina sistemas de injeções direta e indireta é produzido em Windsor, no Canadá. São 466 cv de potência e força (torque) de 556 Nm distribuídos pelo câmbio automático de dez velocidades. O Mustang mais rápido e confortável já lançado acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
A suspensão independente nas quatro rodas, no GT Premium com pacote performance é adaptativa MagneRide para respostas adequadas às opções de direção. O radiador é maior e o diferencial tem deslizamento limitado. Os modos de direção ajustam o nível de esforço da direção, a resposta de aceleração e as configurações da transmissão e do controle eletrônico de estabilidade: Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag e Neve/Molhado, além da seleção personalizada MyMode.
O Line Lock, que bloqueia eletronicamente as rodas dianteiras para o preaquecimento dos pneus traseiros em largadas. O Mustang GT Premium conta com avançados sistemas eletrônicos com tecnologias semiautônomas como o controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de frenagem de emergência e sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga.
O esportivo tem freios esportivos Brembo com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, farol alto automático, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, chave programável MyKey e sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus.
No sofisticado interior com acabamento em couro, a cabine inspirada em aviões coloca os controles à mão do condutor. Os bancos esportivos contam com aquecimento e refrigeração. O quadro de instrumentos digital de 12 polegadas é configurável e permite selecionar várias telas de acordo com cada modo de condução, incluindo 27 opções de cores e a seleção das informações mais importantes para o condutor.
A central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas com comando de voz conta com sistema de navegação e câmera de ré. Interativa com o Apple CarPlay e Android Auto, possui interface 4 AppLink para aplicativos do celular, conexão Bluetooth e duas entradas USB. A função Track Apps registra dados como performance do veículo, aceleração, tempo de volta e frenagem.Para completar oito airbags - frontais, laterais, de cortina e de joelhos.
O Mustang GT 2018 conta com assistência técnica na rede de mais de 350 concessionários. As revisões têm preço fixo e somam R$2.880 durante os três anos de garantia. O cliente também pode optar pelos planos de manutenção Ford Protect 5 com quatro ou cinco revisões, que ampliam a garantia de fábrica para quatro e cinco anos, respectivamente.
Nas ruas e na pista
O test-drive do Mustang GT foi dividido em duas partes. Na primeira, eu e o jornalista Cesar Bresolin rodamos pouco mais de 20 quilômetros pelas ruas e avenidas da cidade de São Paulo. Depois, foi a vez de rodar na pista do Autódromo de Interlagos.
O interior do Mustang GT surpreende. Bem acabado, tem revestimento em couro, materiais macios ao toque e detalhes cromados. Os bancos com apoios laterais acomodam bem e contam com ajuste elétrico de altura e distancia, mas a regulagem do encosto é por uma alavanca.
Partida por botão, o condutor pode escolher o modo de condução e o tipo do ronco do motor. As respostas são rápidas para a velocidade limitada das ruas, muitas delas com radares. O volante de três raios permite perfeita visualização do quadro de instrumentos. Em todo lugar, o Mustang chamou a atenção. Num sinal fechado, um motoboy aproveitou para fazer uma self. A suspensão firme sente as irregularidades do pavimento.
Na pista, o Mustang estava em casa. O V8 mostrou a sua raça e bastou pisar para gritar mais alto. Os giros sobem rápido e na curva do Senna, os pneus 255/40 R19, na frente, e 275/40 R19 atrás, ajudaram e a suspensão perfeita colou o carro no chão. Impressiona como o motor sobe rápido e, com a atenção na pista, mal dá para ver o velocímetro, 80, 100, 130, 150, 180 ..... No modo .. o ronco aberto constante provoca o condutor liberando o prazer na velocidade num carro e locais seguros.
O câmbio perfeito, com trocas suaves, distribui os 466 cv nas rodas traseiras. Nas curvas, os eficientes freios Brembo são auxiliados pela rápida redução de marchas facilitando a condução. Ao final do teste, ficou a vontade de aproveitar melhor o desempenho do Mustang GT, principalmente nas estradas como a Br-290, entre Porto Alegre e Osório.