Renovada, maior, mais completa e com conjuntos propulsores atualizados, a nova geração do Onix será apresentada nesta quinta-feira (13), em Porto Alegre. Na linha 2020, o Prisma também será identificado como Onix.
Na terça-feira (10), GaúchaZH flagou uma carreta transportando o Onix da fábrica da General Motors, em Gravataí, onde são produzidos os dois modelos.
A nova geração do Onix foi projetada como uma família global de veículos e desenvolvida em conjunto pelas engenharias do Brasil e da China sob a supervisão da GM norte-americana. Os modelos derivados do projeto serão vendidos em mais de 40 países incluindo Américas do Sul e Latina e México.
Os novos Onix serão montados sobre a plataforma modular GEM (Global Emerging Markets), projetada pela GM em conjunto com sua associada chinesa, a SAIC.
No Brasil, a GEM terá ainda três outros modelos, a nova geração da Tracker, uma picape e um utilitário esportivo.
O hatch e o sedã brasileiros terão modificações visuais e no interior em relação ao Onix Sedan chinês. Serão maiores que os modelos atuais – que permanecerão em linha. O Onix Joy 2020 manterá o visual do modelo mais vendido do mercado brasileiro e foi confirmado na semana passada. A venda do sedan começará nos próximos dias e a do hatch em outubro.
Onix brasileiro
Com a nova geração do Onix, a GM se afasta do segmento de carros populares e avança no conceito de produzir veículos mais sofisticados, com conjuntos propulsores atualizados e maior valor agregado. Recursos eletrônicos e conectividade também valorizam os veículos.
O visual atualizado lembra o do Cruze. A grade trapezoidal em dois níveis separa os faróis com assinatura em LED nas versões superiores. Os auxiliares de neblina ficam em coberturas nas pontas do para-choque. Atrás, as lanternas também são em LED.
O acabamento interno nas versões mais caras terá revestimento em couro de dois tons, volante multifuncional e a nova geração do multimidia MyLink, a mesma que equipa o Chevrolet Cruze Premier. O destaque será o wi-fi nativo a bordo, o que dispensa o uso do plano de dados do smartphone.
Os novos Onix serão equipados com os motores de três cilindros flex, 1.0 nas opções aspirado combinado com transmissão manual de seis marchas, e turbo com câmbio automático de seis velocidades. Os novos propulsores são produzidos na fábrica de Joinville (SC) que teve a ampliação e a atualização concluída no primeiro trimestre.